Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tricuríase: o que é, sintomas e tratamento

A tricuríase é uma doença infecciosa causada pelo parasita Trichuris trichiura cuja infecção acontece por meio do consumo de água ou alimentos contaminados por fezes contendo ovos desse parasita. A infecção por esse parasita dá origem a sintomas intestinais, como diarreia, dor abdominal, náuseas e perda de peso, por exemplo.

É importante que a tricuríase seja identificada e tratada rapidamente para evitar a evolução da doença e surgimento de complicações, como o prolapso retal, por exemplo.

O diagnóstico é feito por meio do exame de fezes e o tratamento pode ser indicado conforme a quantidade de parasitas no intestino e gravidade dos sintomas, sendo normalmente indicado pelo médico o uso de Albendazol ou Mebendazol.

Tricuríase: o que é, sintomas e tratamento

Principais sintomas

A maioria dos casos de tricuríase são assintomáticos, no entanto quando a quantidade de parasitas é muito alta podem surgir alguns sintomas, como por exemplo:

  • Diarreia;
  • Dor ou desconforto ao defecar;
  • Vontade frequente para defecar;
  • Náuseas e vômitos;
  • Perda de peso sem razão aparente, devido à má absorção causada pela presença do parasita na parede do intestino;
  • Anemia ferropriva;
  • Dor de cabeça constante.

Além disso, em casos mais graves pode haver prolapso retal, em que parte do intestino passa para fora do ânus, sendo essa complicação grave mais frequente em crianças. Saiba mais sobre o prolapso retal.

Como é feito o diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da tricuríase é feito a partir da identificação dos ovos de Trichuris trichiura nas fezes, sendo também levado em consideração os sintomas apresentados pela pessoa. Caso seja verificada a presença de vários ovos no exame parasitológico de fezes, pode ser indicado pelo médico a realização de endoscopia para que o intestino possa ser avaliado e, assim, ser possível verificar a presença dos vermes adultos aderidos da parede do intestino.

O tratamento para tricuríase é indicado quando a pessoa apresenta sintomas, sendo indicado pelo médico o uso de remédios antiparasitários, como o Albendazol ou Mebendazol, que devem ser usados conforme a orientação do médico.

Remédios naturais

Assista no vídeo a seguir algumas opções de remédios caseiros para vermes e como se proteger deles:

Sintomas e remédios para acabar com VERMES

553 mil visualizações

Ciclo de vida do Trichuris trichiura

Tricuríase: o que é, sintomas e tratamento

O ciclo do Trichuris trichiura tem início quando os ovos desse parasita são liberados nas fezes para o ambiente. No solo, os ovos passam por um processo de maturação, até que se tornam infectantes. Esses ovos maduros podem ser ingeridos pelas pessoas através do consumo de água e alimentos contaminados e eclodem no intestino, onde sofrem processo de maturação e diferenciação entre macho e fêmea, que reproduzem-se e dão origem a novos ovos.

Os vermes adultos são cilíndricos e medem cerca de 4 cm, sendo a fêmea maior que o macho. Na fase adulta, esse parasita fica aderido à mucosa do intestino, não sendo eliminado nas fezes. Além disso, cada fêmea adulta é capaz de produzir cerca de 70 ovos por dia, que são eliminados nas fezes. Por isso, é importante que a infecção pelo Trichuris trichiura seja identificada rapidamente e o tratamento iniciado logo em seguida para evitar que surjam mais vermes adultos e agravo dos sintomas.

Como se proteger da infecção

A prevenção da tricuríase pode ser feita através de medidas básicas de higiene como lavar as mãos antes de preparar refeições, antes de comer, e sempre antes e depois de ir ao banheiro, além de ser recomendado evitar molhar-se em água que possa estar contaminada. Confira algumas medidas para prevenir verminoses.


Bibliografia

  • NEVES, David P. Parasitologia Humana. 12 ed. Atheneu, 311-320.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem