5 remédios caseiros para artrose e artrite

Setembro 2021

Os remédios caseiros para artrose e artrite possuem propriedade anti-inflamatória e, por isso, são capazes de complementar o tratamento indicado pelo médico, já que atuam promovendo alívio dos sintomas. Além disso, podem potencializar o efeito dos remédios recomendados pelo ortopedista, acelerando a recuperação. 

O alecrim, o salgueiro, a ulmária, a sucupira e o extrato da sementes de abacate são opções naturais que podem ser utilizadas no tratamento da artrose e artrite, já que possuem ação anti-inflamatória.

Os remédios naturais não devem ser utilizados como substituto do tratamento indicado pelo médico, mas são muito indicados porque podem aliviar ainda mais a dor ou evitar que volte a surgir. Sempre que se usa este tipo de remédios naturais é importante informar o médico para que ele possa avaliar a necessidade de adequar a dose dos medicamentos.

1. Chá de alecrim

5 remédios caseiros para artrose e artrite

O alecrim possui propriedades que ajudam na restauração da articulação, sendo um ótimo complemento para o uso de remédio anti-inflamatórios e aliviando bastante os sintomas da artrose e artrite.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas verdes ou secas de alecrim;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de alecrim numa xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Depois, coar e beber o chá ainda morno, repetindo 2 a 4 vezes por dia.

2. Chá de salgueiro e ulmária

5 remédios caseiros para artrose e artrite

O chá de salgueiro e ulmária possui fortes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a aliviar a dor de vários problemas nas articulações, como artrose, artrite ou gota. Além disso, como a ulmária ajuda a baixar ligeiramente a temperatura corporal, o efeito pode ser sentido por mais tempo.

Ingredientes

  • 1 copo de água;
  • 1 colher (de sopa) de cascas do tronco de salgueiro;
  • 1 colher (de sopa) de ulmária.

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Tampar, deixar esfriar e, quando estiver morno, coar e beber a seguir. Recomenda-se tomar 1 xícara de manhã e outra à noite.

Além de tomar estes remédios caseiros diariamente, pode-se ainda fazer uma pequena massagem na articulação afetada, utilizando o óleo de amêndoas doces morno.

3. Compressa com linhaça 

5 remédios caseiros para artrose e artrite

Uma outra ótima opção de tratamento caseiro para alívio da dor é usar uma compressa de linhaça, já que a linhaça é capaz de atuar diminuindo a inflamação.

Ingredientes

  • 1 copo de linhaça;
  • 1 pé de meia ou uma fronha de bebê.

Modo de preparo

A solução consiste em colocar as sementes de linhaça dentro da meia ou da fronha e prender com um nó ou costurar. Basta esquentar no micro-ondas por cerca de 2 minutos e depois colocar ainda morno sobre a articulação com artrose. 

4. Extrato de caroço de abacate

5 remédios caseiros para artrose e artrite

O extrato alcoólico de caroço de abacate é ótimo para combater as dores devido a artrite, artrose e reumatismo. Deve ser usado externamente, em forma de massagem sobre a área afetada sendo capaz de diminuir a dor e o inchaço da região porque contém 2 citocinas pró-inflamatórias importantes na osteoartrite. 

Ingredientes

  • 700 g de caroços de abacate ralados;
  • 1,5 l de álcool etílico.

Modo de preparo 

Deixar os caroços de abacate secar ao sol, estando cobertos com um tecido fino, como o filó, para proteger das moscas, por exemplo, durante 3 a 5 dias. Depois que o caroço estiver seco e diminuído de tamanho, deve-se ralar o caroço usando um ralador de cozinha. Depois deve-se colocar o caroço ralado num recipiente de vidro juntamente com o álcool e fechar. A seguir deve-se manter o frasco fechado, dentro de um armário, em repouso durante 3 dias, mas é importante mexer o conteúdo 1 vez ao dia, todos os dias.

Depois desse período de descanso, o extrato alcoólico está pronto para ser filtrado e usado. Basta molhar uma gaze limpa com o extrato e colocar sobre a articulação afetada deixando atuar durante 15 à 20 minutos. 

5. Chá de sucupira

5 remédios caseiros para artrose e artrite

A sucupira é uma planta medicinal que possui propriedade anti-inflamatória, analgésica e anti-reumática, ajudando a diminuir a inflamação das articulações, combatendo a dor e do desconforto causado pela artrose.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 10 gramas de sementes de sucupira.

Modo de preparo

Esmagar as sementes de sucupira e acrescentar em 1 litro de água, deixando ferver. Em seguida, coar, esperar amornar e tomar 1 xícara 2 a 3 vezes por dia. 

Outra forma de usar a sucupira para combater a artrose é através da massagem na articulação com o óleo de sucupira. Para isso, deve colocar um pouco de óleo nas mãos, esfregando uma sobre a outra e depois massagear a articulação dolorida, deixando o óleo atuar durante algumas horas. Não é recomendado retirar o óleo da pele e deve-se esperar cerca de 3 horas depois da aplicação para tomar banho. Em caso de artrose nos pés deve-se aplicar o óleo antes de dormir e calçar um par de meias para não correr o risco de cair, se levantar de madrugada. 

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: