Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Artrose tem cura?

Existem muitas pesquisas sobre o melhor tratamento para curar a artrose nos joelhos, mãos e quadril, no entanto, a cura completa ainda não foi descoberta, porque não existe uma única forma de tratamento, que rapidamente possa eliminar todos os sintomas. Todavia, quando o tratamento da artrose é bem direcionado, este pode melhorar significativamente a vida do indivíduo, trazendo alívio da dor e melhora dos movimentos.

Assim, ainda com deformidades internas a pessoa pode não apresentar nenhum sintoma, o que para alguns pode representar a 'cura' da artrose, para outros pode ser simplesmente a ausência de sintomas. 

A artrose é uma doença degenerativa onde acontecem mudanças na estrutura da articulação afetada. Esta apresenta-se deformada internamente devido a uma remodelação dos ossos e à inflamação, o reparo que o próprio corpo tenta fazer na articulação é lento, havendo necessidade de tratamento indicado pelo médico ortopedista ou reumatologista. 

Artrose tem cura?

Quais são as chances de cura da artrose

A artrose nem sempre vai piorando ao longo do tempo, porque o processo de remodelação e tentativa de cura acontece de forma contínua dentro da articulação, mas para potencializar seus efeitos é recomendado o tratamento. Dessa forma, o que se pode esperar depois de um diagnóstico de artrose é: 

  • Artrose nas mãos: É mais fácil de ser controlada e normalmente a pessoa deixa de apresentar sintomas após algumas semanas ou meses, embora as juntas possam parecer mais grossas ou inchadas pelo resto da vida. Quando a base do polegar é afetada, pode haver permanência de sintomas ao realizar movimentos de pinça com os dedos. 
  • Artrose nos joelhos: Varia muito de uma pessoa para outra, especialmente do tipo de gravidade e do seu peso, porque o excesso de peso contribui para a piora da artrose nos joelhos. Cerca de 1/3 das pessoas afetadas encontra melhora dos sintomas após alguns meses de tratamento, mas devem manter um estilo de vida em que sejam evitados todos os fatores que agravam a artrose.
  • Artrose no quadril: Apesar de algumas pessoas ficarem completamente sem sintomas, e sem alterações no exame de Raio , este é o tipo de artrose com pior prognóstico, porque esta é uma articulação que suporta o peso do corpo, sendo difícil de controlar os sintomas. Muitas pessoas não encontram alívio suficiente nos medicamentos e na fisioterapia, sendo indicadas para colocação de uma prótese para substituir a articulação afetada, em cerca de 5 anos após o início dos sintomas. 

Alguns fatores que podem influenciar a gravidade e diminuir as chances de cura da artrose são outras condições como ansiedade, depressão e isolamento social. Assim, além do tratamento específico para artrose também é recomendado cuidar da saúde emocional, buscando resolver os medos, angústias e dores emocionais para ter uma vida mais leve e satisfeita. 

Tratamentos para Artrose

O tratamento da osteoartrose pode variar de acordo com o local afetado e a queixa apresentada pelo indivíduo mas em geral, recomenda-se:

  • Medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, infiltrações com corticoides: Diclofenaco vendido como Cataflan, Salicilato de dietilamina vendido como o Reparil, Ranelato de estrôncio vendido como Protelos, Osseor, ou glucosamina, condroitina e MSM, além da sucupira em cápsulas;
  • Fisioterapia deve ser feita preferencialmente todos os dias, com o uso de recursos como aparelhos para diminuir a dor e melhorar a funcionamento da articulação. O fortalecimento da musculatura envolvida deve ser iniciado assim que a dor diminuir e é essencial para proteger a articulação de maiores danos;
  • Cirurgia para colocação de uma prótese para substituir a articulação afetada pode ser indicada nos casos mais graves, mas devido as cicatrizes e possíveis aderências que podem surgir, o paciente terá que permanecer fazendo fisioterapia por mais alguns meses após a cirurgia.

Além disso, é importante manter bons hábitos como fazer uma alimentação equilibrada e beber bastante água, mas também é importante fortalecer os músculos e as articulações sob orientação de um educador físico ou fisioterapeuta. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar