Pedra nos rins: o que é, sintomas, causas e tratamento

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
agosto 2022
  1. Sintomas
  2. Diagnóstico
  3. Causas
  4. Tratamento

A pedra nos rins é uma massa endurecida que se forma no interior do rim ou em algum lugar do sistema urinário. Este tipo de pedra surge principalmente devido a uma alimentação rica em proteína e/ou sódio, mas também pode ser resultado do baixo consumo de líquidos durante o dia.

O principal sintoma de pedra nos rins é a dor intensa no fundo das costas que pode limitar os movimentos. No entanto, também pode surgir dor para urinar, urina turva e febre acima dos 38ºC.

Na presença de sinais e sintomas indicativos de pedra nos rins, é importante consultar um nefrologista para que sejam feitos exames e iniciado o melhor tratamento.

Principais sintomas

Os principais sintomas de pedra nos rins são:

  • Dor no fundo das costas que pode limitar os movimentos;
  • Dor nas costas que pode irradiar para a virilha;
  • Urina turva e com sangue, em alguns casos;
  • Vontade frequente para urinar;
  • Dor ao urinar;
  • Febre acima de 38º C.

Além disso, nos casos em que há obstrução do canal pelo qual passa a urina, a pessoa pode deixar de urinar, aumentando a dor e o desconforto.

O sintomas de pedra no rim são mais comuns quando a pedra é muito grande ou quando se desloca pelo sistema urinário, variando de intensidade de acordo com a localização da pedra. Conheça mais sobre os sintomas de pedra nos rins.

Como saber se tenho pedra nos rins

Para saber a possibilidade de estar com pedra nos rins, indique os sintomas que apresenta no teste de sintomas a seguir:

  1. 1.Dor intensa na parte de baixo das costas, que pode limitar os movimentos
  2. 2.Dor que irradia das costas para a virilha
  3. 3.Dor ao urinar
  4. 4.Urina rosa, vermelha ou marrom
  5. 5.Vontade frequente para urinar
  6. 6.Enjoos ou vômitos
  7. 7.Febre acima de 38º C

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da pedra no rim é feito pelo urologista ou clínico geral por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, podem ser solicitados exames de imagem, como ultrassom e raio-X com o objetivo de identificar o tamanho da pedra e a sua localização, o que é importante para que o tratamento mais adequado possa ser indicado.

O médico também pode indicar a realização de exame de urina do tipo I para investigar a composição da pedra, que pode ser de cálcio, ácido úrico, cistina e estruvita, por exemplo. Veja mais detalhes do diagnóstico da pedra nos rins.

Causas de pedras nos rins

O aparecimento das pedras nos rins podem ser influenciado por diversos fatores, sendo os principais:

  • Pouca ingestão de líquidos, o que deixa a urina mais concentrada;
  • Alimentação rica em proteínas e/ou sódio e pobre em fibras;
  • Infecção urinária recorrente;
  • Predisposição genética;
  • Doenças inflamatórias intestinais;
  • Hiperparatireoidismo;
  • Obesidade e sedentarismo;
  • Uso recorrente de aspirina, antiácidos e diuréticos.

Além disso, as pedras nos rins também podem ser causadas por doenças raras como a Hiperoxalúria primária ou secundária, por exemplo, em que há acúmulo de oxalato no corpo devido à deficiência de enzimas responsáveis pela metabolização desse composto, favorecendo o acúmulo de oxalato e a formação de pedra no rim. 

Como é feito o tratamento

O tratamento para pedra nos rins é geralmente feito em casa e inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos ou antiespasmódicos, como Paracetamol ou Buscopan, e medicamentos que ajudam a dissolver a pedra e facilitar a sua eliminação.

Além disso, quem tem pedra nos rins deve também ter cuidados com a alimentação, evitando o sal, bebendo um copo de suco de laranja todos os dias e diminuindo a quantidade de proteínas consumidas no dia a dia, por exemplo. Saiba como deve ser a alimentação para pedra nos rins.

Nos casos em que as pedras são grandes, não são eliminadas e causam obstrução no sistema urinário, pode ser necessário realizar um pequeno procedimento cirúrgico para promover a eliminação da pedra no rim. Veja mais sobre o tratamento para pedra no rim.

Tratamento natural para pedra nos rins

O tratamento natural para pedra nos rins deve complementar o tratamento indicado pelo médico, sendo uma opção o chá de quebra-pedra, que tem ação diurética e facilita a eliminação das pedras. Confira outras opções de tratamento natural para pedra nos rins.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em agosto de 2022. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • NATIONAL KIDNY FOUNDATION. Kidney Stones. Disponível em: <https://www.kidney.org/atoz/content/kidneystones>. Acesso em 03 ago 2021
  • NHS. Causes - Kidney stones. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/kidney-stones/causes/>. Acesso em 03 ago 2021
Mostrar bibliografia completa
  • Longo, DL et al.. Harrison’s Principles of Internal Medicine. 19.ed. New York: McGraw-Hill, 2015.
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Clínico geral
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878

Tuasaude no Youtube

  • Dieta para cada Tipo de Pedra nos Rins

    05:26 | 202949 visualizações
  • Alimentação para Pedra nos rins

    07:36 | 1127494 visualizações