Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se está com vermes

Para fazer o diagnóstico da presença de vermes intestinais deve-se fazer o exame parasitológico de fezes, que detecta a presença de ovos ou larvas de qualquer tipo de verme, como os causam teníase ou ascaridíase, também conhecido como lombriga.

No entanto, quando os sintomas de vermes intestinais estão presentes, mas o primeiro exame de fezes dá negativo, é necessário repetir o exame, pois o resultado final só é considerado negativo após 3 exames com resultados negativos, feitos em dias diferentes.

Como fazer o exame de fezes

Para fazer o exame, deve-se coletar uma ou mais amostras de fezes em casa, de preferência pela manhã e dando um intervalo de 2 ou 3 dias entre as coletas. Nestes casos ou quando não se pode levar as fezes logo para o laboratório, deve-se colocá-las na geladeira por até 12h ou pedir no laboratório potinhos de coleta com um líquido especial dentro, que serve para preservar as fezes por mais tempo.

Como saber se está com vermes

É importante lembrar que deve-se evitar o consumo de carnes vermelhas ou mal passadas no dia anterior ao exame e que não é permitido tomar medicamentos que afetem o funcionamento do intestino nos 7 dias anteriores à coleta das fezes, como laxantes, antibióticos, anti-inflamatório, antiparasitários e remédios contra diarreia.

Uma boa dica é evacuar sobre um papel ou recipiente limpo e utilizar a colher de coleta do kit para transferir as fezes para o frasco. Em geral, a quantidade necessária para cada amostra é de ½ colher de sopa de fezes.

Tipos de vermes

Os principais tipos de vermes que afetam o intestino são protozoários, como os que causam amebíase e giardíase, e helmintos, como os que causam ascaridíase, esquistossomose e teníase. Veja os Sintomas e tratamento da Giardíase.

Normalmente esses vermes provocam sintomas como dor abdominal, inchaço, coceira no ânus, diarreia intercalada com prisão de ventre, cansaço e fraqueza muscular. Além disso, em alguns casos também é possível visualizar os vermes nas fezes ou no papel higiênico.

Tratamento

O tratamento para vermes é feito com o uso de remédios que combatem as larvas dos vermes, como Albendazol e Mebendazol, que devem ser tomados de acordo com orientação médica.

No entanto, esses medicamentos não combatem os ovos dos vermes, sendo necessário ter cuidados de higiene para evitar a reincidência do problema, como lavar frequentemente as mãos, não dividir toalha e roupas íntimas com outras pessoas e não colocar os dedos na boca. Veja mais dicas em Tratamento para vermes.

Veja como tratar os vermes naturalmente neste vídeo:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...