Vermes intestinais: o que são, sintomas, transmissão e tratamento

Atualizado em março 2024

Vermes intestinais são parasitas que afetam a parede dos intestinos, como lombriga, oxiúros, tênia ou ameba, onde se aderem para se alimentar e reproduzir, causando sintomas como diarreia, dor abdominal ou coceira no ânus, principalmente à noite.

Esses parasitas podem ser helmintos ou protozoários, normalmente transmitidos através do consumo de água ou alimentos contaminados, ou por andar descalço em solo contaminado, por exemplo.

Leia também: Verminoses: o que são, sintomas, causas, transmissão e tratamento tuasaude.com/o-que-fazer-para-prevenir-verminoses

O tratamento dos vermes intestinais é feito pelo gastroenterologista, clínico geral ou pediatra, e envolve o uso de remédios antiparasitários ou vermífugos, medidas de higiene ou alterações na dieta.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de vermes intestinais

Os principais sintomas de vermes intestinais são:

  • Diarreia frequente, que pode ter sangue ou muco;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Dor abdominal;
  • Barriga inchada ou excesso de gases;
  • Cansaço excessivo ou fraqueza;
  • Coceira no ânus, principalmente à noite;
  • Corrimento vaginal ou coceira na vulva;
  • Manchas vermelhas na pele que coçam;
  • Perda de peso sem motivo aparente;

Dependendo do tipo de verme intestinal, também pode ser percebida a saída do verme inteiro ou pedaços nas fezes. 

Além disso, quando o verme afeta outros órgãos, como pulmões ou cérebro, também podem surgir tosse, dor de cabeça frequente ou convulsões. Saiba identificar todos os sintomas de vermes intestinais

É importante consultar o gastroenterologista, pediatra ou clínico geral, sempre que surgirem sintomas de vermes intestinais, para que seja identificado o tipo e iniciado o tratamento mais adequado.

Teste de sintomas

Para saber se você pode estar com vermes intestinais, selecione abaixo o que está sentindo:

  1. 1. Dor abdominal constante
  2. 2. Barriga inchada ou excesso de gases
  3. 3. Cansaço frequente sem razão aparente
  4. 4. Coceira no ânus
  5. 5. Períodos de diarreia, intercalados com prisão de ventre
  6. 6. Presença de pequenos pontos brancos nas fezes
  7. 7. Perda de peso sem razão aparente
  8. 8. Alterações do apetite, com muita ou pouca fome
  9. 9. Fezes muito escuras

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o gastroenterologista, pediatra ou clínico geral.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de vermes intestinais é feito pelo gastroenterologista, pediatra ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e de viagens.

Marque uma consulta com o gastroenterologista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar um hemograma completo, que geralmente apresenta eosinófilos altos, e exame parasitológico de fezes, para identificar o tipo de verme. Veja como é feito o exame parasitológico de fezes

Outros exames que o médico pode solicitar são raio X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para avaliar a presença do verme no cérebro ou pulmões, por exemplo.

Leia também: Como confirmar se estou com vermes intestinais: exame e teste de sintomas tuasaude.com/como-saber-se-tem-lombrigas

Como acontece a transmissão

As principais formas de transmissão de vermes intestinais são:

  • Consumo de água ou alimentos contaminados;
  • Má higienização de verduras, legumes ou frutas;
  • Levar as mãos sujas na boca;
  • Consumir alimentos crus, como peixes, carnes ou frango;
  • Viver ou viajar para regiões que não têm saneamento básico adequado;
  • Andar descalço na areia, terra ou lama. 

Essas formas de transmissão podem variar de acordo com o tipo de parasita.

Geralmente, o risco de ter vermes intestinais é maior em crianças, idosos, pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou que tenham infecção pelo HIV ou AIDS. 

Leia também: Vermes em crianças: 8 sintomas, tratamento e cuidados tuasaude.com/como-saber-se-meu-filho-esta-com-vermes

Tipos de vermes intestinais

Os principais tipos de vermes intestinais são:

1. Oxiúros

O oxiúros é um helminto da espécie Enterobius vermicularis, sendo o tipo mais comum de verme intestinal que afeta principalmente crianças, causando coceira intensa no ânus, principalmente à noite. Veja outros sintomas do oxiúros

Esse tipo de verme é transmitido através do consumo de alimentos contaminados com ovos desse parasita ou por colocar a mão suja na boca, por exemplo. 

2. Ascaridíase

A ascaridíase, também conhecida como lombriga, é causada pelo helminto Ascaris lumbricoides que pode ser transmitido através do consumo de água ou alimentos contaminados com ovos desse parasita.

Esse tipo de verme intestinal pode causar sintomas como dor ou desconforto abdominal, diarreia ou prisão de ventre, ou presença da lombriga nas fezes. Saiba como identificar os sintomas da ascaridíase.  

3. Teníase

A teníase, também conhecida como solitária, é um platelminto que pode ser transmitido através da ingestão de carne de boi ou de porco crua ou mal cozida contaminadas com larvas da Taenia solium e Taenia saginata. Entenda como ocorre a transmissão da teníase.  

A verminose causada por esse parasita pode não causar sintomas ou provocar coceira anal ou presença de pedaços do verme nas fezes. 

4. Esquistossomose

A esquistossomose é um tipo de helminto da espécie Schistosoma mansoni que pode ser transmitido através da penetração na pele de cercárias presentes em água contaminada, especialmente em locais em que há grande quantidade de caramujos.

Esse tipo de verme pode causar sintomas como vermelhidão e coceira na pele no local de entrada do parasita, inchaço da barriga, também chamado de barriga d'água ou presença de sangue nas fezes. Saiba mais sobre a transmissão e sintomas da esquistossomose

5. Ancilostomíase

A ancilostomíase, também conhecida como amarelão, é causada pelos helmintos Ancylostoma duodenale ou Necator americanus.

Esse tipo de verme intestinal pode ser transmitido por andar descalço em solo contaminado com larvas desses parasitas, causando sintomas como pele amarelada, febre, desejo por comer terra ou fezes escuras e com mau cheiro. Confira outros sintomas da ancilostomíase.

6. Giardíase

A giardíase é causada pelo protozoário Giardia lamblia transmitido através da ingestão de cistos presentes em água, alimentos ou objetos contaminados. 

Esse tipo de verminose é mais comum em crianças causando sintomas como fezes amareladas que flutuam no vaso, diarreia ou dor abdominal. Veja como identificar os sintomas da giardíase.  

7. Amebíase

A amebíase é causada pelo protozoário Entamoeba histolytica que é transmitido principalmente por meio da ingestão de cistos presentes na água ou nos alimentos contaminados com fezes. Entenda melhor como a amebíase é transmitida

Esse tipo de parasitose pode não causar sintomas, ou levar ao desenvolvimento de desconforto abdominal, diarreia, enjoo, náusea, cansaço excessivo e presença de sangue ou secreção nas fezes. 

Leia também: 7 Doenças causadas por protozoários: sintomas e tratamento tuasaude.com/protozoarios

8. Tricuríase

A tricuríase é um tipo de verme intestinal causado pelo helminto Trichuris trichiura, transmitido pelo consumo de água ou alimentos contaminados por fezes contendo ovos desse parasita.

A tricuríase causa sintomas como diarreia, dor abdominal, náuseas e perda de peso. Veja outros sintomas da tricuríase

9. Estrongiloidíase

A estrongiloidíase é causada pelo helminto intestinal Strongyloides stercoralis, transmitido pelo contato da pele com o solo contaminado com as larvas desse verme.

Esse tipo de verme intestinal pode causar sintomas como manchas vermelhas na pele no local em que as larvas penetram, diarreia, gases abdominais ou tosse seca. Saiba identificar os sintomas da estrongiloidíase.  

Como é feito o tratamento

O tratamento para vermes intestinais deve ser feito com orientação do gastroenterologista, pediatra ou clínico geral, com o objetivo de eliminar parasita e aliviar os sintomas.

Os principais tratamentos para vermes intestinais são:

1. Uso de remédios

O uso de remédios antiparasitários ou vermífugos é um dos principais tratamentos para vermes intestinais e devem ser usado com indicação do médico de acordo com o tipo de parasita.

Assim, podem ser receitados pelo médico remédios, como albendazol, mebendazol, nitazoxanida ou secnidazol, por exemplo. Veja os principais remédios para vermes

É recomendado que toda a família realize o tratamento com remédios indicado pelo médico, mesmo que não existam sintomas aparentes, pois assim é possível prevenir o contágio.

2. Dieta para vermes intestinais

A dieta para vermes intestinais tem como objetivo melhorar as deficiências nutricionais, fortalecer o sistema imunológico e ajudar a aliviar os sintomas, como diarreia, por exemplo.

Assim, a dieta deve incluir alimentos probióticos, como iogurte, Kefir ou kombucha, por exemplo, além de evitar alimentos ricos em açúcar ou gorduras, por exemplo. Confira os principais alimentos probióticos.  

Esses alimentos devem ser consumidos com a orientação do nutricionista, para complementar o tratamento com remédios indicados pelo médico.

3. Medidas de higiene

Durante o tratamento dos vermes intestinais, é importante lavar bem as mãos antes e após ir ao banheiro ou preparar comida, para evitar a transmissão do verme para outras pessoas da casa.

Além disso, é recomendado trocar diariamente os lençóis, cobertores, roupa íntima, toalhas e pijamas e lavar em água quente.

Também deve-se higienizar adequadamente as frutas, verduras e legumes, além de evitar comer alimentos crus ou mal passados para evitar a recontaminação. Saiba como higienizar os alimentos corretamente.  

Opções de tratamento natural

Algumas opções de tratamento natural para vermes intestinais, como tomar chá de cúrcuma ou chá de mastruz, podem ajudar a combater os vermes. Saiba como preparar os remédios caseiros para vermes.

No entanto, esses remédios caseiros não devem substituir o uso de remédios indicados pelo médico, mas podem ser usados para complementar o tratamento médico.

Assista o vídeo a seguir com dicas de outros remédios caseiros para vermes intestinais:

Como prevenir vermes intestinais

Para prevenir vermes intestinais é recomendado:

  • Lavar bem as mãos após usar o banheiro ou trocar fraldas de crianças ou bebês;
  • Lavar as mãos com água e sabonete neutro, limpando bem por baixo das unhas, antes de cozinhar;
  • Higienizar adequadamente frutas, verduras e legumes;
  • Cozinhar bem os alimentos, evitando comer alimentos crus ou mal passados;
  • Evitar roer unhas;
  • Evitar andar descalço, principalmente em chão com terra e lama;
  • Não beber água que não esteja devidamente filtrada ou fervida.

Além disso, deve-se consumir água própria para consumo humano, que pode ser filtrada ou fervida, e que também deve ser utilizada para lavar vasilhas. Saiba como tornar a água boa para beber.

Possíveis complicações

Os vermes intestinais podem causar complicações como desnutrição devido a má absorção de nutrientes pelos intestinos ou anemia.

Além disso, também pode ocorrer obstrução intestinal pela presença de grandes quantidades de vermes no intestino, que deve ser tratada imediatamente no hospital. Saiba identificar os sintomas de obstrução intestinal

Vídeos relacionados