Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tornar a água boa para beber

A forma mais eficaz de tornar a água potável é a utilização de filtro ou purificação, entretanto, em caso de impossibilidade desses métodos, existem outras maneiras de retirar impurezas e tornar a água potável, como a fervura e o uso de hipoclorito de sódio.

Saber como tornar a água boa para beber é fundamental para a saúde, pois a água pode estar contaminada com bactérias e impurezas que podem causar doenças como gastroenterite e leptospirose.

Assim, as formas mais eficazes de tornar a água adequada para beber, são:

1. Filtros e purificadores de água

Filtro de barroFiltro de barro
Filtro de torneiraFiltro de torneira

Os filtros de água, geralmente, são os produtos mais simples e funcionam a partir de uma vela central que retém impurezas. Os filtros são capazes de eliminar a sujeira da água e uma das suas vantagens é que eles não precisam utilizar energia elétrica, além de terem um preço mais acessível, quando comparados com os purificadores de água. O filtro de plástico ou inox usa uma vela para filtrar a água e impedir a passagem de impurezas, já o filtro de barro usa o quartzo e a dolomina, que formam uma espécie de peneira para retirar as impurezas.

Já no purificador de água, além do elemento filtrante central, existem outras câmaras de purificação e tecnologias especiais, como bombas ou lâmpadas ultra-violeta e, por isto, além de filtrar a água, é capaz de matar as bactérias. 

Qualquer que seja o filtro ou o purificador, é muito importante verificar o selo de certificação do Inmetro, que é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, para se certificar que o filtro ou o purificador é eficaz para tornar a água boa para consumo.

2. Desinfecção

A desinfecção é uma forma de eliminar as bactérias da água e torná-la potável, diminuindo riscos para a saúde. As principais formas são:

  • Hipoclorito de sódio: é ótimo para desinfectar a água e torná-la segura para beber, e é facilmente encontrado na água sanitária, que contém entre 2 e 2,5% de hipoclorito de sódio. Deve-se usar apenas 2 gotas para purificar 1 litro de água, e deixar agir por 15 a 30 minutos antes de beber. 
  • Hidrosteril: uma alternativa ao hipoclorito de sódio é o hidrosteril, que também tem ação bactericida, mas é mais prático porque também tem embalagens de 50ml e conta-gotas. Para tornar a água boa para beber, devem ser colocadas 2 gotas do produto em 1 litro de água, e esperar agir por 15 minutos. 
  • Pastilhas: são práticas para purificação de água, pois é fácil de carregar em bolsas ou mochilas, e basta acrescentar 1 tablete em 1 litro de água e esperar agir por 15 a 30 minutos. Alguns exemplos mais encontrados são o Clor-in ou Aquatabs. 
  • Iodo: é facilmente encontrado em farmácias, e é uma outra opção para desinfectar a água, sendo necessário, também, 2 gotas para cada litro de água, e deixar agir por 20 a 30 minutos. Seu uso não é indicado para mulheres grávidas, pessoas com doenças da tireóide ou que usem medicamentos à base de lítio, pois pode ser prejudicial, nestes casos. 

Os métodos para desinfectar ou eliminar bactérias, apesar de serem úteis para deixar a água potável não eliminam certas impurezas, como metais pesados ou chumbo, e, por isto, devem ser usados apenas quando não houver filtros ou purificadores disponíveis. 

Como tornar a água boa para beber

3. Fervura

Ferver a água é um método muito seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os microorganismos foram eliminados, é recomendado ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.

A água fervida pode ficar com um sabor desagradável e, para fazer este gosto desaparecer, pode-se pôr uma rodela de limão enquanto ela esfria ou arejar a água, o que pode ser feito trocando-a várias vezes de recipiente.

4. Outros métodos

Além da filtração, purificação, desinfecção e fervura, existem, ainda, outras alternativas para retirada de impurezas da água, como:

  • Exposição solar da água, em uma garrafa PET ou recipiente de plástico, e deixar por 6 horas debaixo de sol;
  • Decantação consiste em deixar a água parada em um recipiente por muitas horas, o que permite que a sujeira mais pesada se deposite no fundo. Quanto mais tempo parada, maior será a limpeza.
  • Filtro caseiro, que é possível fazer com o uso de uma garrafa pet, lã acrílica, cascalho fino, carvão ativado, areia e cascalho grosso. Deve-se intercalar uma camada de lã acrílica com os outros ingredientes, na ordem citada. Em seguida, basta matar as bactérias com algum dos métodos de desinfecção. 

Estes métodos não são tão eficazes quanto os que foram citados anteriormente, mas podem ser úteis em locais inóspitos ou em que não há outras alternativas. Desta forma, é possível beber água, sem pôr em risco a saúde. Saiba quais podem ser as consequências de beber água contaminada.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...