Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode causar Artrose

A artrose, conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença reumática crônica muito comum em indivíduos com mais de 65 anos de idade, caracterizada por um desgaste e, consequentemente, deformidades e alterações na função das articulações do corpo, frequente nos joelhos, coluna, mãos e quadril.

Apesar de suas causas ainda não estarem totalmente esclarecidas, sabe-se a osteoartrose ocorre devido à associação de diversos fatores, que estão relacionados a influências da genética, avançar da idade, alterações hormonais, distúrbios do metabolismo e inflamação, e é mais comum em pessoas que fazem esforço repetitivo, sofreram lesões na articulação ou que têm sobrepeso, por exemplo.

Esta doença causa dor na articulação afetada, além de rigidez e dificuldade de movimentar este local, sendo necessário realizar o tratamento indicado pelo médico com medicamentos, fisioterapia ou, em alguns casos, cirurgia para aliviar os sintomas, já que não há uma cura definitiva. Entenda o que é a artrose e como afeta o corpo.

O que pode causar Artrose

Quais as causas

A artrose surge devido a um desequilíbrio nas células que formam a cápsula que compõe a articulação, e isto faz com que a articulação diminua e não consiga fazer corretamente o seu papel de evitar o contato entre os ossos. No entanto, porque esse processo acontece ainda não está totalmente esclarecido. Existe a suspeita de que a artrose tenha causas genéticas, mas existem alguns fatores que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver artrose, como: 

  • História familiar de artrose;
  • Idade acima de 60 anos;
  • Gênero: as mulheres tem mais chances que os homens devido a diminuição do estrogênio, que acontece na menopausa;
  • Traumatismo: Fraturas, torção ou pancada direta sobre a articulação, que pode ser acontecido há poucos meses ou anos;
  • Obesidade: devido a sobrecarga que existe sobre os joelhos quando existe excesso de peso;
  • Uso repetitivo da articulação no trabalho ou ao praticar atividade física como ter que subir escadas de forma frequente ou carregar objetos pesados nas costas ou na cabeça;
  • Excesso de flexibilidade articular, como ocorre em caso de atletas de ginástica rítmica, por exemplo;
  • Prática de exercício físico sem orientação profissional ao longo dos anos.

Quando estes fatores encontram-se presentes ocorre um processo inflamatório no local que atinge também os ossos, músculos e ligamentos da região, provocando uma degeneração e destruição progressiva da articulação.  

Como tratar 

O tratamento para artrose deve ser orientado pelo médico clínico geral, reumatologista ou geriatra, e pode incluir:

  • Uso de medicamentos que aliviam os sintomas como anti-inflamatórios, analgésicos, pomadas, suplementos alimentares ou infiltrações. Saiba quais são as opões de remédios para artrose;
  • Fisioterapia, que pode ser realizada com recursos térmicos, aparelhos e exercícios;
  • Cirurgia para retirada de parte do tecido comprometido ou para substituição da articulação por uma prótese, nos casos mais graves.

O tratamento também vai depender da gravidade da lesão que o indivíduo apresenta e das suas condições de saúde. Saiba mais sobre as principais formas de tratamento para a artrose.

Complicações 

Embora não exista cura para artrose é possível controlar os sintomas através do tratamento proposto pelo médico a fim de evitar possíveis complicações decorrentes da artrose, que incluem deformidade articular, dor intensa e limitação dos movimentos. 

O que fazer para evitar 

Para evitar a artrose é indicado seguir algumas recomendações que incluem manter o peso ideal, fortalecer os músculos das coxas e pernas, evitar o uso repetitivo das articulações, praticar exercícios de forma regular mas sempre acompanhado de um profissional de educação física ou fisioterapeuta. A terapia de reposição hormonal parece ser uma ajuda extra para certas mulheres. Consumir regularmente alimentos anti-inflamatórios, como nozes, salmão e sardinha, também é indicado


Bibliografia

  • NHS. Arthritis. 2018. Link: <www.nhs.uk>. Acesso em 27 Mai 2019
  • PEREIRA Duarte; RAMOS Elisabete; BRANCO Jaime. Osteoartrite . Acta Med Port. Vol.1. 28.ed; 99-106, 2015
  • Roberta Garcia De Rosis1 , Paulo Sérgio Massabki2 , Maisa Kairalla3. Osteoartrite: avaliação clínica e epidemiológica de pacientes idosos em instituição de longa permanência. Rev Bras Clin Med . Vol.2. 8.ed; 101-8, 2010
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem