Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer a Dieta Cetogênica para emagrecer

Para fazer a dieta cetogênica, deve-se eliminar todos os alimentos ricos em carboidratos como pão e arroz, e aumentar principalmente o consumo de alimentos ricos em gorduras, mantendo também uma boa quantidade de proteínas na alimentação. Esta dieta funciona para emagrecer porque, desta forma, o organismo passa a utilizar a própria gordura como fonte de energia ao invés do carboidrato que vem da alimentação. 

Esse tipo de alimentação é indicado principalmente para controlar e prevenir convulsões e crises de epilepsia, no entanto, ela também vem sendo utilizada para acelerar a perda de peso e, em alguns casos, para o tratamento de câncer, pois as células cancerígenas se alimentam principalmente de carboidrato, que é o nutriente retirado na dieta cetogênica. Veja como fazer essa dieta para tratar a epilepsia.

Como fazer a Dieta Cetogênica para emagrecer

Como funciona

A dieta cetogênica consiste em uma redução drástica de carboidratos na alimentação, que participarão apenas de 10 a 15% das calorias diárias. Para compensar essa redução, deve-se ter um grande aumento no consumo de gorduras, representada por alimentos como abacate, coco, sementes, creme de leite, azeite, amendoim, castanhas, nozes e amêndoas. 

Além disso, quantidade de proteína também deve aumentar até constituir cerca de 30% da alimentação, sendo necessário comer carne, frango ou peixe no almoço e no jantar, e incluir ovo e queijos nos lanches.

Alimentos permitidos e proibidos

A tabela a seguir traz a lista de alimentos que pode e não se pode comer na dieta cetogênica.

PermitidosProibidos
Carnes, peixes e ovosArroz, macarrão, milho
Embutidos como presunto, linguiça e baconFeijão, soja, ervilha, grão-de-bico
Azeite, óleos, manteiga, margarinaFarinha de trigo, aveia
Queijos, creme de leite e iogurtes sem açúcarPão, torradas
Amendoim, noz, avelã, castanhaBatata
FrutasBolos, doces, biscoitos, chocolate
Legumes e verdurasAçúcar e adoçantes
Sementes como linhaça, chia, girassolAchocolatado em pó, leite
Molhos como maionese e mostardaPizza, lasanha, iogurtes com adição de açúcar

É importante lembrar que nesta dieta deve-se consumir frutas e legumes da mesma forma que em uma dieta normal, sem aumentar a quantidade. Assim, deve-se ingerir de 3 a 4 unidades de frutas por dia e legumes e verduras nas refeições do almoço e do jantar.

Cardápio da dieta Cetogênica

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio completo de 3 dias da dieta cetogênica:

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 copo de chá verde + 2 ovos fritos na manteiga + 1 fatia de queijo coalho ou minasomelete feito com 2 ovos e recheio de legumes + 1 copo de suco verde1 copo de abacate batido com iogurte natural e chia
Lanche da manhã10 castanhas de caju10 morangos + 2 col de sopa de creme de leite2 fatias de mamão + 1 col de pasta de amendoim
Almoço/Jantar200g de carne + salada verde + 3 col de sopa de abacate + azeite200 g de frango com pele + 20 castanhas de caju + salada de legumes com azeite e gergelim2 postas de peixe ao forno com legumes e azeite + molho 4 queijos
Lanche da tarde1 copo de abacate batido leite de coco ou amêndoas + 1 col de farinha de linhaça2 ovos fritos na manteiga + 1 fatia de queijo coalho ou minas2 ovos mexidos com cogumelos e chia + 1 copo de chá verde

É importante lembrar que a dieta cetogênica deve ser prescrita por um profissional nutricionista, sendo necessário um acompanhamento para prevenir problemas como queda da glicemia e aumento colesterol.

Dieta cetogênica cíclica

A dieta cetogênica cíclica ajuda a manter um bom seguimento da dieta e uma boa perda de peso, ajudando a fornecer energia para a prática de exercícios físicos.

Neste tipo, deve-se seguir o cardápio da dieta cetogênica por 5 dias consecutivos, que são seguidos por 2 dias em que é permitido consumir alimentos com carboidratos, como pão, arroz e macarrão. No entanto, alimentos como doces, sorvetes, bolos e outras produtos ricos em açúcares devem continuar fora do cardápio.

Contraindicações

A dieta cetogênica é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos, ou com histórico de problemas como insuficiência hepática ou renal, doenças cardiovasculares, AVC e pacientes em tratamento com medicamentos a base de cortisona.

Nestes casos, a dieta cetogênica deve ser autorizada pelo médico e seguida com acompanhamento de um nutricionista.

Veja um exemplo de cardápio de 3 dias em Emagrecer com dieta cetogênica.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...