Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para infecção urinária

Os antibióticos como amoxicilina, cefalexina, ciprofloxacino ou fosfomicina são exemplos dos remédios mais utilizados para tratar uma infecção urinária.

No entanto, quando os sintomas são muito intensos, o médico também pode aconselhar o uso do analgésicos Fenazopiridina, que pode alterar a cor da urina, deixando-a laranja, vermelha, azul ou verde, por exemplo.

A infecção urinária é um problema que causa sintomas de dor e ardência ao urinar, urgência urinária e cheiro desagradável, sendo geralmente causada por bactérias do intestino que chegam ao sistema urinário. Este é um problema que é mais comum nas mulheres, especialmente devido à proximidade entre a uretra e o ânus.

Remédios para infecção urinária

Lista dos principais antibióticos

Alguns dos antibióticos que podem ser indicados pelo médico, e comprados na farmácia, para tratar a infecção urinária são: 

  • Amoxicilina, conhecida como Cibramox , Amoxil ou Velamox: geralmente, são recomendadas doses que variam entre os 750 mg e os 1500 mg por dia, durante 3 a 7 dias de tratamento, dependendo da gravidade da infeção a tratar;
  • Cefalexina, conhecida como Keflaxina, Cefaben ou Cefacimed: é recomendada uma dose entre 750 a 1500 mg por dia, durante 3 a 7 dias de tratamento;
  • Ciprofloxacino, conhecido como Quinoflox, Cipro ou Proflox: a dose pode variar entre 250 e os 1500 mg por dia, dependo da idade da pessoa e da gravidade da infecção;
  • Fosfomicina, como Monuril: geralmente é recomendado tomar 1 envelope ao deitar, após o esvaziamento da bexiga. 

Além dos antibióticos, existe também a 'vacina' Uro-vaxom na forma de comprimidos, que é indicada para ajudar a prevenir a ocorrência de infecções urinárias. 

Durante o tratamento com os remédios indicados pelo médico, também podem ser utilizados alguns remédios caseiros para acelerar a recuperação. Veja como preparar em chá de salsa para infecção urinária

Remédios para infecção urinária

Remédios para infecção urinária infantil

Em crianças o tratamento é muitas vezes feito usando o mesmo tipo de antibióticos, mas na forma de xarope. Dessa forma, o tratamento deve ser sempre indicado pelo pediatra, sendo que a dose recomendada varia de acordo com a idade da criança, peso, sintomas apresentados, gravidade da infecção e microrganismo responsável por causar a infecção.

Remédio para infecção urinária na gestante

Os remédios para infecção urinária na gravidez devem ser prescritos pelo obstetra, sendo muitas vezes usados antibióticos como a Cefalexina, Ampicilina, Amoxicilina ou Ceftriaxone, que não prejudicam o desenvolvimento do bebê. 

O seu uso deve ser sempre prescrito pelo obstetra, uma vez que existem certos remédios que podem atravessar a placenta e prejudicar o desenvolvimento do bebê. 

Opções naturais para infecção urinária

Um ótimo remédio caseiro para infecção urinária é o suco de Arando, que deve ser tomado várias vezes por dia. Este suco possui propriedades diuréticas que dificultam a aderência dos microrganismos no sistema urinário, o que ajuda a curar a infecção. O Arando também pode ser consumido na forma de cápsulas, também conhecidas como cápsulas de Cranberry. Veja como tomar em Cranberry cápsulas.

Além disso, os alimentos diuréticos como a cebola, salsa, melancia, espargo, graviola, pepino, laranja ou cenoura também ajudam no tratamento da infecção, pois ajudam a eliminar a urina, contribuindo desta forma para a eliminação da bactéria. Veja outras dicas naturais para se livrar da infecção urinária assistindo ao vídeo da nossa nutricionista: 

Como acelerar a recuperação

Além dos remédios e opções naturais, durante o tratamento para infecção urinária, recomenda-se não tomar nenhum outro medicamento sem o conhecimento do médico e beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia. Dessa forma, aumenta-se a produção de urina e esta fica menos concentrada, o que ajuda a eliminar as bactérias do organismo. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...