Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que comer na Gravidez para não engordar muito

A alimentação na gravidez deve rica em ferro para evitar anemia e ácido fólico para garantir uma boa formação do sistema nervoso do bebê, mas acima de tudo deve rica em frutas e verduras de origem orgânica de preferência evitando alimentos muito gordurosos como preparaçãoes fritas ou alimentos muito doces e industrializados.

Porém se a gestante tem diabetes, sobrepeso, baixo peso, hipertensão ou outro problema de saúde é indispensável o acompanhamento médico e nutricional para adaptar a alimentação na gestação.

O que comer na Gravidez para não engordar muito

O que comer na gravidez

A alimentação na gravidez tem que ser rica em cereais integrais, legumes, frutas, leite e derivados, leguminosas, peixe e carne magra, como peru e frango, dando preferência a preparações culinárias com pouca gordura, como cozidos e grelhados.

A alimentação na gestação deve incluir o consumo de peixe pelo menos duas vezes por semana, mas evitando os peixes que podem ter maior quantidade de mercúrio, como atum, cação e peixe espada, pois o mercúrio passa pela placenta podendo prejudicar o desenvolvimento neurológico do bebê.

O que evitar comer na gravidez

Alguns alimentos proibidos na gravidez são:

  • Bebidas alcoólicas - o consumo de bebidas alcoólicas na gravidez está associado ao atraso no crescimento e desenvolvimento do bebê;
  • Adoçantes artificiais que se encontram com frequência em produtos diet ou light - alguns adoçantes não são seguros, por isso, o melhor é eliminar os adoçantes da alimentação durante a gravidez.

O café e bebidas estimulantes, como coca-cola, chá preto ou verde, devem ser evitados, pois podem aumentar o risco de aborto espontâneo, sendo recomendado que não se ultrapasse uma xícara de café por dia com conhecimento médico.

A alimentação da gestante, que não está imune à toxoplasmose, não deve incluir peixe cru e carne mal passada. Sendo importante beber água filtrada ou fervida e lavar muito bem todos os alimentos que se comem crus, como frutas e verduras, e quando é possível remover a casca.

O que comer na gravidezO que comer na gravidez
O que evitar comer na gravidezO que evitar comer na gravidez

Cardápio saudável na gravidez

Este cardápio saudável na gravidez é apenas um exemplo genérico de alimentação para a gestante que não apresenta problemas de saúde.

  • Café da manhã - suco de laranja, mingau de aveia, 1 torrada de cereais integrais, 2 colheres de chá de manteiga de amendoim, um café ou chá
  • Colação - 1 fruta, cereais integrais, leite desnatado ou semidesnatado
  • Almoço - uma sande de peru com pão de centeio e legumes a gosto, como alface e tomate, salada verde com 2 colheres de chá de azeite para temperar, 1 fruta.
  • Lanche - leite desnatado ou semidesnatado, bolachas integrais.
  • Jantar - peito de galinha com batatas assadas em pouca gordura, meia xícara de cenouras e ervilhas e salada verde com duas colheres de sopa de azeite para temperar, para sobremesa 1 fruta
  • Lanche da noite - 1 iogurte desnatado e 1 fruta.

A ingestão de água numa gravidez saudável é de cerca de 9 copos de água por dia.

Segundo o Ministério da Saúde a alimentação na gravidez deve ser suficiente para um ganho de peso entre 8 a 11 Kg durante toda a gestação.

Veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...