Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quais são as vantagens e desvantagens de ser Vegetariano

Por ser rica em fibras, grãos, frutas e legumes, a alimentação vegetariana traz vantagens como diminuir o risco de doenças cardiovasculares, câncer e ajudar no controle do peso e do trânsito intestinal, além de proteger a vida dos animais.

No entanto, assim como toda dieta, quando a alimentação não é bem feita ou quando é muito restrita na variedade alimentar, o estilo de vida vegetariano pode trazer desvantagens como aumento do risco de problemas como anemia, osteoporose e prisão de ventre.

Saiba quais são as vantagens e desvantagens de ser Vegetariano

Veja a seguir todas as diferenças e as vantagens e desvantagens de cada tipo de vegetarianismo.

Ovolactovegetarianos

Neste tipo de dieta, são excluídos da alimentação todo o tipo de carne, peixes, mariscos e seus derivados, como hambúrguer, presunto, salsicha e linguiça. No entanto, ovos, leite e derivados são permitidos como alimentos de origem animal, aumentando a variedade da alimentação, mas também existem vegetarianos que preferem consumir apenas o leite ou apenas o ovo na dieta.

VantagensDesvantagens

Diminuição do consumo de colesterol;

Restrição da alimentação;

Diminuição do impacto ambiental e da poluição;Diminuição do consumo de ferro de alta qualidade;
Aumento do consumo de antioxidantes.---

Este é o tipo de vegetarianismo mais fácil de se seguir, pois permite consumir uma maior variedade de preparações alimentares que usam leite e ovos na receita. Veja exemplo de cardápio aqui.

Vegetarianismo estrito

Neste tipo de alimentação não são consumidos nenhum alimento que tenha origem animal, como mel, ovos, carne, peixes, leite e seus derivados.

VantagensDesvantagens

Eliminação do consumo de colesterol da dieta;

Perda do leite como fonte de cálcio da alimentação;

Proteção e combate à exploração de animais para produzir comida.Perda de fontes de vitaminas do complexo B;
---Perda de fontes de proteína de alta qualidade na dieta.

Neste tipo de vegetarianismo, os leite de vaca é substituído por leites vegetais, como de soja e de amêndoas, e o ovo é substituído por fontes de proteína vegetal, como soja, lentilha e feijão.

Veganismo

Além de não consumirem nenhum alimento que tenha origem animal, os adeptos deste estilo de vida também não usam nada que venha diretamente de animais, como lã, couro e seda, assim como não utilizam cosméticos que tenham sido testados em animais.

VantagensDesvantagens

Eliminação do consumo de colesterol da dieta;

Perda do leite como fonte de cálcio da alimentação;

Proteção e combate à exploração de animais para produzir comida, materiais e produtos de consumo.Perda de fontes de vitaminas do complexo B;
---Perda de fontes de proteína de alta qualidade na dieta.

Para cumprir o estilo de vida vegano, deve-se estar atento aos ingredientes de todo tipo de produtos, como cremes cosméticos, maquiagem, roupas, sapatos e acessórios.

Para entender melhor, veja um exemplo de cardápio da dieta vegetariana e saiba quais são os alimentos vegetais ricos em proteínas.

Crudívoros

Consomem apenas alimentos crus, estando incluídos na dieta somente legumes, frutas, nozes e grãos germinados crus.

VantagensDesvantagens

Eliminação do consumo de comidas processadas;

Redução da variedade alimentar;

Diminuição do consumo de atidivos alimentares e corantes;Aumento do risco de ter prisão de ventre;
Aumento do consumo de fibras.Diminuição da absorção de vitaminas e minerais no intestino.

Sua principal desvantagem é a redução na quantidade de proteína consumida, pois também são excluídos da dieta as leguminosas como feijão, soja, milho e ervilha, principais fontes proteicas de origem vegetal. Além disso, a variedade alimentar é muito reduzida, o que também se deve à dificuldade de encontrar alimentos frescos. Veja mais detalhes e exemplo de cardápio desta dieta aqui.

Frutívoros

Alimentam-se exclusivamente de frutos, evitando assim todas os alimentos de origem animal, as raízes e os rebentos. Sua principal característica é que além da recusa em contribuir para a exploração e morte animal, também se recusam a participar da morte das plantas.

VantagensDesvantagens

Proteção ambiental, de animais e de plantas;

Restrição máxima da alimentação, sendo difícil cumprir;

Consumo somente de alimentos naturais, evitando os processados;Perda do consumo de proteínas vegetais de qualidade;
Aumento do consumo de antioxidantes, vitaminas e minerais.Perda de vitaminas e minerais presentes em legumes e verduras;
---Diminuição do consumo de ferro e cálcio.

O ideal é que este tipo de dieta vegetariana seja acompanhada pelo médico e pelo nutricionista, pois normalmente existe a necessidade de usar suplementos alimentares de ferro, cálcio e vitamina B12. Além disso, é importante lembrar que o suplemento de vitamina B12 deve ser consumido por todos os tipos de vegetarianos, pois esta vitamina não é encontrada em alimentos de origem vegetal. Saiba Como evitar a falta de nutrientes na Dieta Vegetariana.

Alimentos que o vegetariano não deve comer

Mais sobre este assunto:


Carregando
...