Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tipos de cogumelo e 9 principais benefícios para a saúde

Os cogumelos possuem poucas calorias e são bastante nutritivos, podendo possuir diversos benefícios para a saúde devido à presença de vitaminas do complexo B, substâncias antioxidantes e fibras, além de ser uma excelente fonte de proteínas. Por isso, os cogumelos são muito utilizados por pessoas vegetarianas como uma das fontes de proteína quando não há consumo de carnes, por exemplo.

Assim, devido a sua composição, os cogumelos podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, prevenindo o desenvolvimento da diabetes do tipo 2, controlar os níveis de colesterol, melhorar a saúde óssea e fortalecer o sistema imune, por exemplo.

São vários os tipos de cogumelos que, devido à composição de nutrientes diferentes, pode ter benefícios diferentes, além de poderem ser consumidos de formas variados. Os tipos de cogumelos mais conhecidos e consumidos no dia a dia são o champignon, o shimeji, o shtitake, o funghi secchi e o portobello.

Champignon
Champignon

Principais benefícios dos cogumelos

Os cogumelos são ricos em vitaminas do complexo B, principalmente B2, B3 e B5, vitamina C, minerais, como selênio, cobre e potássio, além de conter beta-glucanos, que são fibras solúveis. Dessa forma, os cogumelos podem ter diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

  1. Ajuda no processo de emagrecimento, já que é uma fonte importante de proteínas, possui poucas calorias e gordura, além de serem ricos em água, fibras e minerais;
  2. Previne doença cardíacas, pois são ricos em antioxidantes, como o selênio, principalmente, além e vitaminas do complexo B, que atuam promovendo a saúde do coração. Além disso, o beta-glucano presente nos cogumelos é responsável pela regulação dos níveis de colesterol, prevenindo, por isso, a formação de placas ateromatosas e complicações cardíacas;
  3. Melhora o funcionamento do sistema imunológico, por serem ricos em nutrientes importante como vitamina do complexo B e selênio;
  4. Previne o câncer, por ser rico em antioxidantes e ter propriedades anti-inflamatórias;
  5. Previne o desenvolvimento da diabetes do tipo 2, já que o beta-glucano também atua regulando os níveis de glicose circulantes no sangue;
  6. Melhora o funcionamento do sistema digestivo, pois é rico em niacina;
  7. Melhora a saúde óssea, pois é rico em cobre, vitamina D e fósforo;
  8. Previne o desenvolvimento da anemia, pois possuem em sua composição vitamina B2 e cobre, que atuam diretamente na formação das hemácias, além de ferro, o que tem impacto direto no transporte de oxigênio para o organismo.
  9. Mantém a saúde do sistema nervoso, pois é rico em potássio, cobre, e vitamina B5, que influenciam diretamente na atividade do sistema nervoso.

Os cogumelos podem ser preparados grelhados, fritos, assados ou refogados, e podem ser incluídos em diversas receitas como saladas, massas, molhos e pizzas.

Shiitake
Shiitake

Tipos de Cogumelos

A seguir estão os 5 principais tipos de cogumelos e suas características:

1. Champignon

O champignon é o tipo mais conhecido e mais usado de cogumelo, sendo também conhecido como cogumelo paris. Esse tipo de cogumelo é rico em vitaminas B5 e B12, fósforo, cálcio e em fibras do tipo beta-glucanos, que ajudam no controle do colesterol e previnem doenças intestinais.

2. Shimeji

O shimeji é um dos cogumelos mais saborosos na culinária, e pode ser preparado de forma rápida, apenas com um refogado na manteiga ou no azeite. É rico em fósforo, magnésio, vitamina B3 e potássio, sendo um ótimo aliado no controle da pressão arterial.

3. Shiitake

No Brasil, é mais comum encontrar o shiitake na sua forma desidratada, sendo necessário adicionar água quente na preparação para que ele volte a se hidratar e ficar macio. O shiitake tem cor marrom escura e é bastante utilizado em preparações como sopas, molhos e acompanhamento de massas.

4. Funghi secchi

O funghi secchi é qualquer cogumelo desidratado, sendo normalmente rico em potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, sódio, vitaminas do complexo B e vitamina C.

Para utilizá-los na culinária, deve-se lavar os cogumelos em água e deixá-los de molho em água morna por cerca de 30 minutos para hidratar. Depois de hidratados, deve-se espremer os cogumelos para retirar o excesso de água e o líquidos escuro que restou da hidratação pode ser usado para fazer molhos.

5. Portobello ou champignon marrom

O portobello é o champignon mais maduro, tendo normalmente uma cor mais escura e um tamanho maior. Ele tem sabor suave e sua textura é parecida com a da carne, sendo bastante utilizado em pratos vegetarianos. Esse tipo de cogumelo é rico em vitaminas B2 e B3, e pode ser preparado cozido, grelhado ou refogado.

Shimeji
Shimeji

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g dos principais tipos de cogumelos:

NutrienteChampignonShiitakeShimejiFunghi secchi
Energia25 kcal34,5 kcal16,8 kcal284 kcal
Carboidrato4,66 g4,4 g1,7 g73 g
Proteína2,1 g3,1 g2,5 g9,25 g
Gordura0,4 g0,5 g0 g0,7 g
Fibras1,3 g3,8 g1,12 g70 g
Ferro1,24 mg0,4 mg0,1 mg5,88 mg
Fósforo104 mg0 mg0 mg184 mg
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem