Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

O que pode ser dor nas articulações (juntas) e como tratar

As dor nas articulações, popularmente conhecida como dor nas juntas, normalmente não é sinal de um problema grave, podendo ser tratada em casa com a aplicação de compressas quentes no local. No entanto, a dor nas articulações também pode ser um sinal de problemas mais sérios como artrite ou tendinite, por exemplo, que precisam ser avaliadas por um ortopedista ou fisioterapeuta para iniciar o tratamento adequado.

Dessa forma, sempre que a dor nas articulações, ou juntas, for muito intensa, demorar mais de 1 mês para desaparecer ou causar algum tipo de deformação é muito importante consultar um médico, para diagnosticar o problemas e iniciar o tratamento adequado.

O que pode ser dor nas articulações (juntas) e como tratar

Principais causas

1. Artrite

A artrite é a principal causa de dor nas juntas e pode acontecer devido ao excesso de peso, traumatismo e desgaste natural da articulação, levando ao aparecimento de sinais e sintomas como dor, dificuldade para realizar movimentos com a articulação acometida e deformidade.

O que fazer: Para tratar a artrite é indicada a realização de fisioterapia e uso de medicamentos e, nos casos mais graves, pode ser indicada a realização de cirurgia. Além disso, o ortopedista deve indicar a realização de exames específicos para identificar o tipo de artrite e, assim, o tratamento ser mais direcionado.

Conheça mais sobre a artrite.

2. Gota

A gota é uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que acaba sendo acumulado nas articulações e leva ao surgimento de sintomas como dor nas articulações, inchaço e vermelhidão local. Além disso, o ácido úrico costuma ficar concentrado principalmente no dedão do pé e, por isso, a pessoa pode sentir muita dor ao tentar colocar o pé no chão ou ao caminhar, por exemplo.

O que fazer: É importante que o reumatologista ou clínico geral seja consultado para que possam ser recomendados remédios para aliviar os sintomas de inflamação, diminuir os níveis de ácido úrico no sangue e favorecer a sua eliminação na urina. Entenda como deve ser o tratamento para gota.

3. Tendinite

A tendinite corresponde à inflamação do tendão, que é a estrutura que liga os músculos aos ossos, e causa dor, dificuldade de movimentar o membro afetado, além de inchaço e vermelhidão local. A tendinite está na maioria das vezes relacionada com a realização de movimentos repetitivos.

O que fazer: É importante que a pessoa fique em repouso para evitar que a inflamação e os sintomas piorem, além de ser também indicado o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios. Em alguns casos pode ser recomendado também a realização de fisioterapia.

4. Torção do joelho

A torção do joelho também pode ser uma das causas de dor na articulação e pode acontecer devido ao alongamento excessivo dos ligamentos, realização de movimentos bruscos ou pancada no joelho, por exemplo, resultando em sintomas como dor intensa no joelho, inchaço e dificuldade para dobrar o joelho.

O que fazer: É recomendado que a pessoa fique em repouso e que coloque gelo no local para diminuir o inchaço e a inflamação e, assim, aliviar os sintomas.

O que pode ser dor nas articulações (juntas) e como tratar

5. Epicondilite

A epicondilite é a inflamação dos músculos extensores do punho principalmente devido à realização de esforço repetitivo, sendo percebida dor no cotovelo, que pode irradiar para o antebraço e piorar ao abrir a porta, ao pentear o cabelo, escrever ou digitar, por exemplo. Além disso, pode haver também diminuição da força no braço ou no punho, o que pode tornar o ato de segurar um copo, por exemplo, difícil.

O que fazer: Nesses casos, o recomendado é que a pessoa evite realizar movimentos repetitivos e faça fisioterapia para aliviar as dores. Além disso, pode ser recomendado o uso de remédios para aliviar as dores e diminuir a inflamação e, nos casos mais graves, pode ser recomendada a realização de cirurgia. Entenda como deve ser o tratamento para epicondilite.

6. Bursite

A bursite corresponde à inflamação de um tecido que se encontra no interior da articulação do ombro, a bursa sinovial, dificultando a realização de movimentos. Além disso, em caso de bursite, a pessoa pode sentir fraqueza em todo o braço afetado, sensação de formigamento e dificuldade em levantar o braço acima da cabeça, uma vez que a movimentação está limitada.

O que fazer: Em caso de bursite, é recomendado fazer fisioterapia para evitar que a articulação fique presa e que seja possível realizar os movimentos sem que haja tanta dor. Além disso, pode ser indicado o uso de remédios anti-inflamatórios, como Diclofenaco, Tilatil e Celestone por cerca de 7 a 14 dias ou de acordo com a recomendação do médico.

7. Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune e inflamatória crônica caracterizada pela ação do sistema imune contra o próprio organismo, levando ao inchaço e inflamação das articulações, além de dificuldade para movimentar a articulação, diminuição da força local e dor que é pior logo após acordar. Veja como identificar a artrite reumatoide.

O que fazer: É importante que a pessoa siga o tratamento recomendado pelo reumatologista, que normalmente envolve o uso de remédios para aliviar a dor e reduzir o inchaço. Além disso, é importante que a pessoa faça fisioterapia, pois promove o bem-estar e diminui a rigidez da articulação.

8. Infecção

A infecção pelos vírus responsáveis pela dengue, Zika e Chikungunya podem levar à inflamação de várias articulações do corpo, resultando na sensação de dor em todo corpo. Além da dor nas articulações, podem surgir outros sintomas de acordo com o vírus, como febre, cansaço, dor ao redor dos olhos, perda de apetite e mal estar. Saiba como diferenciar dengue, Zika e Chikungunya.

O que fazer: Caso haja suspeita dessas infecções é recomendado não tomar nenhuma medicação, principalmente ácido acetil salicílico, já que aumenta o risco de hemorragia, e ir para o pronto-socorro ou hospital mais próximo, já que essas doenças são de notificação obrigatória. O tratamento normalmente recomendado pelo médico consiste em repouso, hidratação e uso de medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas. No entanto, caso mesmo seguindo o tratamento indicado pelo médico não houver melhora dos sintomas ou for verificada piora, é importante voltar ao hospital para que sejam feitos exames e prevenidas complicações.

O que pode ser dor nas articulações (juntas) e como tratar

Remédios para dor nas articulações

Quando a dor nas articulações demora mais de 7 dias para passar pode ser preciso tomar algum remédio como analgésicos ou anti-inflamatórios, como Dipirona e Ibuprofeno, sob orientação médica. Pomadas como diclofenaco também podem ajudar a aliviar a dor e facilitar os movimentos, mas em todo caso deve-se ir ao médico para ele identificar o que é e pedir exames, caso sejam necessários, indicando o que a pessoa pode ter. 

Colocar uma bolsa fria sobre a articulação para aliviar os sintomas mas para complementar o tratamento é importante fazer sessões de fisioterapia pelo menos 3 vezes por semana ou exercício físico de baixo impacto, como Pilates ou hidroginástica.

Como evitar a dor nas articulações

Para evitar a dor nas articulações está recomendada a prática regular de exercícios de baixo impacto, como caminhada, bicicleta ou natação, assim como estar dentro do peso ideal, principalmente após os 50 anos. Comer mais peixe e frutos do mar, uma vez que contêm substâncias que ajudam a regenerar as articulações e a diminuir a inflamação.

Assista ao vídeo seguinte e veja quais os analgésicos naturais que podem ajudar no alívio da dor:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem