O câncer de próstata se desenvolve lentamente, de forma que na maioria dos casos não são notados sinais ou sintomas. No entanto, à medida que o câncer se desenvolve, é possível notar o aparecimento de sintomas como dor ao urinar, dificuldade para manter a ereção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e dor na região dos testículos, por exemplo.
Assim, sempre que surgirem sintomas que possam ser indicativos de alteração na próstata, é importante que o urologista seja consultado para que sejam realizados exames que ajudam a identificar a causa dos sintomas e, assim, seja possível iniciar o melhor tratamento, caso haja necessidade. Confira os principais exames que avaliam a próstata.
O câncer de próstata é um tipo de câncer muito comum nos homens, acontecendo com maior frequência em homens com 50 anos ou mais e que possuem histórico na família de câncer. Veja mais sobre o câncer de próstata.

Principais sintomas
Os principais sintomas de câncer de próstata são:
- Jato de urina muito fraco;
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, mesmo após ter urinado;
- Dificuldade para começar a urinar;
- Vontade frequente para urinar;
- Dificuldade para manter uma ereção;
- Dor ao ejacular e/ ou urinar;
- Presença de sangue no sêmen;
- Dor na região dos testículos.
Os sintomas do câncer de próstata normalmente só aparecem quando o câncer se encontra numa fase mais avançada. Além disso, se o câncer tiver se espalhado para outras regiões do corpo, também é comum a presença de outros sintomas menos específicos como dor constante nas costas, fraqueza nas pernas ou insuficiência renal.
Nos estágios mais avançados o tratamento é mais difícil, mas ainda assim é importante procurar o médico para que ele avalie a extensão da doença e se outros órgãos foram atingidos, adequando o tratamento.
Teste online de sintomas
Para se saber se existe risco de ter algum problema na próstata é importante estar atento a sintomas como:
O teste de sintomas é uma ferramenta que serve apenas como orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o urologista.
Como confirmar o diagnóstico
Uma vez que o câncer de próstata não causa sintomas no início da sua evolução, a melhor forma de avaliar se existe câncer se desenvolvendo na próstata consiste em fazer o exame de toque retal e o exame de sangue PSA.
Se durante o toque retal o médico palpar um nódulo ou se o exame de sangue PSA estiver muito alterado, é recomendada que seja realizada uma biópsia da próstata, em que é feita a retirada de pequenos pedaços da próstata para depois serem analisados em laboratório, sendo então possível verificar se a alteração é benigna ou maligna e iniciar o tratamento mais adequado, caso haja necessidade. Entenda como é feita a biópsia e quando está indicada.
Estádios do câncer de próstata
É importante também que seja identificado o estádio do câncer de próstata para que o melhor tratamento seja iniciado, o que é feito através de exames de imagem e resultado do exame de PSA e biópsia da próstata.
A tabela a seguir indica os principais estádios do câncer de próstata e as suas características:
Veja mais sobre o câncer de próstata e como é feito o diagnóstico no vídeo a seguir: