Rizartrose: o que é, sintomas, causas e tratamento

A rizartrose é uma condição causada pelo desgaste da cartilagem da articulação na base do dedo polegar, provocando sintomas como dor, diminuição da força, movimentos limitados, inchaço e sensibilidade.

Também conhecida como artrite no polegar ou osteoartrite trapézio-metacarpal, a rizartrose é um tipo de artrose que geralmente surge em mulheres com mais de 40 anos e está relacionada com fraturas e luxações anteriores.

Leia também: Artrose: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/artrose

Na presença de sintomas indicativos de rizartrose, é recomendado consultar o ortopedista ou reumatologista, para que seja feita uma avaliação completa e indicado o tratamento adequado, que pode ser feito com o uso de medicamentos, a fisioterapia e, em alguns casos, a cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da rizartrose são:

  • Dor na base do dedo polegar;
  • Redução da força para agarrar ou beliscar;
  • Inchaço e sensibilidade na base do polegar;
  • Movimento limitado do polegar;
  • Polegar deformado, conhecido como "Polegar  Z".

Na fase inicial, a dor geralmente surge durante movimentos repetitivos e alguns gestos. No entanto, com o passar do tempo, a dor pode acontecer durante simples movimentos do polegar e, nos casos mais graves, em repouso e durante o sono.

Diferença entre artrose e rizartrose

A artrose é o desgaste da cartilagem em alguma articulação do corpo, como joelho, mão, dedos, coluna vertebral, ombro ou quadril, resultando em sintomas como inchaço, dor crônica, rigidez e dificuldade para realizar movimentos.

Leia também: Artrose: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/artrose

Já a rizartrose, também é um dos tipos de artrose, mas que atinge especificamente a base, ou primeira articulação, do dedo polegar.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da rizartrose é feito pelo ortopedista ou reumatologista, por meio da avaliação física e do histórico de saúde da pessoa.

Marque uma consulta com o especialista mais perto de você, se deseja confirmar o risco de rizartrose:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ortopedistas de Mão e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar o exame de raio-X, além de realizar um teste, que consiste em pressionar a articulação enquanto gira o polegar. Se este movimento causar dor, sensação de areia ou rangido no polegar, existe a suspeita de rizartrose.

Possíveis causas

A causa da rizartrose ainda é desconhecida. No entanto, acredita-se que esteja relacionada com fraturas e luxações anteriores, e frouxidão articular generalizada.

Além disso, a rizartrose é mais comum em mulheres com mais de 40 anos e, por isso, acredita-se que também esteja relacionada com fatores hormonais.

Como é feito o tratamento

Os tratamentos indicados para a rizartrose são:

1. Órtese para rizartrose

O uso de órtese tem o objetivo de retardar a progressão da rizartrose, sendo feita aplicando-se uma tala de suporte na articulação para limitar o movimento do polegar, aliviando a dor, a inflamação e o estresse na região.

Existem diferentes tipos de órteses, que podem ser usadas durante a noite ou dia. No entanto, a órtese deve ser sempre usada associada ao uso de medicamentos e/ou fisioterapia.

2. Medicamentos

Medicamentos anti-inflamatórios, como aspirina e ibuprofeno, podem ser prescritos pelo médico para ajudar a diminuir a inflamação, a dor e o inchaço.

3. Fisioterapia

A fisioterapia pode ser feita com exercícios terapêuticos, como rasgar papel, usar bastões para agarrar objetos e apertar uma bola com as mãos. Esses exercícios ajudam a aumentar a amplitude de movimentos do polegar e a resistência muscular.

Além disso, o fisioterapeuta também pode recomendar a realização de exercícios para fazer em casa e a aplicação de gelo na região, por 5 a 15 minutos, várias vezes ao dia.

Leia também: Como pode ser feita a fisioterapia para artrose tuasaude.com/fisioterapia-para-artrose

4. Infiltração na articulação

A infiltração, feita pelo médico, com injeções de esteroide ou ácido hialurônico diretamente na articulação, ajuda a aliviar esta condição por alguns meses.

5. Cirurgia

A cirurgia geralmente é indicada quando os tratamentos anteriores não são mais eficazes e varia conforme a gravidade da rizartrose.

A cirurgia de rizartrose pode ser feita com a união dos ossos da articulação, que diminui a dor e aumenta a força, mas que limita o movimento do polegar.

Outra cirurgia que pode ser realizada, inclui a remoção de uma parte da articulação e a suspensão do polegar, usando um tendão no pulso ou um dispositivo médico. Esta cirurgia diminui a dor, mas permite o movimento frequente do polegar.

Rizartrose tem cura?

A rizartrose não tem cura, no entanto, os tratamentos médicos disponíveis atualmente ajudam a diminuir a dor e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Leia também: Artrose tem cura? O que fazer para tratar tuasaude.com/artrose-tem-cura

Vídeos relacionados