Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sepurin: para que serve e como tomar

O sepurin é um antibiótico que contém metenamina e cloreto de metiltionínio, substâncias que eliminam as bactérias em casos de infecção urinária, aliviando os sintomas como queimação e dor ao urinar, além de evitar que a infecção piore e chegue nos rins ou bexiga.

Como o cloreto de metiltionínio é um corante, é normal que durante o uso deste remédio a urina e as fezes fiquem com uma coloração azulada ou esverdeada, sendo apenas um efeito colateral.

Além de ser usado para tratar infecções urinárias, o sepurin também pode ser recomendado em pessoas que utilizam sonda vesical para evitar o surgimento de uma infecção na bexiga, por exemplo. Veja alguns cuidados com a sonda que também ajudam a evitar infecções.

Sepurin: para que serve e como tomar

Como tomar

Este medicamento deve ser ingerido na posologia de 2 drágeas 3 a 4 vezes por dia, até consulta com o médico e indicação de outro antibiótico ou mudança da dose de sepurin, por exemplo.

Após a ingestão, é aconselhado beber pouca água e manter a urina o máximo de tempo possível na bexiga, pelo menos durante a primeira hora. No caso de pessoas com sonda, a sonda deve ser mantida fechada por 4 horas após o uso do medicamento.

Possíveis efeitos colaterais

O uso de sepurin pode causar alguns efeitos secundários como dor abdominal, aumento da ardência a urinar, urina e fezes de coloração azulada, náuseas e vômitos.

Quem não deve tomar

O sepurin está contraindicado para grávidas, mulheres a amamentar ou pessoas com doenças no fígado, alterações renais ou diabetes. Além disso, também não deve ser usado quando se precisa fazer um exame de urina ou quando se tem alergia a algum dos componentes da fórmula.

Por poder afetar o efeito de vários medicamentos, é importante informar o médico caso se esteja a fazer tratamento com outros remédios além do sepurin.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...