Sepurin: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O Sepurin é um remédio antibacteriano e antisséptico das vias urinárias, que contém metenamina e cloreto de metiltionínio na sua composição, que agem eliminando as bactérias que causam de infecção urinária, aliviando os sintomas como queimação ou dor ao urinar, além de evitar que a infecção piore e chegue nos rins ou bexiga. 

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos e deve ser usado com orientação médica.

Sepurin: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Para que serve

O Sepurin é indicado para o tratamento ou prevenção de infecções na bexiga como cistite, e também pode ser pode ser recomendado para evitar o surgimento de uma infecção na bexiga em pessoas que utilizam sonda vesical, ou na prevenção da infecção da bexiga em pessoas com infecções urinárias que ocorrem com frequência. Confira os cuidados que se deve ter com a sonda para evitar infecção urinária

O efeito desse remédio inicia de 24 a 48 horas após a primeira dose e dura por até 12 horas após o término do tratamento.

Como tomar

O comprimido de Sepurin deve ser tomado por via oral, com um copo de água, sendo que a dose recomendada é de 2 comprimidos, 3 a 4 vezes por dia, até consultar o médico, que pode indicar o uso de antibióticos ou mudança da dose de Sepurin, por exemplo.

Após tomar o Sepurin, é aconselhado beber pouca água e manter a urina o máximo de tempo possível na bexiga, pelo menos durante as duas primeiras horas. No caso de pessoas com sonda vesical, deve-se manter a sonda fechada por 4 horas após o uso do medicamento.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Sepurin são dor abdominal, aumento da ardência a urinar, náuseas ou vômitos.

Além disso, devido a presença do cloreto de metiltionínio na fórmula do Sepurin, é normal que durante o uso deste remédio a urina e as fezes fiquem com uma coloração azulada ou esverdeada.

Quem não deve tomar

O Sepurin não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com doenças no fígado, metemoglobinemia, alterações renais ou diabetes. 

Além disso, também não deve ser usado quando se precisa fazer um exame de urina ou quando se tem alergia a algum dos componentes da fórmula ou ao corante amarelo de tartrazina, pois pode causar reações alérgicas, especialmente em pessoas que têm alergia ao ácido acetilsalicílico.

Por poder afetar o efeito de vários medicamentos, é importante informar o médico caso se esteja a fazer tratamento com outros remédios além do Sepurin.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • LABORATÓRIOS GROSS S.A. Seprurin drágea (120 mg de metenamina + 20 mg de cloreto de metionínio). 2019. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Sepurin-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1577987595&embedded=true>. Acesso em 06 Jul 2021
  • DRUGS.COM. Methenamine. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/methenamine.html>. Acesso em 06 Jul 2021
  • LO, T. S.; et al. Methenamine: a forgotten drug for preventing recurrent urinary tract infection in a multidrug resistance era. Expert Rev Anti Infect Ther. 2014 May;12(5):549-54. 12. 5; 549-54, 2014
  • Chwa A, Kavanagh K, Linnebur SA, Fixen DR. . Evaluation of methenamine for urinary tract infection prevention in older adults: a review of the evidence. Ther Adv Drug Saf. 10. 2042098619876749; 2019
Mais sobre este assunto: