Dieta para artrite e artrose

Atualizado em novembro 2022

A dieta para qualquer tipo de artrite e para a artrose deve ser rica em alimentos que possuem propriedades anti-inflamatórias, como peixes, frutos secos e os alimentos ricos em vitamina C, por exemplo.

Além disso, o excesso de peso pode levar à sobrecarga em algumas articulações e, por isso, é importante controlar o peso através de uma alimentação saudável para que haja não apenas melhora nos sintomas, mas também se previna a progressão da doença.

A artrite e a artrose são doenças inflamatórias crônicas que podem provocar dor em vária articulações do corpo, podendo surgir em pessoas de qualquer idade, apesar de ser mais comum em pessoas com idade mais avançada. Essas alterações, no entanto, não têm cura, apenas controle dos sintomas e prevenção de complicações através do tratamento com medicamentos receitados pelo médico, mudança nos hábitos alimentares e prática de atividade física.

Imagem ilustrativa número 4

O que comer na artrite e artrose

Os alimentos que ajudam a melhorar os sintomas da artrite e da artrose são aqueles que possuem propriedades anti-inflamatórias, sendo os principais:

  • Alimentos ricos em ômega 3, pois possuem propriedades anti-inflamatórias, como por exemplo atum, sardinha, truta, tilápia, arenque, anchova, bacalhau, sementes de chia e linhaça, castanha de caju, castanha do Pará, amêndoas e nozes;
  • Alho e cebola, pois possuem um composto sulfurado chamado alicina, que lhes garante propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas;
  • Frutas cítricas, como laranja, abacaxi e acerola, devido à presença de vitamina C, a qual é necessárias para a produção de colágeno;
  • Alimentos ricos em fibras, como vegetais, frutas e grãos integrais, pois ajudam a diminuir a inflamação e a manter a saúde da microbiota intestinal;
  • Frutas vermelhas, como romã, melancia, cereja, framboesa, morangos e goiaba, pois possuem antocianinas, que são compostos antioxidantes que possuem propriedades anti-inflamatórias;
  • Alimentos ricos em selênio como ovo, pão francês e castanha do Pará, uma vez que o selênio é um mineral com um alto poder antioxidantes e imunomodulador, ajudando a fortalecer o sistema imune.

Além disso, existem estudos que indicam que tanto a artrite quando a osteoartrite são mais graves quando a pessoa possui baixos níveis de vitamina D. É importante também que a pessoa seja frequentemente exposta ao sol, e inclua na alimentação do dia a dia alimentos ricos nessa vitamina, como leite fortificado, ovos e peixes gordos. Conheça outros alimentos anti-inflamatórios.

Em alguns casos, o médico ou o nutricionista podem considerar a suplementação de ômega 3, zinco, selênio, vitamina D e cálcio, caso seja necessário. Além disso, também pode ser indicado o uso de glucosamina e condroitina, que são substâncias que formam as cartilagens e cuja suplementação poderia ajudar a melhorar os danos nas articulações causados pela artrite.

Conheça mais sobre os alimentos anti-inflamatórios no vídeo a seguir:

youtube image - 7 alimentos antiinflamatórios que você precisa usar

Alimentos que devem ser evitados

É importante evitar alimentos que sejam pró-inflamatórios, como é o caso dos alimentos industrializados, frituras, comidas rápidas e alimentos ricos em açúcar e gorduras.

Opção de cardápio para artrite e artrose

A tabela a seguir traz um exemplo de um cardápio de 3 dias com propriedades anti-inflamatórias para o tratamento da artrite e da artrose:

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 4 torradas integrais com queijo cottage baixo em gordura + 1 copo de suco de laranja natural Omelete de espinafres + 1 copo de leite desnatado 2 fatias de pão integral com queijo ricota + 1 copo de suco de morango sem açúcar
Lanche manhã 1 xícara de morangos inteiros 1 laranja + 1 punhado de frutos secos  1 potinho de gelatina
Almoço/Jantar

1 posta de salmão + 2 batatas médias + salada de alface, tomate e cebola temperada com 1 colher de sopa de azeite de oliva + 1 tangerina média como sobremesa

Peito de frango grelhado + 4 colheres de arroz + salada de brócolis com cenoura temperada com 1 colher de sopa de azeite de oliva + 2 rodelas de abacaxi como sobremesa

Atum preparado com molho de tomate e ervas (salsa, manjericão e alho) + salada de abobrinha, berinjela e cenoura cozida temperada com 1 colher de sopa de azeite de oliva + 1 fatia de melancia como sobremesa

Lanche da tarde 1 iogurte natural com 1 colher de sopa de chia + 1/2 banana cortada em rodelas 1 iogurte desnatado com 1 colher de sopa aveia + 1/2 xícara de frutos vermelhos 200 mL de batido de mamão com iogurte natural e 1 castanha do Pará ou 6 amêndoas

As quantidades incluídas no menu variam de acordo com a idade, gênero, prática de atividade física e se possui alguma doença associada ou não, sendo necessário para isso que a pessoa consulte um nutricionista para que seja realizada uma avaliação completa e seja elaborado um plano nutricional adequado às duas necessidades.

Uma boa dieta caracterizada por ser uma dieta anti-inflamatória e que pode ser implementada no caso de artrite e artrose é a dieta mediterrânea, pois inclui alimentos frescos da época, azeite, sementes, nozes, feijão, frutas e legumes.

Dieta para artrite reumatoide

Na dieta para artrite reumatoide, além do consumo de alimentos com ômega-3, também é importante priorizar o consumo de alimentos que fortaleçam o sistema imunológico e que tenham antioxidantes, sendo ricos em vitaminas A, C, E e selênio, como:

  • Frutas, especialmente laranja, acerola, limão, goiaba, mamão e abacaxi;
  • Legumes e verduras, principalmente couve-flor, tomate, brócolis, espinafre, repolho, cenoura;
  • Leite e derivados desnatados, como iogurte desnatado, leite desnatado e queijos brancos, como queijo ricota e cottage.

O pessoa com artrite reumatoide também deve manter o peso adequado, pois o excesso de peso pode causar uma sobrecarga nas articulações, piorando a dor. Além disso, o excesso de gordura favorece o aumento da inflamação no corpo, agravando ainda mais a doença.

Confira como fazer este incrível Remédio caseiro para artrite reumatoide

Dieta para artrite gotosa

Na artrite gotosa, a inflamação na articulação é provocada pela acúmulo de ácido úrico. A alimentação para esse tipo de artrite deve incluir alimentos com propriedades anti-inflamatórias, no entanto é importante evitar o consumo de alimentos que possam aumentar a concentração de ácido úrico circulante, como por exemplo as carnes vermelhas, fígado, coração e ingestão de bebidas alcoólicas. Conheça mais sobre a alimentação para a gota.

Marque consulta com um Nutricionista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 7 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

*Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Distrito Federal

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender