8 benefícios do coentro para a saúde (e como usar)

Agosto 2021

O coentro é uma planta aromática rica em compostos fenólicos, como carotenoides, taninos, flavonoides e saponinas que promovem benefícios para a saúde, como controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue, evitando doenças como infarto e diabetes. Além disso, o coentro tem altas quantidades de potássio, o que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, controlando a pressão alta.

Por ter boa concentração de vitamina C e vitamina A, o coentro também favorece o combate aos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico, prevenindo o envelhecimento precoce e mantendo a hidratação e a firmeza da pele.

As folhas e sementes de coentro podem ser encontradas em supermercados e feiras, sendo usadas como tempero em saladas, massas, ensopados, sucos, chás e como base para o tempero curry.

8 benefícios do coentro para a saúde (e como usar)

Os principais benefícios do coentro para a saúde incluem:

1. Prevenir alguns tipos de câncer

O coentro é rico em carotenoides, taninos e flavonoides, compostos com alto poder antioxidante que impedem a ação dos radicais livres no organismo, podendo prevenir alguns tipos de câncer como os de mama, pulmão e próstata.

2. Manter a saúde da pele

Por ser rico em antioxidantes que diminuem os danos causados pelos raios ultravioletas do sol, o coentro ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, diminuindo as rugas e a flacidez. Além disso, por proteger as células contra os radicais livres, o coentro ajuda a evitar o câncer de pele.

3. Diminuir o colesterol e triglicerídeos

Por ter boas quantidades de gorduras saudáveis, como o ácido graxo oleico, palmítico e esteárico, além de antioxidantes como a vitamina C, o coentro promove a redução dos níveis do colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue, evitando a formação de placas de gordura nas artérias e veias.

Além disso, o centro também favorece o aumento do colesterol “bom”, o HDL, protegendo o organismo contra doenças como infarto, derrame e aterosclerose.

4. Melhorar a digestão

O coentro tem potente ação anti-inflamatória e hepatoprotetora, o que protege e melhora a função do fígado, melhorando a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes.

5. Controlar a pressão alta

O coentro é rico em potássio, um importante mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, controlando a pressão alta. Além disso, a planta também é rica em cálcio, que ajuda a relaxar as artérias, facilitando a circulação sanguínea.

6. Prevenir a diabetes

Por conter propriedades antioxidantes, o coentro pode fortalecer o pâncreas, melhorando a ação da insulina, hormônio responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue.

Alguns estudos [1, 2] mostraram que o consumo do coentro é capaz de equilibrar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.

7. Ajudar a desintoxicar o fígado

O coentro tem um potente efeito antioxidante que ajuda a desintoxicar o fígado, pois facilita a eliminação de toxinas e metais tóxicos, como o mercúrio, pelo organismo. Veja como fazer uma dieta para desintoxicar o fígado.

8. Equilibrar o intestino

O óleo essencial do coentro tem propriedades antimicrobianas que combatem o excesso de bactérias ruins do intestino e equilibram a flora intestinal, prevenindo infecções e diarreias. Além disso, o coentro também auxilia no combate à prisão de ventre, pois a planta estimula os movimentos naturais do intestino, ajudando na eliminação das fezes.

Informação nutricional do coentro

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de coentro:

Componentes

Coentro cru

Coentro desidratado

Energia

28 Kcal

309 Kcal

Carboidrato

1,8 g

48 g

Proteína

2,4 g

20,9 g

Gordura

0,6 g

10,4 g

Fibras

2,9 g

37,3 g

Cálcio

98 mg

784 mg

Magnésio

26 mg

393 mg

Ferro

1,9 mg

81,4 mg

Potássio

540 mg

3223 mg

Fósforo

36 mg

388 mg

Vitamina C

63 mg

40,8 mg

O coentro pode ser consumido fresco ou desidratado, podendo ser adicionado como tempero culinário, em sucos, saladas e chás.

Como usar

Além de ser usado como erva fresca ou desidratada em pratos com carne, peixes, saladas ou sucos, as folhas de coentro também podem ser utilizadas na forma de chá.

Já as sementes podem ser usadas frescas ou desidratadas em chás, saladas e como base do tempero curry. Além disso, as sementes também são usadas na produção de óleo essencial.

  • Chá de sementes e folhas de coentro: O chá de coentro pode ser preparado adicionando 1 colher de sopa das sementes em 500 ml de água fervente por 2 minutos, apagando o fogo e deixando a mistura descansar por mais 10 minutos, coar e servir morno. Outra opção é colocar 1 colher de sopa das folhas de coentro em 250 ml de água fervente, deixando em repouso por 5 a 10 minutos, coar e beber morno ou gelado.

  • Óleo essencial de coentro: O óleo essencial de coentro pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e algumas drogarias e é obtido a partir das sementes da planta, sendo utilizado pela indústria para prevenir a contaminação de alimentos, para dar sabor a carnes e alimentos enlatados. Além disso, nos últimos anos tem se investigado a possibilidade de usar o óleo essencial de coentro para combater infecções como dermatites e candidíase.

Receitas com coentro

Estas são algumas receitas saborosas para se aproveitar todos os benefícios do coentro:

1. Molho de coentro

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de coentro grosseiramente picado; 
  • 1 dente de alho;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 colher de chá rasa de sal;
  • ½ xícara de chá de água;
  • ¼ de xícara de castanha de caju.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta uniforme. Este molho pode ser usado para acompanhar saladas, carnes vermelhas ou churrascos.

2. Omelete de cebola e coentro

Ingredientes:

  • 6 ovos;
  • 2 colheres de sopa de coentro fresco picados;
  • 1 cebola picada;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Pimenta do reino e sal à gosto.

Modo de preparo:

Colocar os ovos em uma tigela e mexer bem com um garfo até as claras se misturarem bem com as gemas. Adicionar o restante dos ingredientes e mexer com cuidado. Aquecer uma frigideira antiaderente e colocar o azeite. Adicione a metade da omelete e deixe por 2 a 3 minutos de cada lado ou até dourar. Repetir o procedimento com a outra metade da omelete. Esperar amornar e servir com os acompanhamentos de preferência.

3. Ceviche de tilápia

8 benefícios do coentro para a saúde (e como usar)

Ingredientes:

  • 6 filés de tilápia;
  • 1 cebola roxa média;
  • 1 pimenta dedo de moça;
  • Coentro à gosto;
  • 2 limões tahiti;
  • Sal à gosto;
  • Pimenta do reino à gosto.

Modo de preparo:

Cortar as cebolas em tiras finas e colocar em água gelada por 10 minutos. Escorrer bem e reservar. Tirar as sementes da pimenta, cortar em pedaços bem pequenos e reservar. Lavar as folhas de coentro, picar e reservar. Colocar cubos de gelo dentro de uma tigela grande, colocando outra tigela menor por cima. Cortar o filé de peixe em cubos e colocar na tigela menor que está sobre o gelo. Acrescentar a cebola, a pimenta e o coentro picados ao peixe e temperar com o limão, o sal e a pimenta do reino. Levar à geladeira por uns minutos e servir.

4. Guacamole

Ingredientes:

  • 1 abacate brasileiro médio ou 4 avocados;
  • 1 tomate grande sem sementes;
  • 1 cebola média;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 1 maço de coentro;
  • Suco de 1 limão grande;
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem;
  • 1 colher e ½ de café de sal.

Modo de preparo:

Amassar o abacate com um garfo grosseiramente, deixando alguns pedaços para dar textura. Acrescentar o alho picado, o suco do limão, o sal e o azeite e misturar bem. Picar a cebola, o tomate e o coentro e acrescentar na mistura de abacate, incorporando bem os ingredientes. Servir com tortilhas, nachos ou como acompanhamento do arroz e feijão. 

Esta informação foi útil?
Atualizado por Karla S. Leal, Nutricionista - em Agosto de 2021.

Bibliografia

  • TANG, L, H, Esther et al. Antioxidant activity of Coriandrum sativum and protection against DNA damage and cancer cell migration. BMC Complementary and Alternative Medicine. Vol.13. 347.ed; 1-13, 2013
  • SAKURAI, N, Fernanda et al. Caracterização das propriedades funcionais das ervas aromáticas utilizadas em um hospital especializado em cardiopneumologia. Demetra: alimentação, Nutrição e Saúde. Vol.11. 4.ed; 1097-1113, 2016
  • MELO, F, Wyara et al. A importância nutricional e medicinal do Coriandrum sativum L.. Informativo Técnico do Semiárido. Vol.12. 2.ed; 1-7, 2018
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 16 Ago 2021
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR. Composição de Alimentos. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/search>. Acesso em 16 Ago 2021
  • PAARAKH, M, Padmaa M. Coriandrum sativum Linn- Review. Pharmacologyonline . Vol.3. 561-573, 2009
  • IQBAL, J, Muhammad et al. Coriander (Coriandrum sativum L.): Bioactive Molecules and Health Effects. Bioactive Molecules in Food . 1-37, 2017
  • JABEEN, Qaiser et al. Coriander fruit exhibits gut modulatory, blood pressure lowering and diuretic activities. Journal of Ethnopharmacology. Vol.122. 1.ed; 123-130, 2009
  • DASTGHEIB, Ladan, et al. Efficacy of Topical Coriandrum sativum Extract on Treatment of Infants with Diaper Dermatitis: A Single Blinded Non-Randomised Controlled Trial. Malaysian Journal of Medical Sciences. Vol.24. 4.ed; 97–101, 2017
  • BOGAVAC, M.; et al. Alternative treatment of vaginal infections – in vitro antimicrobial and toxic effects of Coriandrum sativum L. and Thymus vulgaris L. essential oils. Applied Microbiology. 119. 3; 697-710, 2015
Mais sobre este assunto: