Sintomas de endometriose (no intestino, bexiga e ovários)

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
agosto 2022
  1. Teste online
  2. Endometriose intestinal
  3. Endometriose nos ovários 
  4. Endometriose na bexiga
  5. Diagnóstico

A endometriose é uma síndrome que causa sintomas como dor pélvica intensa, menstruação abundante e até infertilidade, devido ao crescimento de tecido endometrial (que reveste o útero) em outros locais como ovários, bexiga ou intestino.

A intensidade e frequência dos sintomas pode variar a cada mês e de uma mulher para a outra e, por isso, o diagnóstico pode ser bastante difícil.

Caso se suspeite de endometriose, é muito importante consultar um ginecologista para fazer alguns exames, como o ultrassom pélvico, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, que não cura a doença, mas ajuda a aliviar os sintomas.

Teste online de endometriose

Se acha que pode ter endometriose, selecione os seus sintomas para saber qual o risco de ter a síndrome:

  1. 1.Dor intensa na região pélvica e que piora durante a menstruação
  2. 2.Menstruação abundante
  3. 3.Cãibras durante a relação sexual
  4. 4.Dor ao urinar ou defecar
  5. 5.Diarreia ou prisão de ventre
  6. 6.Fadiga e cansaço excessivo
  7. 7.Dificuldade para engravidar

Sintomas de cada tipo de endometriose

Dependendo do local que é afetado pelo crescimento do tecido do útero, existem diferentes tipos de endometriose, com sintomas que variam:

1. Endometriose intestinal

A endometriose intestinal acontece quando o tecido do útero se desenvolve no interior do intestino e, nesses casos, podem existir sintomas mais específicos como:

  • Prisão de ventre com cólicas muito fortes;
  • Sangue nas fezes;
  • Dor que piora ao defecar;
  • Sensação de barriga muito inchada;
  • Dor persistente no reto.

Muitas vezes, a mulher pode começar por suspeitar de alguma doença no intestino, como intestino irritável, síndrome de Crohn ou colite, no entanto, após uma avaliação mais aprofundada por um gastroenterologista pode-se começar a desconfiar de endometriose, podendo ser necessário consultar um ginecologista.

Confira todos os sintomas que podem indicar endometriose intestinal e as opções de tratamento.

2. Endometriose nos ovários 

A endometriose no ovário, também conhecida como endometrioma, é caracterizada pelo crescimento do endométrio em volta dos ovários e, nestes casos, os sintomas são quase sempre os mais genéricos, como dor intensa na região pélvica, sangramento menstrual excessivo e dor durante a relação sexual.

3. Endometriose na bexiga

Já no caso de endometriose na bexiga, os sintomas mais específicos normalmente são:

  • Dor pélvica que piora ao urinar;
  • Presença de pus ou sangue na urina;
  • Dor forte durante o contato íntimo;
  • Vontade frequente para urinar e sensação de bexiga cheia.

Algumas mulheres podem só apresentar um ou dois destes sintomas mais específicos e, por isso, em alguns casos, a endometriose na bexiga pode demorar para ser corretamente identificada, já que normalmente o primeiro diagnóstico é de infecção urinária. No entanto, os sintomas não melhoram com o uso de antibióticos.

Veja outros sintomas deste tipo de endometriose e como é feito o tratamento.

Como confirmar o diagnóstico

O ginecologista pode desconfiar de endometriose apenas com a avaliação dos sintomas descritos pela mulher. No entanto, é necessário fazer um ultrassom pélvico para confirmar o diagnóstico e descartar outras opções como cistos nos ovários, por exemplo.

Além disso, o médico pode ainda pedir uma biópsia de tecido, que é feita com uma pequena cirurgia na qual um pequeno tubo com uma câmera na ponta é introduzido por um corte na pele, permitindo observar a região pélvica por dentro e recolher amostras de tecido que serão analisadas em laboratório.

Saiba mais sobre os sintomas de endometriose e como confirmar a doença no vídeo a seguir com o Dr Maurício Abrão:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em agosto de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • ESHRE. Information for women with endometriosis. 2014. Disponível em: <https://www.eshre.eu/-/media/sitecore-files/Guidelines/Endometriosis/ESHRE-ENDOMETRIOSIS-GUIDELINE_Patient-version_FINAL.pdf?la=en&hash=52A8A838A070CAF508B43C65DE5D0BEEF1B8438F>. Acesso em 07 out 2019
  • CAMPOS; Cláudia et. al.. Endometriose – Epidemiologia, Fisiopatologia e Revisão Clínica e Radiológica. Acta Radiológica Portuguesa. 80. 20; 67-77, 2008
Mostrar bibliografia completa
  • PROTOCOLOS CLÍNICOS E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Endometriose. 2010. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/abril/02/pcdt-endometriose-retificado-livro-2010.pdf>. Acesso em 07 out 2019
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • 6 sintomas para descobrir ENDOMETRIOSE · com Dr. Mauricio Abrão

    14:03 | 10415 visualizações
  • Como aliviar a CÓLICA MENSTRUAL

    05:53 | 377775 visualizações