Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores e piores alimentos para o fígado

Em caso de sintomas de problemas no fígado, como inchaço abdominal, dor de cabeça e dor no lado direito do abdômen é recomendado comer alimentos leves e desintoxicantes, como alcachofra, brócolis, frutas e verduras, por exemplo.

Quando o fígado não está bom, não se deve comer comidas pesadas e gordurosas, como as frituras, queijos amarelos enlatados e embutidos, não se deve tomar refrigerantes, nem consumir nenhum tipo de bebida alcoólica.

Melhores e piores alimentos para o fígado

Melhores alimentos para o fígado

Os melhores alimentos para o fígado são aqueles que melhoram o seu funcionamento e diminuem o risco de deposição de gordura nesse órgão. Assim, os melhores alimentos para o fígado são: 

  • Alcachofra, pois é capaz de diminuir a toxicidade do fígado e regular o colesterol;
  • Vegetais com folhas escuras e amargas;
  • Brócolis, já que previne o acúmulo de gordura;
  • Nozes e castanhas, já que são ricas em ômega-3 e vitamina E, diminuindo a possibilidade de deposição de gordura no fígado;
  • Azeite de oliva, pois é rico em antioxidantes, sendo capaz de controlar a produção de enzimas pelo fígado e diminuir a deposição de gordura no órgão;
  • Suco de beterraba, pois ajuda a diminuir os sintomas de inflamação no fígado e regular a produção de enzimas;
  • Frutas, verduras e legumes, já que podem ajudar a controlar a quantidade de açúcar no sangue e diminuir a absorção de gordura.

É interessante comer uma porção de fruta em cada refeição do dia e esta deve ser composta de salada e cerca de 100 gramas de carne magra grelhada, como o peito de frango, por exemplo. É importante consumir os alimentos para o fígado diariamente, seguindo a orientação do nutricionista, de preferência. Saiba como fazer a dieta para o fígado.

Além disso, a água de coco é ótima para repor os sais minerais e hidratar o organismo. Geralmente, as naturais são mais saborosas e mais nutritivas que as encontradas engarrafadas nos supermercados.

Chás para o fígado

O consumo de chás também podem ajudar a purificar o fígado, como o chá de jurubeba, o de cardo-mariano e o chá de boldo, por exemplo, que devido à presença do composto lactona, auxilia na digestão das gorduras ingeridas, além de auxiliar na digestão. Estas plantas medicinais possuem propriedades que ajudam na desintoxicação do fígado e podem ser consumidas diariamente.

Além de comer alimentos adequados e beber chás para melhorar o fígado, é importante descansar, dormindo 8 horas seguidas de sono, mas além disso deve-se evitar esforços durante o dia, tentando manter-se calmo e relaxado, para ajudar o corpo a recuperar-se o mais rápido possível. Saiba mais sobre estes tratamentos naturais em remédio caseiro para o fígado

Melhores e piores alimentos para o fígado

Piores alimentos para o fígado

Os piores alimentos para o fígado são aqueles que prejudicam o seu funcionamento, como por exemplo, frituras, alimentos ricos em gordura, temperos, molhos artificiais e carnes processadas, como presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, bacon, entre outros.

Além disso, o consumo frequente de bebidas alcoólicas pode resultar na inflamação do fígado, prejudicando o seu funcionamento.

O que fazer depois do exagero?

Para acabar com a sensação de barriga ou fígado inchado, é importante:

  • Evitar o consumo de álcool e de cafeína;
  • Evitar come frituras, alimentos gordurosos e doces
  • Beber bastante água;
  • Beber chás com propriedades de detoxificação;
  • Comer frutas;
  • Ingerir alimentos leves e desintoxicantes, como maçã, beterraba e limão;
  • Evitar comer muito carboidrato.

É importante, também, realizar atividades físicas para melhorar o bem-estar e a sensação de inchaço.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar