Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para intolerância à lactose

A dieta para a intolerância à lactose baseia-se na diminuição do consumo ou exclusão dos alimentos que contêm lactose, como leite e seus derivados. Seguir a dieta sem lactose faz desaparecer os sintomas da intolerância à lactose como diarreia ou dores abdominais.

A intolerância à lactose é a incapacidade do indivíduo de digerir a lactose presente no leite devido à ausência da enzima lactase no intestino delgado, que tem como função transformar a lactose em dois açúcares mais simples para poder ser absorvida no intestino. Assim, a lactose chega no intestino grosso ainda inalterada, e é fermentada por bactérias, tendo como consequências a produção de gases e ocorrência de diarreia e dores abdominais.

Veja alguns dos alimentos mais ricos lactose, que deve evitar e assista este vídeo para saber o que pode e o que não pode comer:

O que comer se tem intolerância à lactose

129 mil visualizações

A exclusão dos alimentos com lactose da dieta é o melhor tratamento para o problema. Nestes casos é muito importante compensar a diminuição da ingestão de cálcio com outros alimentos ricos neste mineral, como caruru, espinafre ou tofu, por exemplo. Veja outros exemplos em: Alimentos ricos em cálcio sem leite.

Cardápio da dieta para intolerância à lactose

Na dieta para intolerância à lactose pode-se substituir o leite de vaca por bebidas vegetais como leite de aveia, arroz ou soja, assim como por sucos de frutas naturais, iogurtes de soja e presunto de peru, por exemplo.

Café da manhã1 copo de leite de arroz ou de soja, 1 pão com presunto de peru e uma maçã
Colação e lanches1 gelatina com 2 torradas ou 1 iogurte de soja com granola ou 1 pão com presunto e um suco de frutas ou uma taça de cereais com leite de aveia
Almoços e jantaresevitar os gratinados porque têm queijo e eliminar os molhos brancos pois têm leite ou creme de leite.

Além de restringir o consumo de leite, seus derivados e as receitas que são preparadas com leite ou manteiga, é importante verificar no rótulo de todos os alimentos que eles possuem lactose porque muitas bolachas, pães, molhos prontos e balas também contém lactose e por isso não devem ser consumidos em caso de intolerância à lactose.

Como o iogurte e queijo têm uma menor quantidade de lactose, pode não ser necessário excluir esses alimentos da dieta. Além disso, existem produtos lácteos no mercado que foram processados industrialmente, que não têm lactose na composição e por isso podem ser consumidos por pessoas intolerantes a este açúcar.

O que não comer na intolerância à lactose
O que não comer na intolerância à lactose

Quando é feito o diagnóstico de intolerância à lactose, deve-se excluir o leite, iogurte e queijo por 3 meses e depois experimentar comer iogurte, por exemplo, e verificar se aparece algum sintoma de intolerância à lactose como diarreia, barriga inchada ou dores abdominais. Se não aparecer nenhum sintoma é porque o iogurte pode ser consumido. Este teste também pode ser feito com o queijo.

Além da alimentação correta, existem medicamentos como Lactosil que podem ser tomados quando o indivíduo ingere algum alimento com lactose, já que contêm a enzima lactase, que degrada a lactose. Conheça outros remédios usados para a intolerância à lactose.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem