Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a tricuríase e como tratar

A tricuríase é uma infecção intestinal causada pelo verme Trichocephatus trichiurus, que, normalmente, consegue chegar no corpo através da ingestão de água ou comida contaminada com fezes que contenham o verme. 

Embora a infecção com este verme seja mais comum em crianças, por brincarem em locais com terra ou areia suja, também pode acontecer em adultos, gerando sintomas como diarreia, náuseas frequentes ou desconforto abdominal.

A tricuríase é facilmente curada com o uso de remédios vermífugos, receitados pelo clínico geral ou gastroenterologista, sendo, por isso, aconselhado consultar um médico sempre que existe algum tipo de desconforto abdominal que demore mais de 1 semana para desaparecer.

O que é a tricuríase e como tratar

Principais sintomas

Alguns dos sintomas mais característicos de uma tricuríase são:

  • Diarreia;
  • Dor ou desconforto ao defecar;
  • Vontade frequente para defecar;
  • Náuseas e vômitos;
  • Perda de peso sem razão aparente;
  • Dor de cabeça constante.

Em alguns casos, a infecção é muito leve e, por isso, pode não haver sintomas. No entanto, também existem casos de infecções severas, nas quais pode surgir sangue nas fezes e até prolapso anal, que é quando uma parte do intestino passa para fora do ânus. Nestes casos, é aconselho ir imediatamente ao pronto-socorro para evitar complicações.

Como confirmar o diagnóstico

Muitas vezes, a tricuríase pode ser diagnosticada através dos sintomas, no entanto, o médico também pode pedir um exame de fezes para saber qual o verme específico que está provocando a infecção, de forma a escolher o remédio mais adequado.

Como é feito o tratamento

A forma de tratamento mais eficaz para eliminar o verme Trichocephatus trichiurus consiste na ingestão de remédios vermífugos, como Albendazol ou Mebendazol, que são capazes de eliminar as larvas e todos os ovos depositados na fezes.

Para fazer o efeito adequado, estes medicamentos devem ser feitos durante 3 dias, porém, se os sintomas continuarem, deve-se consultar novamente o médico para se fazer novo exame de fezes e avaliar se os vermes foram eliminados.

Ciclo de vida do verme da tricuríase

O que é a tricuríase e como tratar

O ciclo do verme Trichocephatus trichiurus começa quando os ovos do vermes são liberados nas fezes e conseguem contaminar o solo. Quando isso acontece, os ovos ficam inativos por 15 a 30 dias e podem facilmente ficar colados em alimentos que depois são ingeridos.

Após serem ingeridos com os alimentos, os ovos do verme chocam no intestino, onde liberam larvas que continuam crescendo até atingir a fase adulta, com cerca de 4 cm. Durante esta fase, o verme é capaz de se fixar nas paredes do intestino até cerca de 1 ano, não sendo eliminado pela passagem das fezes. Cada fêmea adulta produz até 70 ovos por dia, que são eliminados nas fezes e podem contaminar alimentos e outras pessoas.

Outros animais capazes de transportar este tipo de larvas e contribuir para a infecção são os cães e gatos, sendo por isso muito importante fazer a desparasitação adequada dos animais domésticos e evitar lavar os locais com fezes sem luvas, por exemplo.

Como se proteger da infecção

A prevenção da tricuríase pode ser feita através de medidas básicas de higiene como lavar as mãos antes de preparar refeições, antes de comer, e sempre antes e depois de ir ao banheiro. É recomendado ainda não andar descalço e evitar molhar-se em água que possa estar contaminada.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...