Artrose cervical: o que é, sintomas e tratamento

Atualizado em setembro 2021

A artrose cervical é um tipo de doença degenerativa da coluna que atinge a região cervical, que é a região do pescoço, e que é mais frequente de acontecer em pessoas acima de 50 anos devido ao desgaste natural das articulações que acontece à medida que a pessoa envelhece, no entanto pode também acontecer em pessoas de qualquer idade, estando principalmente relacionada com má postura.

Devido ao desgaste das articulações na região cervical, é comum que a pessoa apresente alguns sintomas, como dor no pescoço, rigidez e dificuldade para movimentar, sendo importante consultar o ortopedista para que seja feita uma avaliação e possa ser indicado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com remédios, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas da artrose cervical

Os sintomas da artrose cervical surgem à medida que ocorre a degeneração da região cervical e inflamação local, resultando no aparecimento de alguns sintomas, sendo os principais:

  • Dor no pescoço, que piora com movimentos;
  • Dor de cabeça do tipo tensional;
  • Dificuldade em virar o pescoço para os lados ou girar a cabeça para cima ou para baixo;
  • Sensação de ter "areia" dentro da coluna quando movimenta o pescoço;
  • Pode haver sensação de dormência ou de formigamento no próprio pescoço, nos ombros ou nos braços.

Em alguns casos é possível também que a dor no pescoço irradie para os ombros, braços e mãos, por exemplo. É importante consultar o ortopedista quando os sintomas não melhoram ao longo do tempo, pois assim é possível que sejam feitos exames como raio-X da coluna ou ressonância magnética para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Como é feito o tratamento

O tratamento para artrose cervical deve ser indicado pelo ortopedista de acordo com os sintomas apresentados e idade da pessoa. É importante que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível para evitar comprometimento maior da região cervical, podendo ser indicado inicialmente pelo médico o uso de medicamentos para aliviar os sintomas. Em alguns casos, quando os sintomas de artrose cervical não melhoram com o uso de remédios, o médio pode indicar a realização de cirurgia e/ou fisioterapia.

Fisioterapia para artrose cervical

A fisioterapia para artrose cervical é parte importante do tratamento, pois ajuda a evitar a rigidez da articulação. O tratamento fisioterápico pode ser feito com aparelhos como ultrassom, laser, ondas curtas e correntes alternadas, além de também ser importante a prática de exercícios de fortalecimento muscular e alongamentos para manter os músculos envolvidos devidamente sadios, para evitar compensações posturais que podem agravar a artrose. Veja mais detalhes da fisioterapia para artrose.