Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como pode ser feita a Fisioterapia para Artrose

A fisioterapia é muito importante no tratamento para osteoartrose e deve ser realizada preferencialmente todos os dias, com descanso nos fins de semana mas quando não existe esta possibilidade, recomenda-se fazer a fisioterapia pelo menos 3 vezes por semana.

Os recursos utilizados pelo fisioterapeuta podem variar de acordo com a queixa apresentada pelo paciente e suas capacidades e por isso cada pessoa deve ser avaliada pessoalmente por um fisioterapeuta que irá indicar o que cada pessoa precisa para se recuperar.

Como pode ser feita a Fisioterapia para Artrose

Algumas opções que podem ser úteis são:

1. Gelo ou calor 

As bolsas de gelo ou de calor, são algumas das opções de tratamento para diminuir a dor e a inflamação. Quando há sinais inflamatórios as compressas geladas são as melhores opções porque diminuem a dor, a inflamação e os espasmos musculares. A crioterapia pode ser aplicada 3 a 4 vezes por dia, durante 10 a 15 minutos de cada vez. O gelo não deve entrar em contato com direto com a pele, devendo estar envolvido num pano fino ou folhas de papel de cozinha, por exemplo. É normal que a região fique ligeiramente esbranquiçada inicialmente e a sensação de diminuição da dor chega após cerca de 7 a 12 minutos.

Saiba quando é melhor usar gelo ou calor clicando aqui.

2. Eletroterapia

O uso de aparelhos como tens, ultra-sons, ondas-curtas, laser e magnetoterapia podem ser úteis mas não devem ser usados todos ao mesmo tempo. A iontoforese pode ser indicada para facilitar a penetração de medicamentos no local da dor e o tempo de aplicação pode variar entre 10 a 45 minutos. O ultra-som deve ser realizado especialmente após o uso do gelo para que tenha mais efeito e o magnétron pode ser indicado em caso de artrose na coluna porque ele ajuda na regeneração dos tecidos afetados.

Conheça os principais benefícios da magnetoterapia.

3. Terapia manual

As técnicas manuais como as massagens e as mobilizações articulares são de grande importância para manter as articulações devidamente irrigadas e alinhadas. Elas podem ser realizadas tanto no início, como no fim de cada sessão, mas nunca após o uso de frio. A mobilização deve ser feita durante cerca de 3 minutos em cada articulação para que o corpo seja estimulado o suficiente para produzir mais líquido sinovial e para manutenção do espaço intra-articular.

4. Cinesioterapia 

Como pode ser feita a Fisioterapia para Artrose

A cinesioterapia engloba os exercícios que devem ser realizados quando houver diminuição da dor. O fortalecimento muscular é parte integrante do tratamento para ajudar a manter a articulação firme, melhorar o equilíbrio e o tônus muscular, mas é preciso ter algum cuidado na escolha do fortalecimento, pois não se pode forçar a articulação demais. Hidroterapia e exercícios realizados com pesinhos de 0,5 e 1kg são geralmente aceites pela maioria dos pacientes mas inicialmente os exercícios devem ser realizados na seguinte ordem de progressão:

  • Sem movimento, somente com contração isométrica,
  • Com contração leve;
  • Com resistência manual;
  • Com uso de resistência elástica;
  • Com resistência com pesos.

Após a alta, a pessoa poderá realizar outros exercícios como Pilates Clínico e Hidroterapia para manutenção da força muscular, evitando assim o retorno da dor causada pela artrose.

Além destes exercícios os alongamentos aumentam a flexibilidade e são recomendados em todas as sessões de fisioterapia.

O tratamento fisioterapêutico deve ser realizado durante 3 a 6 meses mas caso o tratamento não traga os benefícios esperados, recomenda-se a cirurgia para colocação de uma prótese na articulação afetada, sendo necessário realizar ainda mais sessões de fisioterapia durante algumas semanas a seguir a cirurgia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...