Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Artrose nas mãos: sintomas, causas e tratamento

A artrose nas mãos correspondem ao desgaste das articulações das mãos que danifica as cartilagens e, assim, aumenta o atrito entre os ossos que constituem às mãos, o que leva a sintomas como dor, dificuldade para realizar movimentos simples e, nos casos mais avançados, formação de nódulos no meio no final dos dedos, os nódulos de Bouchard e o de Heberden, respectivamente. Entenda o que é artrose.

A artrose pode ser bastante limitante, principalmente quando acomete as duas mãos, e é mais comum em idosos e em mulheres na menopausa, devido ao envelhecimento da cartilagem, e em pessoas que executam atividades diárias que ativam constantemente as articulações das mãos, como trabalho doméstico, por exemplo.

Artrose nas mãos: sintomas, causas e tratamento

Principais sintomas

Os sintomas da artrose normalmente são percebidos quando a doença já se encontra em estágio mais avançado. Os principais sintomas da artrose nas mãos são:

  • Dor na mão, que no início da doença pode ser mais intensa ao acordar e diminuir ao longo do dia, porém com a progressão da doença a dor pode ocorrer o dia todo;
  • Rigidez nas articulações das mãos;
  • Inchaço nos dedos;
  • Dificuldade para realizar movimentos simples, como pegar um objeto ou escrever, por exemplo;
  • Formigamento das mãos, mesmo em repouso.

Além disso, pode ser verificada a formação de nódulos nas articulações, como o nódulo de Heberden, que é formado na articulação final dos dedos, e o nódulo de Bouchard, que é formado na articulação do meio dos dedos.

O diagnóstico da artrose das mãos é feito pelo ortopedista ou reumatologista baseado principalmente nos sintomas descritos pelo paciente, além de avaliar a presença de nódulos de Heberden ou de Bouchard, que é comum de aparecer em casos mais avançados. Pode ser solicitado também pelo médico a realização de raio-X ou ressonância magnética para verificar o grau de desgaste da articulação e, assim, confirmar o diagnóstico.

Causas da artrose nas mãos

A artrose nas mãos é causada principalmente devido à esforços repetitivos, sendo mais comum de acontecer em pessoas que usam muito a articulação das mãos, como pedreiros e pessoas que realizam trabalhos domésticos. Além disso, esse tipo de artrose é mais frequente em idosos e mulheres na menopausa, devido ao envelhecimento da cartilagem.

Além disso, doenças inflamatórias ou auto-imunes, como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide, além de doenças genéticas podem favorecer a rigidez das articulações das mãos, resultando em artrose. Conheça outras causas de artrose.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a artrose nas mãos é feito de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente, podendo ser indicado o uso de medicamentos para aliviar as dores e inchaço e sessões de terapia ocupacional ou fisioterapia para melhorar a mobilidade da articulação, reduzir os sintomas e permitira a realização de atividades do dia-a-dia. Em casos mais graves, pode ser indicado pelo médico a realização de cirurgia, mas somente quando o uso de medicamentos e a fisioterapia não são suficientes. Saiba como é feita a fisioterapia para artrose.

É recomendado também realizar repouso da articulação e aplicar gelo ou calor na região para aliviar os sintomas da artrose. Os sintomas de artrose podem desaparecer depois de semanas ou meses do início do tratamento, apesar das articulações parecerem mais inchadas. Veja como é feito o tratamento para a artrose.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...