A uretrite é um tipo de infecção urinária que provoca a inflamação da uretra, podendo causar sintomas como dor para urinar, desconforto ou queimação na região íntima e corrimento com pus.
A uretrite pode ser causada por bactérias transmitidas durante a relação sexual, como Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, ou ser consequência do uso de sonda vesical.
Em caso de suspeita de uretrite é importante consultar o urologista, ginecologista ou clínico geral para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o uso de antibióticos.

Sintomas de uretrite
Os principais sintomas de uretrite são:
- Saída de secreção amarelo-esverdeada, esbranquiçada ou com sangue ou pus pela uretra;
- Coceira nas partes íntimas;
- Dor para urinar;
- Sensação de queimação ou desconforto na região genital;
- Vermelhidão na região em torno da uretra;
- Surgimento de ínguas na virilha.
Na uretrite masculina, também pode haver desconforto ou dor ao toque da região dos testículos e vermelhidão na ponta do pênis. Já em mulheres, pode também ser notado sangramento após a relação sexual ou dor durante as relações.
Além disso, dependendo da causa da uretrite podem surgir pequenas bolhas e feridas na região genital, por exemplo.
Algumas vezes, os sintomas da uretrite são confundidos com os da síndrome uretral, que é uma inflamação da uretra que causa sintomas como dor abdominal, urgência urinária, dor e irritação ao urinar e sensação de pressão no abdômen. Entenda melhor o que é a síndrome uretral.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da uretrite pode ser feito pelo urologista, ginecologista ou clínico geral levando em consideração os sintomas apresentados, podendo ser também indicada a realização de exame de urina para confirmar o diagnóstico.
Além disso, a análise das secreções da uretra ou urina geralmente é indicada para identificar a causa da uretrite e iniciar o tratamento mais adequado.
Possíveis causas
A uretrite normalmente é causada por infecções sexualmente transmissíveis, podendo ocorrer devido à infecção por bactérias, como Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, vírus, como o herpes simplex, e protozoários, como o Trichomonas vaginalis, por exemplo. Conheça as principais causas de infecções sexualmente transmissíveis.
Tipos de uretrite
Quando causada por uma infecção, a uretrite pode ser classificada em dois tipos principais:
Uretrite gonocócica
Uretrite gonocócica é quando a uretrite é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que é a mesma bactéria que provoca a gonorreia. Por isso, existe risco da pessoa que tem uretrite de também ter esta doença. Entenda melhor o que é gonorreia.
Uretrite não-gonocócica
A uretrite não-gonocócica é quando a inflamação da uretra é causada por outros microrganismos como Chlamydia trachomatis, Trichomonas vaginalis e o herpes simplex vírus.
Como é feito o tratamento
O tratamento da uretrite depende da causa identificada e, quando é provocada por uma infecção, geralmente envolve o uso de antibióticos que são escolhidos de acordo com o tipo de uretrite.
No tratamento da uretrite não-gonocócica, normalmente é utilizado:
- Azitromicina: 1g, por via oral em dose única ou;
- Doxiciclina: 100 mg, por via oral, 2 vezes ao dia, por 7 dias.
Já para tratar a uretrite gonocócica, geralmente é indicado o uso de:
- Ceftriaxona: 250 mg, por injeção intramuscular em dose única e;
- Azitromicina: 1g, por via oral em dose única.
Além disso, quando a uretrite é provocada pelo uso de sonda vesical, produtos antissépticos ou atrito, é recomendado trocar ou suspender o produto que pode estar causando a irritação, usar de roupas mais folgadas ou remover a sonda vesical, por exemplo.
A uretrite cura sozinha?
A uretrite normalmente não se cura sozinha, porque na maioria dos casos acontece devido a infecção por bactérias e o seu tratamento envolve o uso de antibióticos. No entanto, quando o tratamento é realizado de acordo com a orientação do médico é possível alcançar a cura da uretrite.