A pedra nos rins, também chamada de cálculo renal, é uma massa semelhante a pedras que podem-se formar em qualquer local do sistema urinário e podem surgir devido à alimentação rica em proteína e sódio e pouco consumo de líquidos no dia a dia, o que deixa a urina mais concentrada e aumenta o risco de formação de pedra.
O principal sintoma de pedra no rim é a dor intensa no fundo das costas e que pode limitar os movimentos, além de também poder ser notado dor pra urinar, urina turva e febre acima dos 38ºC.
Na presença de sinais e sintomas indicativos de pedra nos rins, é importante consultar o urologista para que sejam feitos exames e iniciado o melhor tratamento.

Principais sintomas
O sintomas de pedra no rim surgem quando a pedra é muito grande ou quando desloca-se pelo sistema urinário, causando dor e desconforto, que pode variar de intensidade de acordo com a localização da pedra. Os principais sintomas de pedra nos rins são:
- Dor no fundo das costas que pode limitar os movimentos;
- Dor nas costas que pode irradiar para a virilha;
- Urina turva e com sangue, em alguns casos;
- Vontade frequente para urinar;
- Dor ao urinar;
- Febre acima de 38º C.
Além disso, nos casos em que há obstrução do canal pelo qual passa a urina, a pessoa pode não urinar, aumentando a dor e o desconforto e o risco de infecção urinária. Conheça mais sobre os sintomas de pedra nos rins.
Como saber se tenho pedra nos rins
Para saber a possibilidade de estar com pedra nos rins, indique os sintomas que apresenta no teste de sintomas a seguir:
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da pedra no rim é feito pelo urologista ou clínico geral por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, podem ser solicitados exames de imagem, como ultrassom e raio-X com o objetivo de identificar o tamanho da pedra e a sua localização, o que é importante para que o tratamento mais adequado possa ser indicado.
O médico também pode indicar a realização de exame de urina do tipo I para investigar a composição da pedra, que pode ser de cálcio, ácido úrico, cistina e estruvita, por exemplo. Veja mais detalhes do diagnóstico da pedra nos rins.
Causas de pedras nos rins
O aparecimento das pedras nos rins podem ser influenciado por diversos fatores, sendo os principais:
- Pouca ingestão de líquidos, o que deixa a urina mais concentrada;
- Alimentação rica em proteínas e/ou sódio e pobre em fibras;
- Infecção urinária recorrente;
- Predisposição genética;
- Doenças inflamatórias intestinais;
- Hiperparatireoidismo;
- Obesidade e sedentarismo;
- Uso recorrente de aspirina, antiácidos e diuréticos.
Além disso, as pedras nos rins também podem ser causadas por doenças raras como a Hiperoxalúria primária ou secundária, por exemplo, em que há acúmulo de oxalato no corpo devido à deficiência de enzimas responsáveis pela metabolização desse composto, favorecendo o acúmulo de oxalato e a formação de pedra no rim.
Como é feito o tratamento
O tratamento para pedra nos rins é geralmente feito em casa e inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos ou antiespasmódicos, como Paracetamol ou Buscopan, e medicamentos que ajudam a dissolver a pedra e facilitar a sua eliminação.
Além disso, quem tem pedra nos rins deve também ter cuidados com a alimentação, evitando o sal, bebendo um copo de suco de laranja todos os dias e diminuindo a quantidade de proteínas consumidas no dia a dia, por exemplo. Saiba como deve ser a alimentação para pedra nos rins.
Nos casos em que as pedras são grandes, não são eliminadas e causam obstrução no sistema urinário, pode ser necessário realizar um pequeno procedimento cirúrgico para promover a eliminação da pedra no rim. Veja mais sobre o tratamento para pedra no rim.
Tratamento natural para pedra nos rins
O tratamento natural para pedra nos rins deve complementar o tratamento indicado pelo médico, sendo uma opção o chá de quebra-pedra, que tem ação diurética e facilita a eliminação das pedras. Confira outras opções de tratamento natural para pedra nos rins.