6 sintomas de câncer no útero (e o que fazer)

Atualizado em maio 2024

O câncer no útero pode causar sintomas, como sangramento vaginal, dor ou desconforto durante a relação sexual ou corrimento vaginal aquoso e tingido de sangue, que são mais frequentes nos estágios mais avançados.

Os principais tipos de câncer que podem afetar o útero são o câncer de endométrio, que é o revestimento do interior do útero, e o câncer de colo uterino, que se desenvolve no colo e na maioria dos casos está associado à infecção pelo HPV.

Leia também: Câncer de colo do útero: o que é, sintomas, causas e tratamentotuasaude.com/sintomas-de-cancer-de-colo-de-utero

Em caso de suspeita de câncer no útero, é recomendado consultar um ginecologista. O tratamento pode envolver cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia, por exemplo, e as chances de cura são maiores nos estágios iniciais.

Médica explicando a uma paciente sobre o seu exame ginecológico

Principais sintomas

Os principais sintomas de câncer no útero são:

1. Sangramento vaginal

O sangramento vaginal é o sintoma mais frequente do câncer no útero quando o endométrio, a camada que reveste o interior deste órgão, é afetado. Também é um dos primeiros sintomas do câncer do colo do útero em algumas mulheres.

Este sangramento pode acontecer em qualquer momento do ciclo menstrual, inclusive após a relação sexual, e algumas vezes contribuir para um sangramento menstrual mais intenso. 

Leia também: Sangramento após a relação: 6 causas (e o que fazer)tuasaude.com/sangramento-apos-relacao

Em mulheres após a menopausa, especialmente as que não fazem a reposição hormonal, o sangramento vaginal é um sinal de alerta, mesmo que em pequena quantidade.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Dor ou desconforto durante a relação sexual

A dor ou desconforto durante a relação sexual pode ser sintoma do câncer no colo do útero em alguns casos e também pode estar associada a sangramento vaginal no momento da relação. Conheça mais causas de dor na relação e o que fazer.

3. Corrimento vaginal anormal

Tanto o câncer de colo do útero, quanto o câncer de endométrio, podem provocar um corrimento vaginal volumoso e persistente, que pode ter uma aparência aquosa ou espessa, ser malcheiroso ou, algumas vezes, tingido de sangue. 

Leia também: Corrimento com mau cheiro: o que pode ser (e o que fazer)tuasaude.com/corrimento-com-mau-cheiro

4. Dor no abdome ou nas costas

A dor no abdome é um sintoma de câncer no útero mais frequente em estágios avançados, podendo indicar a invasão de estruturas na pelve, como nervos e outros órgãos, que estão próximas do útero. 

5. Prisão de ventre ou diarreia

O câncer no útero pode afetar o funcionamento de órgãos próximos como o intestino, especialmente nos estágios mais avançados, causando sintomas como prisão de ventre ou diarreia em algumas mulheres.

6. Perda de peso

Assim como em outros tipos de tumor, o câncer no útero também pode causar uma perda de peso que não está associada à realização de dietas ou exercícios físicos, por exemplo. Confira mais sintomas que podem indicar câncer.

O que fazer

Em caso de suspeita de câncer no útero, é recomendado consultar um ginecologista para uma avaliação mais detalhada. Exames como o ultrassom da pelve, histeroscopia ou a biópsia de possíveis lesões no útero podem ser indicados para confirmar o diagnóstico.

Leia também: Biópsia de colo do útero: o que é, como é feita e resultadostuasaude.com/biopsia-do-utero

O tratamento do câncer no útero depende da sua localização, tipo e estágio e pode envolver a remoção do tumor por cirurgia, quimioterapia, radioterapia e, nos casos mais graves, a cirurgia para remover o útero, por exemplo.

Câncer no útero tem cura?

O câncer no útero pode ter cura em alguns casos, especialmente quando o diagnóstico e tratamento são feitos ainda nos estágios iniciais.

No entanto, quando o câncer já afeta outros órgãos, o seu tratamento tende a ser mais difícil, algumas vezes podendo-se optar pelos cuidados paliativos. Entenda melhor o que são os cuidados paliativos e para que servem.