Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Coentro previne câncer e melhora a digestão

O coentro, uma erva muito utilizada como tempero de cozinha, traz benefícios para saúde como ajudar a controlar o colesterol, prevenir anemia e melhorar a digestão.

Além de poder ser utilizado para dar sabor e cheiro à preparações culinárias, o coentro também pode ser usado para incrementar saladas, sucos verdes e chás. Os seus principais benefícios são:

  1. Prevenir câncer, por ser rico em carotenoides, substâncias com alto poder antioxidantes;
  2. Proteger a pele contra o envelhecimento, por ser rico em carotenoides e reduzir os danos causados pelos raios UVB;
  3. Ajudar a controlar o colesterol, pois possui gorduras insaturadas e vitamina C, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL);
  4. Melhorar a digestão, pois regula o funcionamento do fígado e ajuda a combater infecções intestinais;
  5. Ajudar a controlar a pressão arterial, por ser rico em cálcio, nutriente que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e baixar a pressão;
  6. Ajudar a desintoxicar e eliminar metais pesados do organismo, como o mercúrio, alumínio e chumbo. Veja mais aqui;
  7. Prevenir anemia, por ser rico em ferro;
  8. Combater infecções intestinais, pois seu óleo essencial tem propriedades antimicrobianas e seus nutrientes ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Coentro previne câncer e melhora a digestão

Além disso, utilizar o coentro na preparação de carnes faz com que ocorra uma redução na produção de aminas heterocíclicas, substâncias que são formadas durante o cozimento e que, quando consumidas em excesso, aumentam o risco de câncer. 

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de coentro.

 Coentro cruCoentro desidratado
Energia28 kcal309 kcal
Carboidrato1,8 g48 g
Proteína2,4 g20,9 g
Gordura0,6 g10,4 g
Fibras2,9 g37,3 g
Cálcio98 mg784 mg
Magnésio26 mg393 mg
Ferro1,9 mg81,4 mg

O coentro pode ser consumido fresco ou desidratado, podendo ser adicionado como tempero culinário, em sucos, saladas e chás.

Como plantar

O Coentro pode ser cultivado durante o ano todo, crescendo facilmente em pequenos vasos dentro ou fora de casa, mas sempre em locais que recebam bastante luz do sol.

Para plantar, deve-se ter um solo rico em nutrientes e úmido, onde coloca-se as sementes do coentro a uma profundidade de cerca de 1,5 cm, distantes umas das outras pelo menos 3 cm.

As sementes devem ser regadas com frequência e costumam germinar após cerca de 1 a 2 semanas. Quando a planta estiver com 15 cm, já pode-se colher suas folhas semanalmente, e a planta já não irá precisar mais de tanta água, apenas de solo úmido.

Coentro previne câncer e melhora a digestão

Como usar

Além de ser usado como erva fresca ou desidratada, o coentro também pode ser utilizado na forma de chá e óleo essencial.

Chá de coentro

O chá de coentro pode ser usado para melhorar a digestão, combater gases intestinais e aliviar enxaqueca, devendo ser preparado na proporção de 1 colher de sopa das sementes para cada 500 ml de água.

Deve-se adicionar as sementes em água e levar ao fogo. Após levantar fervura, esperar 2 minutos e desligar o fogo, deixando a mistura descansar por mais 10 minutos. Coar e beber morno ou gelado. Veja Como utilizar o coentro para evitar gases.

Óleo essencial

O óleo essencial de coentro é fabricado a partir das sementes da planta, sendo utilizado para melhorar a digestão, dar sabor a bebidas e aromatizar perfumes.

Receita de Molho de Coentro

Este molho pode ser usado para acompanhar carnes vermelhas e churrascos.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de coentro grosseiramente picado 
  • 1 dente de alho 
  • 2 colheres de sopa de suco de limão 
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem 
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • ½ xícara de chá de água
  • ¼ de xícara de castanha de caju

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador até que vire uma pasta uniforme.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...