Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 benefícios da aveia para a saúde

A aveia é um dos cereais mais saudáveis, pois, além de não conter glúten, é uma fonte importante de várias vitaminas, minerais, fibras e antioxidates essenciais para uma vida saudável, o que a torna num superalimento.

Além de super saudável, a aveia pode ser incluida em quase todos os tipos de dietas, mesmo em casos de diabetes, uma vez que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Ajuda também a reduzir os níveis de colesterol, protege o coração e ainda estimula o sistema imune.

5 benefícios da aveia para a saúde

1. Reduz o colesterol ruim

A aveia é rica num tipo específico de fibra, conhecida como beta-glucana, que diminui os níveis de colesterol no sangue, reduzindo também o risco de doenças cardiovasculares graves, como infarto ou AVC.

Para obter este benefício, é recomendado comer pelo menos 3 gramas de beta-glucana por dia, o que equivale a aproximadamente 150 gramas de aveia.

2. Controla os níveis de açúcar no sangue

Por ser rica em fibras, especialmente do tipo beta-glucana, a aveia é capaz de evitar picos acentuados nos níveis de açúcar no sangue. Assim, começar o dia com uma tijela de mingau de aveia, por exemplo, é uma excelente forma de controlar a diabetes e, até, evitar o seu surgimento, no caso de pré-diabéticos.

3. Ajuda a emagrecer

A aveia é uma ótima aliada para as dieta de emagrecimento, pois as suas fibras estimulam a produção de um hormônio no intestino que aumenta a sensação de saciedade, evitando que a fome surja tão frequentemente.

Assim, comer aveia ao longo do dia é uma boa estratégia para diminuir a ingestão de calorias, facilitando a perda de peso.

4. Previne o câncer de intestino

As fibras da aveia ajudam o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e o acúmulo de toxinas que podem levar ao surgimento de câncer. Além disso, a aveia ainda contém ácido fítico, uma substância que ajuda a proteger as células intestinais de mutação que podem originar tumores.

5. Reduz a pressão alta

A aveia é muito rica em antioxidantes, especialmente num tipo específico conhecido como avenantramida, que aumenta a produção de oxido nítrico no corpo. Este óxido nítrico ajuda os vasos sanguíneos a relaxar, facilitando a circualação de sangue e baixando a pressão arterial.

5 benefícios da aveia para a saúde

Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de aveia em flocos.

Quantidade por 100 g
Energia: 394 kcal
Proteína13,9 gCálcio48 mg
Carboidrato66,6 gMagnésio119 mg
Gordura8,5 gFerro4,4 mg
Fibra9,1 gZinco2,6 mg
Vitamina E1,5 mgFósforo153 mg

A aveia pode ser consumida na forma de flocos, farinha ou na granola, podendo ser adicionada no preparo de biscoitos, sopas, caldos, tortas, bolos, pães e massas.

Além disso, ela também pode ser consumida na forma de mingau e para formar a massa de alimentos como bolinhos de bacalhau e almôndegas. Veja um cardápio completo com aveia para emagrecer.

Receita de biscoito de aveia

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de aveia em flocos
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • ½ xícara de chá de margarina light derretida
  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo integral
  • ½ colher de chá de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo

Bater bem o ovo até ficar espumado. Juntar o açúcar e a margarina e mexer bem com uma colher. Acrescentar aos poucos o restante dos ingredientes, mexendo bem. Formar os biscoitos com uma colher de chá ou de sopa, de acordo com o tamanho desejado, e colocar em uma forma untada, deixando espaço entre os biscoitos. Deixar assar em forno preaquecido a 200ºC por 15 minutos ou até ficarem corados.

Confira ainda a receita de mingau de aveia que ajuda a controlar a diabetes.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...