7 benefícios do óleo de fígado de bacalhau para a saúde

Novembro 2021

O óleo de fígado de bacalhau é um suplemento alimentar rico em vitamina D, nutriente essencial para melhorar a absorção e manutenção dos níveis de cálcio no sangue, fortalecendo os ossos e prevenindo situações, como osteoporose, quedas e fraturas.

Além disso, o óleo de fígado de bacalhau também é rico em ômega 3, uma gordura saudável que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combater os radicais livres e diminuir inflamações, auxiliando na prevenção do Alzheimer, derrame e infarto. Conheça outros alimentos ricos em ômega 3.

O óleo de bacalhau é geralmente comercializado em farmácias ou lojas de produtos naturais, na forma de comprimidos ou xarope. No entanto, esse óleo deve ser usado somente sob a orientação de um médico ou nutricionista, pois a ingestão excessiva pode causar sintomas, como descamação na pele, sangramento, dor de cabeça, ou náusea.

7 benefícios do óleo de fígado de bacalhau para a saúde

Por todos os seus componentes e propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o consumo do óleo de bacalhau pode ser usado para:

1. Prevenir doenças cardiovasculares

O óleo de fígado de bacalhau tem ótimas quantidades de ômega 3, uma gordura saudável com propriedades anti-inflamatórias, promovendo o bom funcionamento das artérias e prevenindo doenças, como aterosclerose e derrame.

Além disso, o ômega 3 presente no óleo de bacalhau também possui função antioxidante, que ajuda a prevenir a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, e prevenindo infarto e insuficiência cardíaca.

2. Fortalecer os ossos

Por ser rico em vitamina D, o óleo de fígado de bacalhau ajuda a melhorar a absorção de cálcio e fósforo, que favorece o equilíbrio dos níveis destes minerais no organismo, fortalecendo os ossos e evitando a osteoporose. Veja lista com outros alimentos ricos em vitamina D.

Além disso, a vitamina D, presente em ótimas quantidades no óleo de fígado de bacalhau, participa da formação e manutenção da massa muscular, ajudando a preservar a força e evitar quedas e fraturas.

3. Prevenir envelhecimento precoce

O óleo de fígado de bacalhau é rico em vitamina A, nutriente com propriedades antioxidantes  que combatem o excesso de radicais livres, um dos responsáveis pelos danos às células da pele, prevenindo a flacidez e a formação de rugas.

Por ser rico em ômega 3, uma gordura saudável que ajuda a manter a barreira de proteção natural da pele, o óleo de fígado de bacalhau também ajuda diminuir a perda de água, promovendo a hidratação, a elasticidade e a maciez da pele.

4. Ajudar na prevenção do câncer

Por ser rico em vitamina A, D e ômega 3, nutrientes com ótima ação antioxidante, o óleo de fígado de bacalhau ajuda a combater os radicais livres, principais responsáveis pelo danos às células saudáveis, ajudando na prevenção de alguns tipos de câncer.

5. Preservar a saúde mental

O óleo de fígado de bacalhau é rico em ômega 3, uma gordura com ação antioxidante e anti-inflamatória, protegendo as células do sistema nervoso central, auxiliando no tratamento da ansiedade e depressão.

Além disso, o óleo de fígado de bacalhau contém grandes quantidades de vitamina A e ômega 3, compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que protegem as células do sistema nervoso central contra inflamações e radicais livres, ajudando a prevenir a demência e o Alzheimer.

6. Evitar a diabetes

Por conter ômega 3, vitamina A e vitamina D, nutrientes com importante ação antioxidante, o óleo de fígado de bacalhau fortalece e protege e as células do pâncreas contra os radicais livres, melhorando a ação do hormônio insulina e evitando a resistência à insulina e diabetes.

7. Auxiliar no tratamento de artrite reumatoide

O óleo de fígado de bacalhau é rico em ômega 3, nutriente com potente ação anti-inflamatória e imunomoduladora, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações, podendo, assim, auxiliar no tratamento da artrite reumatoide, uma doença inflamatória onde o corpo produz anticorpos que atacam as células saudáveis do corpo, causando inflamação nas mãos, pés, pulsos e joelhos. Entenda melhor o que é e como tratar a artrite reumatóide.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 13,6g, o que corresponde a 1 colher de sopa, de óleo de fígado de bacalhau:

Componentes

Quantidade por 13,6 g (1 colher de sopa) de óleo de fígado de bacalhau

Energia

123 calorias

Proteína

0 g

Carboidratos

0 g

Gordura

13,6 g

Vitamina A

1080 mcg

Vitamina D

34 mcg

Ômega 3

2,9 g

É importante lembrar que para se obter os benefícios com o consumo de óleo de fígado de bacalhau, é fundamental também manter uma alimentação saudável, associada a práticas regulares de exercícios físicos.

Como consumir

O óleo de fígado de bacalhau pode ser consumido na forma de cápsulas para adultos, sendo geralmente indicada a ingestão de 1000 mg por dia, preferencialmente junto das refeições.

Já o xarope de óleo de fígado de bacalhau geralmente é indicado para crianças, sendo indicada a ingestão de 1 a 2 colheres de chá diariamente com o café da manhã ou almoço.

No entanto, a dosagem e a forma de consumo desse suplemento varia de acordo com os objetivos, o estado de saúde atual e as necessidades nutricionais individuais. Por isso, é recomendado que a suplementação com o óleo de fígado de bacalhau seja feita somente sob a orientação de um médico ou nutricionista.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo de óleo de fígado de bacalhau pode causar alguns efeitos colaterais simples, como pele seca, dor de cabeça, náusea, gosto metálico, dor no estômago. Além disso, o uso desse suplemento também pode causar algumas reações mais sérias, como coceira e vermelhidão na pele, urina com coloração escura, peles e olhos amarelos ou sangramento.

Quem não pode usar

Pessoas que usam medicamentos para o controle da diabetes só devem consumir o óleo de fígado de bacalhau com o acompanhamento de um médico, pois esse suplemento pode interagir com o medicamento, causando hipoglicemia.

Além disso, os suplementos com óleo de fígado de bacalhau podem interferir na ação de medicamentos anticoagulantes, devendo, neste caso, usar o suplemento somente sob avaliação de um médico.

O óleo de fígado de bacalhau não é indicado para mulheres que amamentam ou que estejam grávidas, pois a ingestão excessiva de vitamina A pode aumentar o risco de aborto e de malformações no sistema nervoso central e coração do bebê.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • INTERNATIONAL LIFE SCIENCES INSTITUTE DO BRASIL. Funções plenamente reconhecidas dos nutrientes: vitamina D. 2018. Disponível em: <http://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2018/10/Fasc%C3%ADculo-VITAMINA-D-final-ok-autora.pdf>. Acesso em 30 Nov 2021
  • NIH OFFICE OF DIETARY SUPPLEMENTS. Omega-3 Fatty Acids: Fact Sheet for Health Professionals. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/factsheets/Omega3FattyAcids-HealthProfessional/#en29>. Acesso em 30 Nov 2021
  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE AGRICULTURAL RESEARCH SERVICE . USDA Food Composition Database. Disponível em: <https://ndb.nal.usda.gov/ndb/search/list?home=true>. Acesso em 30 Nov 2021
  • GUPTA, K, Vinay et al. The Concomitant Consumption of Cod Liver Oil Causes a Reduction in the Daily Diclofenac Sodium Usage in Rheumatoid Arthritis Patients: A Pilot Study. Journal of Clinical and Diagnostic Research. Vol.7. 7.ed; 1347–1351, 2013
  • INTERNATIONAL LIFE SCIENCES INSTITUTE DO BRASIL. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: vitamina A. 2017. Disponível em: <http://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2017/07/Fasc%C3%ADculo-VITAMINA-A.pdf>. Acesso em 30 Nov 2021
  • NHS - UK. Vitamins, supplements and nutrition in pregnancy. Disponível em: <https://www.nhs.uk/pregnancy/keeping-well/vitamins-supplements-and-nutrition/>. Acesso em 30 Nov 2021
  • CLEVELAND CLINIC. Cod Liver Oil oral capsules. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/drugs/19342-cod-liver-oil-oral-capsules>. Acesso em 30 Nov 2021
  • CHOLEWSKI, Mateusz; et al. A Comprehensive Review of Chemistry, Sources and Bioavailability of Omega-3 Fatty Acids. Nutrients. 2018 Nov; 10(11): 1662. 10. 11; 1-33, 2018
Mais sobre este assunto: