Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para vermes

O tratamento para vermes deve ser feito com o uso de remédios anti-parasitários prescritos pelo clínico geral ou infectologista, como Albendazol, Mebendazol, Tinidazol ou Metronidazol de acordo com o parasita responsável pela infecção.

Além dos remédios, é importante que a pessoa tenha alguns hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente ou lavar a roupa da cama 2 vezes por semana, para evitar que a infecção por vermes volte a surgir ou que infecte outros membro da família.

Desta forma, todos os membros da família devem tomar os medicamentos e ter os mesmos cuidados de higiene que a pessoa infectada, evitando ficar contaminados.

Tratamento para vermes

1. Remédios para vermes

O uso de remédios antiparasitários é indicado pelo clínico geral ou infectologista após diagnóstico da infecção por parasitas patogênicos que causam sintomas, sendo indicados remédios de acordo com o parasita responsável pela infecção, como por exemplo:

  • Infecção por amebas e protozoários flagelados ou ciliados, como Dientamoeba fragilis, Entamoeba histolytica, Giardia lamblia e Balantidium coli, pode ser recomendado Metronidazol, Tinidazol ou Secnidazol;
  • Infecção por helmintos, como Taenia sp., Hymenolepis nana, Strongyloides stercoralis, Enterobius vermicularisAncylostoma duodenale e Ascaris lumbricoides, por ser indicado o uso de Albendazol, Mebendazol, Ivermectina, Praziquantel ou Niclosamida, de acordo com o parasita identificado.

Os remédios devem ser indicados pelo médico e usados de acordo com a sua orientação, além disso durante e após o tratamento é importante que as medidas de higiene sejam mantidas para evitar a transmissão de ovos e cistos dos parasitas.

Os remédios para vermes podem ser comprados em farmácia em dose única ou xarope para adultos e crianças dependendo da indicação do médico. Veja mais sobre os remédios para vermes.

2. Cuidados de higiene para tratar vermes

Os cuidados de higiene são outra parte muito importante do tratamento, pois ajudam a evitar a transmissão dos ovos que não são eliminado pelos remédios prescritos pelo médico. Assim os cuidados mais importantes incluem:

  • Lavar frequentemente as mãos, principalmente antes de cozinhar e após defecar;
  • Não compartilhar toalhas;
  • Lavar as mãos antes e após cada troca de fralda;
  • Não roer as unhas e não colocar os dedos na boca;
  • Manter as unhas curtas;
  • Lavar as roupas da cama e toalhas no mínimo 1 vez por semana;
  • Limpar os quartos, o banheiro e a cozinha no mínimo 1 vez por semana.

Estes cuidados são importantes todos os dias, mas principalmente há uma pessoa na família com verme que pode ser facilmente transmitido, sendo importante nesses casos manter os cuidados durante 6 semanas e realizar o tratamento de acordo com a recomendação do médico. Conheça também algumas opções de tratamento caseiro para vermes.

Sinais de melhora e piora

Os sintomas de melhora surgem quando o tratamento é realizado corretamente, de acordo com a orientação do médico, e é percebida diminuição dos sintomas apresentados, como diminuição da dor abdominal e inchaço, redução da coceira no ânus ou na região íntima, diminuição das náuseas e vômitos e ausência de vermes no papel higiênico ou fezes.

Por outro lado, quando o tratamento não é realizado ou é realizado de forma incompleta, pode ser percebidos sinais de piora, como perda de peso, aumento do volume abdominal, falta de apetite e fezes escuras.

Saiba como identificar os sintomas de vermes.

Bibliografia >

  • ZEIBIG, Elizabeth A. Clinical Parasitology. 2 ed. United States of America: Elsevier, 2013. 7.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem