Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Pedra nos rins: o que é, sintomas, causas e tratamento

Revisão clínica: Dr. Bruno Zawadzki
Nefrologista
dezembro 2022
  1. Sintomas
  2. Diagnóstico
  3. Causas
  4. Tratamento

A pedra nos rins é uma massa endurecida que se forma no interior do rim, e que pode se movimentar por todo o sistema urinário. O risco de ter pedra nos rins é maior em pessoas que fazem uma alimentação muito rica em sódio, proteínas, potássio, fósforo ou cálcio, mas também pode ser resultado de alterações no funcionamento do rim ou baixo consumo de líquidos.

O principal sintoma de pedra nos rins é a dor intensa no fundo das costas que pode limitar os movimentos. No entanto, também pode surgir náuseas, vômitos, dor para urinar, sangue na urina, urina turva e febre.

Na presença de sinais e sintomas indicativos de pedra nos rins, é importante consultar um nefrologista para que sejam feitos exames e iniciado o melhor tratamento.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de pedra nos rins são:

  • Dor no fundo das costas que pode limitar os movimentos;
  • Dor nas costas que pode irradiar para a virilha;
  • Urina turva e com sangue, em alguns casos;
  • Vontade frequente para urinar;
  • Dor ao urinar;
  • Febre.

Além disso, nos casos em que há obstrução do canal pelo qual passa a urina, a pessoa pode deixar de urinar, aumentando a dor e o desconforto.

O sintomas de pedra no rim são mais comuns quando a pedra é muito grande ou quando se desloca pelo sistema urinário, variando de intensidade de acordo com a localização da pedra. Conheça mais sobre os sintomas de pedra nos rins.

Como saber se tenho pedra nos rins

Para saber a possibilidade de estar com pedra nos rins, indique os sintomas que apresenta no teste de sintomas a seguir:

  1. 1.Dor intensa na parte de baixo das costas, que pode limitar os movimentos
  2. 2.Dor que irradia das costas para a virilha
  3. 3.Dor ao urinar
  4. 4.Urina rosa, vermelha ou marrom
  5. 5.Vontade frequente para urinar
  6. 6.Enjoos ou vômitos
  7. 7.Febre acima de 38º C

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de pedra no rim é feito pelo urologista, nefrologista ou clínico geral por meio da avaliação dos sintomas e de exames de imagem, como ultrassom e tomografia do abdome. Os exames permitem também identificar o tamanho da pedra e a sua localização, que são dados importantes para que o tratamento seja corretamente adequado.

O médico pode ainda indicar a realização do exame de urina para investigar a concentração dos eletrólitos na urina e a composição da pedra, que pode ser de cálcio, ácido úrico, cistina ou estruvita. Veja os principais tipos de pedra nos rins e o que fazer para evitar.

Causas de pedras nos rins

O aparecimento das pedras nos rins podem ser influenciado por diversos fatores, sendo os principais:

  • Pouca ingestão de líquidos, o que deixa a urina mais concentrada;
  • Alimentação rica em proteínas e/ou sódio e pobre em fibras;
  • Infecção urinária recorrente;
  • Predisposição genética;
  • Doenças inflamatórias intestinais;
  • Hiperparatireoidismo;
  • Obesidade e sedentarismo;
  • Uso recorrente de aspirina, antiácidos e diuréticos.

Além disso, as pedras nos rins também podem ser causadas por doenças raras como a Hiperoxalúria primária ou secundária, por exemplo, em que há acúmulo de oxalato no corpo devido à deficiência de enzimas responsáveis pela metabolização desse composto, favorecendo o acúmulo de oxalato e a formação de pedra no rim. 

Como é feito o tratamento

O tratamento para pedra nos rins é geralmente feito em casa e inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos ou antiespasmódicos, como paracetamol ou Buscopan, e medicamentos que ajudam a dissolver a pedra e facilitar a sua eliminação.

Além disso, quem tem pedra nos rins deve também ter cuidados com a alimentação, evitando o sal, bebendo quantidade adequada de água todos os dias e diminuindo a quantidade de proteínas consumidas no dia a dia, por exemplo. Saiba como deve ser a alimentação para pedra nos rins.

Nos casos em que as pedras são grandes, não são eliminadas e causam obstrução no sistema urinário, pode ser necessário realizar um pequeno procedimento cirúrgico para promover a eliminação da pedra no rim. Veja mais sobre o tratamento para pedra no rim.

Tratamento natural para pedra nos rins

O tratamento natural para pedra nos rins não substitui o tratamento indicado pelo médico. Por isso, é sempre recomendado consultar o nefrologista para investigar a causa da formação das pedras e evitar que novas crises voltem a surgir.

Assiste, no vídeo a seguir, alguns cuidados para evitar a pedra nos rins:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em dezembro de 2022. Revisão clínica por Dr. Bruno Zawadzki - Nefrologista, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • NATIONAL KIDNY FOUNDATION. Kidney Stones. Disponível em: <https://www.kidney.org/atoz/content/kidneystones>. Acesso em 03 ago 2021
  • NHS. Causes - Kidney stones. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/kidney-stones/causes/>. Acesso em 03 ago 2021
Mostrar bibliografia completa
  • Longo, DL et al.. Harrison’s Principles of Internal Medicine. 19.ed. New York: McGraw-Hill, 2015.
Revisão clínica:
Dr. Bruno Zawadzki
Nefrologista
Médico formado pela Universidade Estácio de Sá, com CRM-RJ 52-83514-5. Especialista em Nefrologia pela UFRJ e membro associado da SBN e da ERA-EDTA.

Tuasaude no Youtube

  • 5 HÁBITOS QUE DESTROEM OS TEUS RINS

    13:13 | 51254 visualizações
  • Dieta para cada Tipo de Pedra nos Rins

    05:26 | 208923 visualizações
  • Alimentação para Pedra nos rins

    07:36 | 1143765 visualizações