Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda porque você deve comer cogumelo

Os cogumelos são alimentos bastante usados principalmente por vegetarianos, e trazem vantagens como sua facilidade de uso e seu alto teor de proteínas, fibras e minerais.

Existem diversos tipos de cogumelos comestíveis, e todos podem ser encaixados em dietas para emagrecer porque têm poucas calorias e são muito nutritivos. Seus principais benefícios para a saúde são:

  1. Ajudar a emagrecer, pois têm poucas calorias e pouca gordura;
  2. Combater prisão de ventre, pois são ricos em água e fibras;
  3. Aumentar a saciedade, devido ao seu teor de fibras;
  4. Fortalecer o sistema imunológico, por ser ricos em nutrientes importante como vitamina do complexo B e selênio;
  5. Melhorar a saúde óssea, por conterem vitamina D e fósforo;
  6. Prevenir anemias, por terem ferro e vitamina do complexo B;
  7. Prevenir doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes e ter propriedades anti-inflamatórias;
  8. Ajudar no controle do colesterol e da pressão alta, por ser rico em betaglucana, uma fibra solúvel que ajuda contra doenças do coração.
Champignon
Champignon

Os cogumelos podem ser preparados grelhados, fritos, assados ou refogados, e podem ser incluídos em diversas receitas como saladas, massas, molhos e pizzas. Veja também os benefícios do cogumelo Reishi, que é bastante utilizado para tratar doenças do fígado.

Tipos de Cogumelos

A seguir estão os 5 principais tipos de cogumelos e suas características:

1. Champignon

O champignon é o tipo mais conhecido e mais usado de cogumelo, sendo também conhecido como cogumelo paris. Ele é rico em vitamina B5 e B12, em fósforo e em fibras do tipo betaglucana, que ajudam no controle do colesterol e previnem doenças intestinais.

2. Shimeji

Shimeji
Shimeji

O shimeji é um dos cogumelos mais saborosos na culinária, e pode ser preparado de forma rápida, apenas com um refogado na manteiga ou no azeite. Ele é rico em fóforo, magnésio, vitamina B3 e potássio, sendo um ótimo aliado no controle da pressão arterial.

3. Shiitake

No Brasil, é mais comum encontrar o shiitake na sua forma desidratada, sendo necessário adicionar água quente na preparação para que ele volte a se hidratar e ficar macio. Ele tem cor marrom escura e é bastante utilizado em preparações como sopas, molhos e acompanhamento de massas.

4. Funghi secchi

O funghi secchi é qualquer cogumelo desidratado, sendo normalmente rico em potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, sódio, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Para utilizá-los na culinária, deve-se lavar os cogumelos em água e deixá-los de molho em água morna por cerca de 30 minutos para hidratar. Depois de hidratados, deve-se espremer os cogumelos para retirar o excesso de água e o líquidos escuro que restou da hidratação pode ser usado para fazer molhos.

Shiitake
Shiitake

5. Portobello ou champignon marrom

O portobello é o champignon mais maduro, tendo normalmente uma cor mais escura e um tamanho maior. Ele tem sabor suave e sua textura é parecida com a da carne, sendo bastante utilizado em pratos vegetarianos. Ele é rico em vitaminas B2 e B3, e pode ser preparado cozido, grelhado ou refogado.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de cogumelos:

NutrienteChampignonShiitakeShimejiFunghi secchi
Energia25 kcal34,5 kcal16,8 kcal284 kcal
Carboidrato4,66 g4,4 g1,7 g73 g
Proteína2,1 g3,1 g2,5 g9,25 g
Gordura0,4 g0,5 g0 g0,7 g
Fibras1,3 g3,8 g1,12 g70 g
Ferro1,24 mg0,4 mg0,1 mg5,88 mg
Fósforo104 mg0 mg0 mg184 mg

Para ajudar na dieta, veja como fazer uma salada de cogumelos para emagrecer.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...