Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dor nas Articulações - Causas e Tratamentos

A dor nas articulações da mão, pode ser artrite e mergulhar as mãos numa bacia com água quente pode aliviar o desconforto; a dor nas articulações dos pés pode ser artrite reumatóide, já a dor num ombro pode ser tendinite ou bursite. Veja mais locais do corpo, o que pode ser e como combater estes sintomas.

Geralmente, a dor nas articulações não é grave e pode ser tratada em casa com a aplicação de compressas quentes no local afetado, porém, quando se mantém por mais de 1 mês é recomendado consultar um ortopedista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Principais causas e como combater

As principais causas são:

1. Dor nas articulações da mão

O que pode ser: é mais comum em idosos devido a problemas articulares como pode ser artrite ou gota, mas também pode surgir em desportistas devido a lesões na mão, como pancadas ao jogar basquete ou em lutas marciais, por exemplo.

Como aliviar: aplicar uma compressa morna na região durante 15 minutos, 2 vezes ao dia por dia, e aplicar uma pomada anti-inflamatória, como Cataflam ou Traumeel, por exemplo.

Dor nas Articulações - Causas e Tratamentos

2. Dor na articulação do joelho

O que pode ser: é um sinal comum de torção ou tendinite, tanto em idosos como em jovens, podendo provocar outros sintomas como inchaço da articulação e sensação de joelho duro ao acordar. 

Como aliviar: é recomendado consultar um ortopedista para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado, no entanto, pode-se aplicar gelo na região por 15 minutos, 3 vezes por dia, enquanto se espera pela consulta.

3. Dor na junta do cotovelo

O que pode ser: é muito frequente em casos de epicondilite devido ao uso repetitivo dos músculos do antebraço e do punho, comum entre jogadores de tênis e trabalhadores que fazem movimentos repetitivos. 

Como aliviar: é recomendado evitar atividades repetitivas com o braço e consultar um ortopedista para iniciar o tratamento com remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Aspirina.

4. Dor na articulação do ombro

O que pode ser: pode indicar tendinite, bursite, artrose ou outras doenças que podem ser identificadas pelo fisioterapeuta ou pelos médicos ortopedista ou reumatologista. 

Como combater: colocar uma bolsa de gelo durante 20 minutos pode aliviar a dor, mas também é importante evitar os treinos, não carregar bolsas pesadas e ter cuidado ao lavar ou estender a roupa, por exemplo.

Dor nas Articulações - Causas e Tratamentos

5. Dor nas articulações dos pés

O que pode ser: Uma das causas comuns da dor nos dedos dos pés é a artrite reumatoide, que também deixa o pé inchado e dolorido. No caso de dor apenas no dedão, pode-se suspeitar de gota, devido o excesso de ácido úrico no sangue.

Como combater: Mergulhar os pés numa bacia de água quente é mais indicado em caso de artrite reumatóide, mas se a causa for a gota, o gelo é o mais indicado.

6. Dor nas articulações na gravidez

A dor nas juntas é um sintoma normal na gravidez que acontece devido ao relaxamento articular provocado pelo hormônio relaxina, que se encontra aumentado durante a gestação. Assim, é frequente a mulher sentir dor nas articulações das pernas e do quadril, principalmente quando fica de pé durante muito tempo.

Para evitar a dor nas articulações na gravidez a gestante deve fazer intervalos de 2 em 2 horas para descansar ou utilizar uma cinta para pernas e quadril.

7. Dor nas articulações de todo corpo

Geralmente a dor em todo corpo, inclusive nas articulações pode indicar alguma infecção, a dengue e a zika são fortes suspeitas em épocas de epidemia, especialmente no verão. Quando a dor é muito forte, pode-se suspeitar também da febre chikungunya. Em todas essas doenças há também febre e no aparecimento destes sintomas deve-se ir ao posto de saúde para atendimento médico.

Em caso de suspeita de dengue, zika ou chikungunya não se deve tomar nenhum remédio que tenha ácido acetil salicílico porque eles aumentam o risco de hemorragia.

Remédios para dor nas articulações

Dor nas Articulações - Causas e Tratamentos

Quando a dor nas articulações demora mais de 7 dias para passar pode ser preciso tomar algum remédio como analgésicos ou anti-inflamatórios, como Dipirona e Ibuprofeno, sob orientação médica.

Pomadas como diclofenaco também podem ajudar a aliviar a dor e facilitar os movimentos, mas em todo caso deve-se ir ao médico para ele identificar o que é e pedir exames, caso sejam necessários, indicando o que a pessoa pode ter. 

Colocar uma bolsa fria sobre a articulação para aliviar os sintomas mas para complementar o tratamento é importante fazer sessões de fisioterapia pelo menos 3 vezes por semana ou exercício físico de baixo impacto, como Pilates ou hidroginástica.

Como evitar a dor nas articulações

Para evitar a dor nas articulações está recomendada a prática regular de exercícios de baixo impacto, como caminhada, bicicleta ou natação, assim como estar dentro do peso ideal, principalmente após os 50 anos. Comer mais peixe e frutos do mar, uma vez que contêm substâncias que ajudam a regenerar as articulações e a diminuir a inflamação.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...