Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

15 alimentos ricos em cobre

O cobre está presente na água e em alguns alimentos como o fígado de vitela, os coentros, a amêndoa, o chocolate ou a linhaça.

O cobre é um mineral que se encontra no sangue, fígado, cérebro, coração e no rim e, é importante para várias funções do corpo, como produzir energia, formação dos glóbulos vermelhos, formação dos ossos. Além disso, o cobre também é antioxidante, o que ajuda a proteger as células de possíveis danos, evitando o envelhecimento precoce e até o aparecimento de doenças graves como câncer.. 

A deficiência de cobre no organismo é rara, pois a quantidade de cobre encontrada nos alimentos é suficiente para atingir as necessidades de cobre que o corpo precisa. Em alguns casos, pode até acontecer o acúmulo excessivo de cobre no corpo, o que pode provocar diarreia ou gosto metálico na boca, por exemplo.

Alguns dos alimentos mais ricos em cobre são:

1. Fígado de vitela grelhado

15 alimentos ricos em cobre

O fígado é um alimento rico em cobre, principalmente se for grelhado, sendo que em 100g de fígado grelhado existem 12,58 mg de cobre.

Uma alimentação que inclui fígado de forma moderada é importante porque é um alimento rico em nutrientes que podem ser benéficos no tratamento de algumas doenças, como a anemia.

Entenda mais sobre o bife de fígado.

2. Coentros, folha desidratada

15 alimentos ricos em cobre

Os coentros podem ser consumidos em forma de folhas, sementes ou raiz, porém a utilização da folha de coentro desidratada é a forma mais recomendada porque é rica em cobre, uma vez que, em 100g da folha desidratada, existem 4,09 mg de cobre.

Os coentros são ervas aromáticas importantes na comida porque, tal como as outras ervas aromáticas, dão sabor e nutrientes aos pratos e podem ser usados em saladas, sopas, arroz ou massas.

Veja como o coentro previne câncer e melhora a digestão.

3. Castanha de caju torrada

15 alimentos ricos em cobre

A castanha de caju torrada é rica em cobre, sendo que em 100g da castanha existem 1,92 mg de cobre.

A castanha de caju é excelente para a saúde porque tem vários benefícios, uma vez que possui propriedades antioxidantes e é rica em gorduras boas, podendo ser consumida em lanches, saladas ou na forma de manteiga. 

Conheça 10 benefícios da castanha-de-caju para a saúde.

4. Castanha do Pará crua

15 alimentos ricos em cobre

A castanha do Pará é uma oleaginosa que pode ser consumida crua, em saladas, cereais, sobremesas ou com frutas, porém é recomendado o seu consumo em forma crua, porque 100g de castanha do Pará têm 1,79 mg de cobre, trazendo assim, vários benefícios para a saúde.

Além disso, tem muitos benefícios para a saúde como, diminuição do colesterol, prevenção de alguns tipos de câncer, fortalecimento do sistema imunitário ou manter a saúde do coração, uma vez que é rica em proteínas, fibras, vitaminas e cobre.

Saiba 8 benefícios da castanha do Pará para a saúde (e como consumir).

5. Sementes

15 alimentos ricos em cobre

As sementes como o gergelim e a linhaça contêm uma boa quantidade de cobre, uma vez que 100g de gergelim têm 1,51 mg de cobre e 100g de linhaça têm 1,09 mg de cobre.

O gergelim e a linhaça são excelentes alimentos para uma alimentação saudável porque têm muitos benefícios como ajudar na perda de peso, reduzir o risco de doenças do coração, diminuir o colesterol ou ajudar a controlar o açúcar no sangue.

 Veja 7 principais benefícios da semente de linhaça e como usar.

6. Mamão formosa cru

15 alimentos ricos em cobre

Em cada 100g de mamão formosa existem 1,36 mg de cobre, o que torna o mamão um bom alimento quando se pretende uma dieta equilibrada.

O mamão formosa é um tipo de mamão e tem vários benefícios para a saúde, principalmente a nível digestivo porque ajuda na digestão e absorção dos alimentos, e porque é rico em ferro, cálcio, vitamina K e cobre, que são nutrientes essenciais para um correto funcionamento do organismo.

Conheça 8 benefícios do mamão para a saúde e como consumir.

7. Grão de café torrado

15 alimentos ricos em cobre

O grão de café torrado, que pode ser moído e utilizado para fazer café, é rico em cobre, uma vez que 100g de grão têm 1,30 mg de cobre.

O grão de café possui vários benefícios para a saúde, que podem ser adquiridos através do consumo do café. O café possui uma grande quantidade de nutrientes, como a cafeína, que ajuda no combate do cansaço, na prevenção e melhora da dor de cabeça ou na proteção do coração.

Entenda 7 Benefícios do café para saúde.

8. Farinha soja

15 alimentos ricos em cobre

A soja pode ser consumida na forma de grãos cozidos, farinha ou através da proteína texturizada, sendo que em forma de farinha apresenta uma quantidade de cobre de 1,29 mg em 100g de farinha de soja, o que ajuda no equilíbrio dos níveis de cobre no organismo.

A soja é uma oleaginosa rica em fibras, ácidos graxos, ômega 3 e vitaminas, que é utilizada como aliada para reduzir o risco de doenças do coração, regular o nível de açúcar e ajudar na perda de peso.

Saiba o que é soja, benefícios e como preparar.

9. Jurubeba crua

15 alimentos ricos em cobre

A jurubeba pode ser usada em chás por infusão, tintura ou suco das raízes e, principalmente, na sua forma crua é rica em cobre, sendo que apresenta 1,16 mg de cobre em cada 100g de jurubeba.

A jurubeba é uma planta medicinal que pode ser usada no tratamento de doenças como anemia, problemas digestivos, no tratamento da congestão nasal, ou na culinária, para preparar bebidas alcoólicas. 

Veja o que é a jurubeba, para que serve e como consumir.

10. Amêndoa torrada

15 alimentos ricos em cobre

A amêndoa pode ser consumida em saladas, com iogurte, fruta, em sobremesas, crua ou torrada, sendo a amêndoa torrada mais rica em cobre, com 0,93 mg de cobre em cada 100 g. 

A amêndoa é uma oleaginosa rica em gordura boa, proteínas, fibras e vitaminas, e é muito importante na saúde porque ajuda a regular o intestino, o apetite e a desenvolver os ossos de uma forma saudável e previne doenças do coração.

Conheça 5 benefícios da amêndoa para a saúde.

11. Cogumelos

15 alimentos ricos em cobre

Existem vários tipos de cogumelos, porém, o Shiitake e o cogumelo castanho são os mais ricos em cobre, uma vez que 100g de cogumelo Shiitake cru tem 0,9 mg de cobre e 100g de cogumelo castanho cru tem 0,5 mg de cobre e, podem ser utilizados em saladas, massas ou sandes.

Os cogumelos são boas fontes de vitaminas, potássio, fósforo, selênio e cobre, ajudando a regular a pressão arterial, a diminuir o risco de doenças nos rins e de doenças do coração.

Veja os tipos de cogumelo e 9 principais benefícios para a saúde.

12. Amendoim

15 alimentos ricos em cobre

O amendoim é uma oleaginosa que pode ser utilizada crua ou torrada, em saladas, sobremesas, massas ou lanches. Em 100g de amendoim cru existem 0,78 mg de cobre e, cada 100g de amendoim torrado tem 0,68 mg de cobre, sendo um importante constituinte de uma alimentação equilibrada.

Esta oleaginosa é rica em vitaminas, proteínas e gorduras boas, como o ômega 3, que ajudam a proteger o coração, prevenindo o aparecimento de doenças do coração ou de aterosclerose. 

 Saiba 9 benefícios do amendoim e como consumir

13. Chocolate meio amargo

15 alimentos ricos em cobre

O chocolate meio amargo pode ser consumido em tabletes, em sobremesas ou com frutas e, por cada 100g tem 0,77 mg de cobre, o que o torna um bom aliado para uma dieta equilibrada.

O melhor chocolate para a saúde é o meio amargo porque apresenta uma maior percentagem de cacau e de outros nutrientes  que ajudam na saúde do coração e a proteger as células, previnem o envelhecimento precoce e combatem os níveis elevados de colesterol.

Conheça qual o melhor chocolate para saúde.

14. Noz crua

15 alimentos ricos em cobre

Este fruto seco pode ser consumido seco ou cru, em sobremesas, em saladas ou em massas, e em cada 100g de noz existem 0,75 mg de cobre.

A noz é um fruto seco rico em vitaminas, fibras, gorduras boas e cobre e, ajuda a regular o colesterol, a emagrecer e aumentar a energia.

Veja como consumir frutos secos sem engordar.

15. Aveia crua

15 alimentos ricos em cobre

A aveia pode ser consumida em flocos, farinha ou na granola, para fazer biscoitos, tortas, bolos, pães ou massas e, apresenta 0,44 mg de cobre em cada 100g de aveia crua.

A aveia é um cereal rico em vitaminas, fibras e antioxidantes, que ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue e a proteger o coração.

Entenda 5 principais benefícios da aveia para a saúde.

Qual a quantidade diária recomendada?

A ingestão média de cobre recomendada para um adulto saudável varia, normalmente, entre 0,9 mg e 2,7 mg por dia. Nas crianças, entre 1 ano e 13 anos, o valor médio de ingestão de cobre varia entre 0,34 a 0,7 mg de cobre por dia.

O que pode provocar a falta de cobre

A baixa quantidade de cobre no organismo é rara, porém quando acontece pode ter complicações como anemia, diminuição da quantidade de glóbulos brancos no sangue, conhecida como neutropenia, ou perturbações a nível dos ossos, como fraturas. 

O que pode provocar o excesso de cobre

O cobre também pode ser encontrado na água da torneira quando passa por encanamento de cobre. Neste caso a ingestão excessiva de cobre pode causar gosto metálico na boca, salivação excessiva, náuseas, vômitos, queimação no estômago, sangramento gastrointestinal e diarreia.

Bibliografia >

  • CENTRO NACIONAL DE COMPETÊNCIAS DOS FRUTOS SECOS. Trinca Secos: Um Mundo a Descobrir. 2020. Disponível em: <http://www.wp.cncfs.pt/wp-content/uploads/2017/06/Livro-da-exposic%CC%A7a%CC%83o-Trinca-secos.pdf>. Acesso em 04 Jan 2021
  • BARBOSA, Mariana. Amêndoa à lupa. 2016. Disponível em: <https://www.apn.org.pt/documentos/guias/Guia_Amendoa_a_Lupa_FINAL2.pdf>.
  • GONÇALVES, SANDRA. Ingestão nutricional em prevenção cardiovascular . Trabalho Complementar para obtenção do grau de licenciada, 2017. Universidade Fernando Pessoa.
  • PRETTI, Taciana. Tecnologia para Produção de Extrato Aquoso de Amendoim e Elaboração de Produto Fermentado. Dissertação para a obtenção do título de Mestre, 2010. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho".
  • RIBEIRO, Lucinéia. CACAU: como esse alimento funcional auxilia na saúde. União das Instituições de Serviço e Ensino Superior de Ouro Fino.
  • Equipe de Comunicação e Marketing do Portal Unimed . O Bê-á-bá do CHOCOLATE. Disponível em: <http://www.unimed.coop.br/portalunimed/cartilhas/chocolate/chocolate.pdf>.
  • ORTIZ, Edson. Propriedades Nutritivas e Nutracêuticas das Nozes. Monografia para a obtenção do título de Especialista em Tecnologia dos Alimentos, 2000. Universidade de Santa Cruz do Sul.
  • NOBRE, Marlita. Produção de Pão a partir de Farinhas Estremes de Aveia. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre, 2013. Instituto Superior D'Agronomia - Lisboa.
  • DELGADINHO, Michael. Distúrbios do metabolismo do cobre, ferro e zinco. 2014. Universidade Fernando Pessoa – Faculdade de Ciências da Saúde.
  • BARCELOS, Tânia. Cobre: Vital ou Prejudicial para a Saúde Humana?. Dissertação para a obtenção do grau de Mestre, 2008. Universidade da Beira Interior.
  • SILVA, Paulino. Interpretação do comportamento e funcionamento da remodelação óssea através de modelos matemáticos. Dissertação para obtenção do Grau de Mestre, 2011. Universidade Católica Portuguesa.
  • FOOD INGREDIENTS BRASIL. Os minerais antioxidantes na fortificação de alimentos. 2015. Disponível em: <https://revista-fi.com.br/upload_arquivos/201606/2016060654374001464887172.pdf>. Acesso em 04 Jan 2021
  • PROGRAMA NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Cobre. Disponível em: <https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/nutriente/cobre/>. Acesso em 04 Jan 2021
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=1>. Acesso em 04 Jan 2021
  • PROGRAMA NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Cogumelos. Disponível em: <https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/alimento/cogumelos/>. Acesso em 04 Jan 2021
  • PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS. Anemia por Deficiência de Ferro. 2014. Disponível em: <https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/dezembro/15/Anemia-por-Defici--ncia-de-Ferro.pdf>. Acesso em 04 Jan 2021
  • ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE NUTRIÇÃO. Aromatizar Saberes. 2018. Disponível em: <https://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/E-BOOK_AROMATIZAR_SABERES_FINAL_.pdf>. Acesso em 04 Jan 2021
  • ROSA, Joyce et al.. Benefícios da Castanha de Caju. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. 1-5, 2018
  • COLPO, Elisângela. Efeitos Metabólicos do Consumo da Castanha do Brasil (Bertholletia excelsa) em Humanos Saudáveis. Tese de Doutorado, 2014. Universidade Federal de Santa Maria.
  • ASSOCIAÇÃO DO PORTO DE PARALISIA CEREBRAL. Sementes alimentares - Porque são tão populares?. Disponível em: <https://www.appc.pt/nutri/set2015/emset2015.pdf>. Acesso em 04 Jan 2021
  • EMBRAPA AGROINDÚSTRIA TROPICAL. Composição Química de Três Variedades de Gergelim. 2018. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/176360/1/BPD18009.pdf>. Acesso em 04 Jan 2021
  • NOGUEIRA, G. F. et al.. A importância da linhaça como alimento funcional e sua utilização por universitários do centro universitário Amparense. Centro Universitário Amparense. 1-11, 2018
  • BRAGA, Héberly. Mamão: aspectos econômicos, biológicos e potencialidades no processamento para obtenção do néctar. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA. 17. 31; 140-148, 2020
  • SOUSA, José; SANTOS, Fernando. Consumo de Café: Riscos e Benefícios. Projeto Final, 2013. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
  • ALVES, Rita; CASA, Susana; OLIVEIRA, Beatriz. Benefícios do café na saúde: mito ou realidade?. Química Nova. 32. 8; 2169-2176, 2009
  • TECNOALIMENTAR. Benefícios e Riscos do Consumo de Soja. 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/323548626_BENEFICIOS_E_RISCOS_DO_CONSUMO_DE_SOJA>. Acesso em 04 Jan 2021
  • FLORIEN. Jurubeba. Disponível em: <http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/JURUBEBA.pdf>. Acesso em 04 Jan 2021
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem