Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como lavar bem frutas e verduras

Para lavar frutas e verduras corretamente, diminuindo a quantidade de agrotóxicos e de micro-organismos, deve-se fazer os seguintes passos:

  1. Lavar os alimentos em água corrente, utilizando uma bucha ou escovinha para retirar a sujeira visível a olho nu;
  2. Deixar as frutas e as verduras com casca de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou de hipoclorito de sódio durante 15 minutos;
  3. Lavar as frutas e as verduras em água potável para retirar o excesso de hipoclorito.
Como lavar bem frutas e verduras

A quantidade de produto químico deve ser respeitada porque o consumo regular deste tipo de substância pode prejudicar o aparelho digestório. O uso de produtos como alvejantes, cloro e tira-manchas é totalmente desaconselhado, e o uso de vinagre também, pois ele não consegue eliminar algumas bactérias nocivas à saúde.

Quando não usar água sanitária ou hipoclorito

A água sanitária e o hipoclorito de sódio não devem ser usados por pessoas com problemas de tireoide, pois esses produtos contêm cloro, um mineral que reduz a absorção de iodo no intestino, nutriente fundamental para o bom funcionamento da tireoide.

Higienização de frutas e verduras com Peróxido de Hidrogênio 3%

Como lavar bem frutas e verduras

Uma solução alternativa e mais saudável para a lavagem de frutas e legumes é o uso de Peróxido de Hidrogênio a 3%, que pode ser feito em farmácias de manipulação e utilizado por todas as pessoas, incluindo casos de problemas na tireoide e gravidez.

Para usá-lo, deve-se diluir 1 colher de sopa do produto para cada 1 litro de água, deixando os vegetais de molho por 15 minutos. Após esse tempo, deve-se lavar os vegetais em água corrente para retirar o excesso do produto e armazenar os alimentos na geladeira.

É importante lembrar que consumir alimentos crus que não sejam devidamente lavados pode ser perigoso para a saúde devido à quantidade de micro-organismos nocivos e de agrotóxicos presentes nos vegetais, podendo causar problemas como dor de barriga, diarreia, febre e mal estar. Veja as 3 doenças causadas por alimentos contaminados.

Porque o vinagre não é uma boa opção

O vinagre não é uma boa opção para higienizar os alimentos porque ele não mata os micro-organismos, ele apenas ajuda a soltar a terra, as larvas e os insetos que ficam presos aos legumes.

Para usar o vinagre desta forma, deve-se diluir 2 colheres de sopa de vinagre para cada 1 litro de água, e deixar as frutas e verduras de molho por 30 minutos. Após esse período, deve-se lavar novamente os vegetais em água corrente antes de guardá-los na geladeira.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...