O que você precisa saber?

5 Tratamento para Artrose

O tratamento para artrose pode ser feito com o uso de medicamentos, fisioterapia, exercícios e nos casos mais graves quando os sintomas perduram dificultando a vida da pessoa, a cirurgia pode ser indicada, mas em último caso.

Normalmente os sintomas são bem controlados com comprimidos anti-inflamatórios como Ibuprofeno, mas como estes não devem ser tomados por mais de 7 dias por causar dor de estômago, o médico pode recomendar ainda a aplicação diária de pomadas anti-inflamatórias para passar no local da dor.

A fisioterapia é uma grande aliada sendo útil para alívio da dor, diminuição do inchaço, dos ruídos ao movimentar a articulação e melhora da função, sendo indicado para todas as pessoas. Quando aliada aos medicamentos são muito eficazes no alívio da dor e melhora da função.

Assim, os tratamentos disponíveis para artrose incluem:

1. Remédios para artrose

5 Tratamento para Artrose

O tratamento medicamentoso para artrose pode ser feito com a ingestão de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como, por exemplo, Paracetamol, Aspirina, Ibuprofeno e Naproxeno para aliviar a dor e o inchaço das articulações ou da aplicação da pomada Moment ou Voltaren. Outro medicamento utilizado na artrose é o Artrolive ou o Condroflex que contêm duas substâncias que ajudam a regenerar a cartilagem das articulações, protegendo-as da degeneração. Saiba mais em: Remédio para artrose.

Quando estes medicamentos aliados à fisioterapia não tem o efeito esperado e a dor é incapacitante, o médico pode receitar uma infiltração com anestésico, corticoide ou ácido hialurônico diretamente na articulação afetada. Saiba mais em: Infiltração no joelho alivia a dor e melhora os movimentos.

2. Fisioterapia para artrose

O tratamento fisioterapêutico para artrose visa diminuir a dor e o desconforto através do uso de aparelhos de fisioterapia, recursos térmicos, como bolsas de calor ou de gelo e exercícios de mobilização e fortalecimento. Isso evita que a cartilagem seja ainda mais destruída, aumentando o espaço intra-articular através de exercícios e de mobilizações. Saiba como pode ser feita a fisioterapia para artrose clicando aqui.

Fortalecer os músculos que envolvem a articulação afetada é primordial para que essa articulação fique um pouco mais protegida e cause menos dor e por isso é recomendado praticar os exercícios indicados pelo fisioterapeuta, tanto na clínica, como em casa. Conheça alguns exercícios para artrose no joelho.

Andar de bicicleta, na esteira e fazer Pilates também são boas opções para quando não houver dor para manutenção da força, sendo útil para diminuir o retorno precoce dos sintomas.

3. Cirurgia para artrose

5 Tratamento para Artrose

A cirurgia é indicada quando o uso de medicamentos e a fisioterapia foram insuficientes para amenizar a dor e a limitação que o indivíduo apresenta. Ela deve ser sempre a última opção terapêutica, pois pode deixar sequelas permanentes, como perda da amplitude do movimento da articulação afetada.

A cirurgia pode ser feita para raspagem do tecido afetado ou para substituição de uma parte ou de toda a articulação. Depois do procedimento a pessoa ainda precisa fazer fisioterapia por mais algumas semanas até que o tecido esteja completamente cicatrizado e não haja necessidade de uso de muletas ou outros dispositivos para auxílio da movimentação e até que a pessoa seja capaz de realizar suas atividades diárias normalmente.

4. Tratamento natural para artrose

Um bom tratamento natural para artrose é o consumo do chá das sementes de sucupira, pois esta planta medicinal tem efeito calmante e regenerador das articulações, sendo útil para complementar o tratamento clínico e fisioterapêutico. Para o chá recomenda-se ferver 12 sementes de sucupira esmagadas num litro de água e beber várias vezes durante o dia.

Outra forma de utilizar a sucupira para artrose é ingerir suas cápsulas. Saiba seu modo de uso de efeitos em: Sucupira em cápsulas.

5. Tratamento caseiro para artrose

Um bom tratamento caseiro para artrose é colocar uma bolsa de água quente sobre a articulação afetada quando ela doer. Para alcançar o mesmo objetivo colocando uma trouxinha de pano recheada com sementes de sésamo ou de linhaça aquecidas no micro-ondas em cima da articulação para diminuir a dor e o desconforto. Recomenda-se deixá-la atuando por aproximadamente 15 a 20 minutos. Veja mais opções em: Remédio caseiro para artrose.

Sinais de melhora e piora

A diminuição do inchaço, da dor e a melhora da função são os primeiros sinais de melhora da artrose, mas com a permanência destes sintomas fica evidente a piora do quadro, sendo necessário investigar o que pode estar acontecendo através de exames de imagem como raio-x ou ressonância magnética.

Complicações da artrose

As complicações surgem quando o tratamento não é realizado, havendo aumento da intensidade e frequência da dor. Isso pode indicar uma progressão da artrose, com uma maior área afetada e por vezes somente a cirurgia para colocação de uma prótese poderá trazer alívio dos sintomas.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...