A pedra nos rins é uma massa endurecida que se forma no interior do rim, e que pode se movimentar por todo o sistema urinário. O risco de ter pedra nos rins é maior em pessoas que fazem uma alimentação muito rica em sódio, proteínas, potássio, fósforo ou cálcio, mas também pode ser resultado de alterações no funcionamento do rim ou baixo consumo de líquidos.
O principal sintoma de pedra nos rins é a dor intensa no fundo das costas que pode limitar os movimentos. No entanto, também pode surgir náuseas, vômitos, dor para urinar, sangue na urina, urina turva e febre.
Na presença de sinais e sintomas indicativos de pedra nos rins, é importante consultar um nefrologista para que sejam feitos exames e iniciado o melhor tratamento.

Principais sintomas
Os principais sintomas de pedra nos rins são:
- Dor no fundo das costas que pode limitar os movimentos;
- Dor nas costas que pode irradiar para a virilha;
- Urina turva e com sangue, em alguns casos;
- Vontade frequente para urinar;
- Dor ao urinar;
- Febre.
Além disso, nos casos em que há obstrução do canal pelo qual passa a urina, a pessoa pode deixar de urinar, aumentando a dor e o desconforto.
O sintomas de pedra no rim são mais comuns quando a pedra é muito grande ou quando se desloca pelo sistema urinário, variando de intensidade de acordo com a localização da pedra. Conheça mais sobre os sintomas de pedra nos rins.
Como saber se tenho pedra nos rins
Para saber a possibilidade de estar com pedra nos rins, indique os sintomas que apresenta no teste de sintomas a seguir:
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de pedra no rim é feito pelo nefrologista, urologista ou clínico geral por meio da avaliação dos sintomas e de exames de imagem, como ultrassom e tomografia do abdome. Os exames permitem também identificar o tamanho da pedra e a sua localização, que são dados importantes para que o tratamento seja corretamente adequado.

Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.
Marcar Consulta*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal

O médico pode ainda indicar a realização do exame de urina para investigar a concentração dos eletrólitos na urina e a composição da pedra, que pode ser de cálcio, ácido úrico, cistina ou estruvita. Veja os principais tipos de pedra nos rins e o que fazer para evitar.
Causas de pedras nos rins
O aparecimento das pedras nos rins podem ser influenciado por diversos fatores, sendo os principais:
- Pouca ingestão de líquidos, o que deixa a urina mais concentrada;
- Alimentação rica em proteínas e/ou sódio e pobre em fibras;
- Infecção urinária recorrente;
- Predisposição genética;
- Doenças inflamatórias intestinais;
- Hiperparatireoidismo;
- Obesidade e sedentarismo;
- Uso recorrente de aspirina, antiácidos e diuréticos.
Além disso, as pedras nos rins também podem ser causadas por doenças raras como a Hiperoxalúria primária ou secundária, por exemplo, em que há acúmulo de oxalato no corpo devido à deficiência de enzimas responsáveis pela metabolização desse composto, favorecendo o acúmulo de oxalato e a formação de pedra no rim.
Como é feito o tratamento
O tratamento para pedra nos rins é geralmente feito em casa e inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos ou antiespasmódicos, como paracetamol ou Buscopan, e medicamentos que ajudam a dissolver a pedra e facilitar a sua eliminação.
Além disso, quem tem pedra nos rins deve também ter cuidados com a alimentação, evitando o sal, bebendo quantidade adequada de água todos os dias e diminuindo a quantidade de proteínas consumidas no dia a dia, por exemplo. Saiba como deve ser a alimentação para pedra nos rins.
Nos casos em que as pedras são grandes, não são eliminadas e causam obstrução no sistema urinário, pode ser necessário realizar um pequeno procedimento cirúrgico para promover a eliminação da pedra no rim. Veja mais sobre o tratamento para pedra no rim.
Tratamento natural para pedra nos rins
O tratamento natural para pedra nos rins não substitui o tratamento indicado pelo médico. Por isso, é sempre recomendado consultar o nefrologista para investigar a causa da formação das pedras e evitar que novas crises voltem a surgir.
Assiste, no vídeo a seguir, alguns cuidados para evitar a pedra nos rins: