Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para vermes

O tratamento para vermes deve ser  feito com o uso de remédios anti-parasitários prescritos pelo clínico geral, como Albendazol ou Mebendazol, por exemplo.

No entanto, o tratamento deve ser completado com alguns cuidados de higiene, como lavar as mãos frequentemente ou lavar a roupa da cama 2 vezes por semana, para evitar que a infecção por vermes volte a surgir ou que infecte outros membro da família.

Desta forma, todos os membros da família devem tomar os medicamentos e ter os mesmos cuidados de higiene que a pessoa infectada, evitando ficar contaminados.

Se tem dúvidas se está infectado com vermes leia: Sintomas de vermes.

1. Medicamentos para tratar vermes

Os remédios mais utilizados para eliminar os vermes são o Albendazol e o Mebendazol, que podem ser comprados na farmácia na forma de comprimidos de ingestão única ou xarope, para adultos e crianças com mais de 2 anos de idade.

Porém, os medicamentos só eliminam os vermes adultos, não sendo capazes de eliminar os ovos. Dessa forma, as medidas de higiene durante e após o tratamento devem ser mantidas por toda a família para evitar a transmissão dos ovos e nova infecção por vermes.

Este tipo de medicamento pode provocar o surgimento de alguns efeitos colaterais, como dor abdominal, barriga inchada e diarreia, especialmente quando a infecção por vermes está muito desenvolvida.

2. Cuidados de higiene para tratar vermes

Os cuidados de higiene são outra parte muito importante do tratamento, pois ajudam a evitar a transmissão dos ovos que não são eliminado pelos remédios prescritos pelo médico.

Assim os cuidados mais importantes incluem:

  • Lavar frequentemente as mãos, principalmente antes de cozinhar e após defecar;
  • Não compartilhar toalhas e escovas de dentes;
  • Manter as escovas de dentes num armário fechado e lavá-las antes de cada utilização;
  • Lavar as mãos antes e após cada troca de fralda;
  • Não roer as unhas e não colocar os dedos na boca;
  • Manter as unhas curtas;
  • Cada pessoa deve ter sua toalha de banho;
  • Lavar as roupas da cama e toalhas no mínimo 1 vez por semana;
  • Limpar os quartos, o banheiro e a cozinha no mínimo 1 vez por semana.

Estes cuidados devem ser mantidos durante 6 semanas para garantir que todos os ovos são eliminados sem que sejam transmitidos para outro membro da família.

Tratamento caseiro para vermes

O tratamento caseiro para vermes pode ser feito com o chá de jatobá, pois tem propriedades vermífugas. Para fazer o chá, basta colocar 1 colher de sopa das cascas da jatobá numa panela com 500 ml de água e deixar ferver por 15 minutos, bebendo 3 xícaras do chá por dia.

Veja outro tratamento natural para vermes em: Remédio caseiro para vermes.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora dos vermes incluem a diminuição da dor abdominal e inchaço, redução da coceira no ânus ou na região íntima da mulher, diminuição das náuseas e vômitos e ausência de vermes no papel higiênico ou fezes.

Sinais de piora

Os sinais de piora dos vermes surgem quando o indivíduo não faz o tratamento e incluem a perda de peso, aumento do volume abdominal, falta de apetite ou fezes escuras.

Veja ainda como eliminar facilmente vermes em bebês e crianças: Como saber se seu filho está com vermes.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...