Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais sintomas de endometriose

O principal sintoma de endometriose é a intensa cólica abdominal durante a menstruação, que pode ir aumentando ao longo do tempo. Porém, a maior parte das mulheres só descobre que tem a doença quando não consegue engravidar, uma vez que a endometriose é uma das principais causas de infertilidade.

No entanto, outros dos sintomas mais comuns também incluem:

  • Dor intensa na barriga que pode irradiar para o fundo das costas;
  • Dor forte durante ou após o contato íntimo;
  • Dor que surge ou piora ao urinar ou defecar, especialmente durante o período menstrual;
  • Sangramento abundante durante a menstruação;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Diarreia ou prisão de ventre;
  • Fadiga e cansaço excessivo;
  • Náuseas e vômitos.

Os sintomas de endometriose surgem ou agravam-se durante a menstruação, mas a intensidade da dor não indica a gravidade da doença, pois mulheres com endometriose leve podem apresentar dor severa, enquanto outras com endometriose mais avançada ou profunda podem nem apresentar sintomas.

Assim, a melhor forma de confirmar e identificar o grau de evolução da endometriose é fazer o exame pélvico ou a ultrassonografia transvaginal no ginecologista. Saiba mais sobre os exames que identificam a endometriose.

Massa de endometriose no ovárioMassa de endometriose no ovário

Embora a endometriose seja causada pelo crescimento de tecido do útero em outros órgãos, também pode acontecer após uma histerectomia, que é quando o útero é retirado completamente.

Sintomas de endometriose em outros locais

Além do útero, a endometriose também pode afetar outros órgãos do corpo como os ovários, o intestino ou a bexiga, por exemplo.  No entanto, não existem sintomas específicos para cada tipo de endometriose.

Dessa forma, se a mulher sentir dores muito fortes durante a menstruação, deve consultar o ginecologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado. Descubra como fazer o tratamento em: Tratamento para endometriose.

Como é feito o diagnóstico

Normalmente o ginecologista pode desconfiar de endometriose apenas com a avaliação dos sintomas descritos pela mulher. No entanto, é necessário fazer um ultrassom pélvico para confirmar o diagnóstico e descartar outras opções como cistos nos ovários, por exemplo.

Além disso, o médico pode ainda pedir uma biópsia de tecido que geralmente é feita com uma pequena cirurgia na qual um pequeno tubo com uma câmera na ponta é introduzido por um corte na pele, permitindo observar a região pélvica por dentro e recolher amostras de tecido que serão analisadas em laboratório.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...