Como confirmar se estou com vermes intestinais

Para se saber se realmente se está com vermes intestinais é muito importante consultar um clínico geral, de forma a avaliar os sintomas e fazer exames laboratoriais capazes de identificar a presença de cistos, ovos ou larvas dos parasitas.

É importante que o resultado dos exames seja bem avaliado pelo médico, especialmente quando existem sintomas. Isso porque, se o resultado dos exames for negativo, o médico pode aconselhar a repetir os exames mais 2 vezes. Na maioria das vezes, o resultado negativo só é confirmado quando são verificados 3 exames negativos em dias diferentes.

Como confirmar se estou com vermes intestinais

Qual o exame mais utilizado

O principal exame utilizado para diagnosticar a presença de vermes intestinais é o exame parasitológico de fezes, conhecido popularmente por "exame de fezes", que avalia a presença de ovos ou cistos de parasitas nas fezes. Para fazer o exame, deve-se coletar uma ou mais amostras de fezes em casa, de preferência pela manhã e dando um intervalo de 2 ou 3 dias entre as coletas. As coletas devem ser guardadas na geladeira por até 12 horas ou dentro de potinhos de coleta com um líquido especial dentro, que serve para preservar as fezes por mais tempo.

Veja como é feito o exame de fezes e como coletar em casa.

Em alguns casos o diagnóstico é difícil devido à baixa carga parasitária e, por isso, é preciso que sejam feitas mais coletas e exames para que o diagnóstico seja feito corretamente, principalmente se houver sinais e sintomas indicativos de infecção intestinal por vermes.

Confira no vídeo a seguir algumas dicas para a coleta das fezes para o exame:

Principais vermes identificados no exame

Os principais vermes responsáveis por infecções intestinais são os protozoários e os helmintos, cujos cistos e ovos podem ser facilmente identificados no exame de fezes. Dentre os principais parasitas intestinais estão:

  • Protozoários: responsáveis pela amebíase e giardíase;
  • Helmintos: que provocam teníase, ascaridíase e ancilostomíase, também chamada de amarelão.

Normalmente estes vermes provocam sintomas como dor abdominal, inchaço, coceira no ânus, diarreia intercalada com prisão de ventre, cansaço e fraqueza muscular. Saiba reconhecer os sintomas de vermes.

Como deve ser o tratamento

O tratamento para vermes deve ser feito de acordo com a orientação do médico e tem como objetivo a eliminação do verme adulto, sendo na maioria das vezes recomendado o uso de Metronidazol, Albendazol e Mebendazol de acordo com o verme responsável pela infecção.

Esses medicamentos, porém, não combatem os ovos dos vermes, sendo necessário ter cuidados de higiene para evitar a reincidência do problema, como lavar frequentemente as mãos, não dividir toalha e roupas íntimas com outras pessoas e não colocar os dedos na boca. Entenda como deve ser o tratamento para vermes.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • NEVES, David P. Parasitologia Humana. 12 ed. Editora Atheneu, 508-512.
Mais sobre este assunto: