Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos ricos em oxalatos

Alguns alimentos ricos em oxalatos de origem vegetal são o espinafre, a beterraba, o quiabo ou o cacau em pó, por exemplo.

Os oxalatos são substâncias encontradas em alguns alimentos que facilitam a formação de pedra nos rins. Por isso, evitar os alimentos ricos em oxalatos é importante para prevenir o aparecimento de pedra nos rins, que provoca sintomas como dor intensa nas costas e dor ao urinar, por exemplo.

Alimentos ricos em oxalatosAlimentos ricos em oxalatos
Outros alimentos ricos em oxalatosOutros alimentos ricos em oxalatos

Tabela de alimentos ricos em oxalatos

AlimentosQuantidade de oxalatos em 100 g de alimento
Espinafre cozido750 mg
Beterraba675 mg
Cacau em pó623 mg
Pimenta419 mg
Macarrão com molho de tomate269 mg
Biscoitos de soja207 mg
Nozes202 mg
Amendoim torrado187 mg
Quiabo146 mg
Chocolate117 mg
Salsinha100 mg

O ácido oxalático ou oxaláto, além de facilitar a formação de pedra nos rins, também prejudica a absorção de muitos nutrientes pelo organismo. Por isso, os alimentos citados na tabela não devem ser ingeridos em grande quantidade.

Como diminuir os oxalatos da dieta

Para diminuir a quantidade de oxalato sem excluir esses alimentos da dieta é importante consumi-los apenas depois de escaldá-los com água fervendo e dispensar a primeira água de cozimento, o que é muito importante fazer principalmente com o espinafre pois é muito rico em oxalatos.

Isto porque não se deve excluir completamente da alimentação todos os vegetais ricos em oxalato, pois são também ricos em ferro e outros nutrientes importantes para uma alimentação equilibrada.

Uma alimentação para pedra nos rins, por exemplo, deve ter uma baixa ingestão de oxalatos diária, que não deve ultrapassar 40 a 50 mg/dia, o que corresponde a não comer mais de uma colher de sopa de beterraba por dia, por exemplo.

Saiba mais sobre a alimentação para pedra nos rins com o nosso vídeo:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...