Remédio caseiro para artrose

Alguns remédios caseiros, preparados em casa com plantas naturais fáceis de achar, são uma excelente opção econômica para completar o tratamento da artrose. Geralmente, são capazes de diminuir a inflamação na articulação, potenciando o efeito dos medicamentos receitados pelo médico e aliviando ainda mais a dor.

Dessa forma, estes medicamentos não devem ser utilizados como substituto do tratamento indicado pelo médico, servindo apenas para aliviar ainda mais a dor ou evitar que volte a surgir. Sempre que se usa este tipo de remédios naturais é importante informar o médico para que ele possa avaliar a necessidade de adequar a dose dos medicamentos.

1. Remédio caseiro com alecrim

Remédio caseiro para artrose

O alecrim possui propriedades que ajudam na restauração da articulação, sendo um ótimo complemento para o uso de remédio anti-inflamatórios e aliviando bastante os sintomas do reumatismo.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas verdes ou secas de alecrim 
  • 250 ml de água fervente

Modo de preparo

Adicione as folhas de alecrim numa xícara de água fervente e deixe descansar por 10 minutos. Depois, coe e beba o chá ainda morno, repetindo 2 a 4 vezes por dia.

2. Remédio caseiro com salgueiro e ulmária

Remédio caseiro para artrose

Já o há de salgueiro e ulmária possui fortes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a aliviar a dor de vários problemas nas articulações, como artrose, artrite ou gota. Além disso, como a ulmária ajuda a baixar ligeiramente a temperatura corporal, o efeito pode ser sentido por mais tempo.

Ingredientes

  • 1 copo de água
  • 1 colher (de sopa) de cascas do tronco de salgueiro
  • 1 colher (de sopa) de ulmária

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Tampe, deixe esfriar e, quando estiver morno, coe e beba a seguir. Recomenda-se tomar 1 xícara de manhã e outra à noite.

Além de tomar estes remédios caseiros diariamente, pode-se ainda fazer uma pequena massagem na articulação afetada, utilizando o óleo de amêndoas doces morno.

Mais sobre este assunto: