Uretrite: o que é, sintomas, causas e tratamento

novembro 2022

A uretrite é um tipo de infecção urinária que provoca a inflamação da uretra, podendo causar sintomas como dor para urinar, desconforto ou queimação na região íntima e corrimento com pus.

A uretrite pode ser causada por bactérias transmitidas durante a relação sexual, como Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, ou ser consequência do uso de sonda vesical ou atrito com as roupas, por exemplo.

Em caso de suspeita de uretrite é importante consultar o urologista, ginecologista ou clínico geral para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente envolve  o uso de antibióticos.

Principais sintomas

Os principais sintomas de uretrite são:

  • Saída de secreção amarelo-esverdeada, esbranquiçada ou com sangue ou pus pela uretra;
  • Coceira nas partes íntimas;
  • Dor para urinar;
  • Sensação de queimação ou desconforto na região genital;
  • Vermelhidão na região em torno da uretra;
  • Surgimento de ínguas na virilha.

Na uretrite masculina, também pode haver desconforto ou dor ao toque da região dos testículos e vermelhidão na ponta do pênis. Já em mulheres, pode também ser notado sangramento após a relação sexual ou dor durante as relações.   

Além disso, dependendo da causa da uretrite podem surgir pequenas bolhas e feridas na região genital, por exemplo.

Algumas vezes, os sintomas da uretrite são confundidos com os da síndrome uretral, que é uma inflamação da uretra que causa sintomas como dor abdominal, urgência urinária, dor e irritação ao urinar e sensação de pressão no abdômen. Entenda melhor o que é a síndrome uretral.

Possíveis causas

A uretrite normalmente é causada por infecções sexualmente transmissíveis, podendo ocorrer devido à infecção por bactérias, como Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, vírus, como o herpes simplex, e protozoários, como o Trichomonas vaginalis, por exemplo. Conheça as principais causas de infecções sexualmente transmissíveis.

No entanto, o uso de sonda vesical e o atrito causado por usar roupas apertadas, durante a relação sexual ou andar de bicicleta, por exemplo, também podem causar uretrite. Além disso, a uretrite também pode ser provocada pelo uso de produtos antissépticos irritantes, como sabonetes íntimos e talco. 

Tipos de uretrite

Quando causada por uma infecção, a uretrite pode ser classificada em dois tipos principais:

Uretrite gonocócica

Uretrite gonocócica é quando a uretrite é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que é a mesma bactéria que provoca a gonorreia. Por isso, existe risco da pessoa que tem uretrite de também ter esta doença. Entenda melhor o que é gonorreia.

Uretrite não-gonocócica

A uretrite não-gonocócica é quando a inflamação da uretra é causada por outros microrganismos como Chlamydia trachomatis, Trichomonas vaginalis e o herpes simplex vírus.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da uretrite pode ser feito pelo urologista, ginecologista ou clínico geral levando em consideração os sintomas apresentados, podendo ser também indicada a realização de exame de urina para confirmar o diagnóstico. 

Além disso, a análise das secreções da uretra ou urina geralmente é indicada para identificar a causa da uretrite e iniciar o tratamento mais adequado.

Como é feito o tratamento

O tratamento da uretrite depende da causa identificada e, quando é provocada por uma infecção, geralmente envolve o uso de antibióticos que são escolhidos de acordo com o tipo de uretrite.

No tratamento da uretrite não-gonocócica, normalmente é utilizado:

  • Azitromicina: 1g, por via oral em dose única ou;
  • Doxiciclina: 100 mg, por via oral, 2 vezes ao dia, por 7 dias.

Já para tratar a uretrite gonocócica, geralmente é indicado o uso de:

  • Ceftriaxona: 250 mg, por injeção intramuscular em dose única e;
  • Azitromicina: 1g, por via oral em dose única.

Além disso, quando a uretrite é provocada pelo uso de sonda vesical, produtos antissépticos ou atrito, é recomendado trocar ou suspender o produto que pode estar causando a irritação, usar de roupas mais folgadas ou remover a sonda vesical, por exemplo. 

A uretrite cura sozinha?

A uretrite normalmente não se cura sozinha, porque na maioria dos casos acontece devido a infecção por bactérias e o seu tratamento envolve o uso de antibióticos. No entanto, quando o tratamento é realizado de acordo com a orientação do médico é possível alcançar a cura da uretrite.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em novembro de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • SELL, Jarrett; NASIR, Munima; COURCHESNE, Chloe. Urethritis: Rapid Evidence Review. Am Fam Physician. Vol.1, n.103. 553-558, 2021
  • STATPEARLS. Urethritis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537282/>. Acesso em 09 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • LEOS-ALVARADO, C. et al. Male urethritis. A review of the ideal diagnostic method. Actas Urol Esp (Engl Ed). Vol.44, n.8. 523-528, 2020
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • Como identificar os sintomas e curar a INFECÇÃO URINÁRIA rapidamente

    07:47 | 456248 visualizações