Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode causar Artrose

A artrose é uma doença reumática crônica muito comum em indivíduos com mais de 65 anos de idade. Ela causa dor na articulação afetada, rigidez e dificuldade de movimentar este local sendo necessário realizar o tratamento com medicamentos, fisioterapia ou cirurgia para aliviar os sintomas, já que esta doença não tem uma cura definitiva. 

A artrose possui diversas causas que se relacionam entre si, a teoria mais aceite é que ela seja causada pelo processo de envelhecimento natural, mas nem todas as pessoas possuem osteoatrose e por isso é preciso que hajam outros fatores envolvidos.

O que pode causar Artrose

Principais causas da artrose

Alguns fatores que podem estar envolvidos na causa da artrose são: 

  • Uso repetitivo da articulação no trabalho ou ao praticar atividade física como ter que subir escadas de forma frequente ou carregar objetos pesados nas costas ou na cabeça;
  • Alterações hormonais que são mais frequentes após a menopausa e por isso as mulheres são mais afetadas;
  • Excesso de flexibilidade articular, como ocorre em caso de atletas de ginástica rítmica, por exemplo;
  • Traumatismo: Fraturas, torção ou pancada direta sobre a articulação, que pode ser acontecido há poucos meses ou anos;
  • Excesso de peso que aumenta a sobrecarga sobre a articulação;
  • Prática de exercício físico sem orientação profissional ao longo dos anos.

A artrose surge devido a um desequilíbrio nas células que formam a cápsula articular que é basicamente a estrutura que forma a articulação. Isso associado ao excesso de peso incidindo diretamente nessa região e fatores genéticos levam ao desenvolvimento e progressão da doença.

Na artrose a pessoa possui um comprometimento da cápsula que forma a articulação e não permite o contato direto entre os ossos dessa articulação. Assim, quando a pessoa tem artrose no joelho ocorre uma diminuição do tecido que forma da cápsula que impede que o fêmur, rótula e tíbia se toquem. Com essa diminuição os ossos ficam mais próximos e podem se tocar, causando inflamação e intensa dor, já que os ossos são tecidos vivos que são irrigados por vasos sanguíneos e nervos que sinalizam a dor. 

Como tratar a Artrose

O tratamento para artrose deve ser orientado pelo médico ortopedista mas pode incluir:

  • Uso de medicamentos anti-inflamatórios e regeneradores da articulação em forma de comprimidos, pomadas ou injeções de infiltração. Veja os remédios indicados aqui.
  • Fisioterapia, que pode ser realizada com recursos térmicos, aparelhos e exercícios;
  • Cirurgia para retirada de parte do tecido comprometido ou para substituição da articulação por uma prótese.

O tratamento também vai depender da gravidade da lesão que o indivíduo apresenta e da sua idade, pois há casos em que o indivíduo deveria ser submetido a uma cirurgia para colocação de uma prótese no quadril, por exemplo, mas os médicos não recomendam a cirurgia devido à idade avançada do paciente e por não saber como seu corpo reagiria durante a cirurgia. Nestes casos, o tratamento da artrose seria somente paliativo e não curativo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...