Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba como se pega Esquistossomose e seu ciclo

A esquistossomose, também chamada de barriga d'água é uma doença causada por parasitas que vivem em água doce como rios ou lagos, muito frequente em regiões tropicais, onde não há saneamento básico.

A esquistossomose mansônica tem como agente causador o Schistosoma mansoni, que penetra através da pele, ao entrar em contato com água contaminada, causando sintomas como barriga inchada e volumosa

Sinais e sintomas da esquistossomose

Saiba como se pega Esquistossomose e seu ciclo

Os sinais e sintomas da esquistossomose manifestam-se em duas fases diferentes:

  • 1ª fase: vermelhidão e coceira na pele, febre, fraqueza, tosse e dores musculares. Pode haver enjoo, vômito, diarreia ou prisão de ventre;
  • 2ª fase: sangue na urina, diarreia com sangue, vômitos com sangue, cãibras, dor abdominal e aumento do abdômen chamada de barriga-d’água.

O diagnóstico pode ser feito através do exame de fezes de 3 dias diferentes, com tempo máximo de 10 dias entre a primeira e a última coleta das fezes. O exame de sangue pode ser solicitado para avaliar o leucograma, eosinofilia e as enzimas do fígado ALT e AST. Mas além disso, o ultrassom abdominal também pode ser útil para avaliar o funcionamento do fígado e do baço.

Como é o ciclo de transmissão 

Basicamente a contaminação ocorre através da pele, quando a pessoa entra em contato com água contaminada. Por isso, agricultores, pescadores, mulheres e crianças são mais vulneráveis a ter esta doença após pescar, lavar roupa ou tomar banho em água poluídas.

O ciclo de vida da esquistossomose ocorre da seguinte forma:

  1. As fezes de uma pessoa com esquistossomose contém pequenos ovos dos parasitas que infestam águas doces;
  2. Os ovos eclodem na água liberando minúsculos miracídios que penetram nos caramujos;
  3. Quando estão dentro dos caramujos, estes se desenvolvem e formam cercárias que são liberadas para a água novamente;
  4. Esta cercária presente na água poluída consegue penetrar na pele humana e chega ao sangue;
  5. A cercária instala-se no fígado, onde cresce se torna um verme adulto;
  6. Este verme vai para o intestino e para a bexiga e libera seus ovos através das fezes e da urina.

Por isso, nos locais onde não há saneamento básico é comum que várias pessoas da mesma comunidade estejam contaminadas com a esquistossomose mas o caramujo tem parte fundamental no ciclo da doença. Assim, para quebrar este ciclo e impedir que outras pessoas fiquem contaminadas deve-se evitar o contato com águas poluídas e eliminar os caramujos.

Como é feito o tratamento

O tratamento geralmente é feito com remédios antiparasitários como Praziquantel e Oxaminiquine por exemplo, durante 1 ou 2 dias, que mata e elimina os vermes intestinais. Podem ser usadas pomadas corticosteroides para aliviar a coceira na pele, sendo útil também ficar de repouso, manter a boa hidratação ingerindo água e os remédios analgésicos e para baixar a febre e as cólicas também podem ser indicados. 

Estes remédios não devem ser usados na gravidez e se a mulher estiver amamentando deverá ficar sem amamentar durante 3 dias após a toma desses medicamentos porque passam pelo leite materno.

Veja como complementar o tratamento indicado pelo médico: Remédio caseiro para barriga d'água.

Nas pessoas que desenvolvem a fase crônica quando o fígado, baço e intestinos estão gravemente afetados devido a presença do parasita podem ser usados remédios para controlar a diarreia e a escleroterapia das varizes do esôfago e o uso de betabloqueadores são importantes. 

Esquistossomose tem cura

A esquistossomose tem cura quando o tratamento, que é feito com remédios antiparasitários, é logo instituído. Nos casos em que o tratamento não é feito o mais cedo possível, o parasita pode causar graves complicações como sangue na urina, nas fezes e no vômitos, aumento do fígado, anemia e até mesmo atraso no desenvolvimento da criança. Por isso em caso de suspeita de que a pessoa está com vermes deve-se iniciar a toma dos remédios o mais rápido possível.

Para saber se realmente a pessoa ficou curada o médico pode solicitar que seja feito um novo exame de fezes na 6ª e na 12ª semana depois de ter iniciado o tratamento. Em alguns casos, para não haver dúvidas o médico solicita uma biópsia retal 6 meses depois do início do tratamento. 

Após a pessoa ser curada da esquistossomose ela pode voltar a se contaminar com este parasita se entrar em contato com águas contaminadas.

Como evitar ser contaminado

A prevenção pode ser feita através de medidas básicas de higiene como:

  • Evitar o contato com a água das chuvas e enchentes;
  • Não andar descalço na rua, na terra ou em riachos de água doce;
  • Beber somente água potável, filtrada ou fervida.

Estes cuidados devem ser feitos principalmente nos lugares onde não há saneamento adequado e o esgoto corre à céu aberto.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...