Cefalexina: para que serve e como tomar

outubro 2022
  1. Para que serve
  2. Como tomar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contraindicações

A cefalexina é um antibiótico da classe das cefalosporinas que serve para tratar infecções respiratórias, genitourinárias, da pele, dos tecidos moles, ossos ou articulações. A cefalexina é um antibiótico de amplo espectro, ou seja, possui atividade contra diversas bactérias, sendo capaz de promover a destruição dos agentes infecciosos, melhorando os sintomas.

A cefalexina deve ser sempre usada com indicação médica, pois o uso incorreto pode ter como consequência do desenvolvimento da resistência da bactéria ao efeito do antibiótico.

A cefalexina pode ser encontrada em farmácias e drogarias com o nome comercial Keflex, Cefacimed, Ceflexin ou Cefaxon, ou na forma de genérico como cefalexina monoidratada, sendo vendida somente com prescrição médica e retenção de receita pela farmácia.

Para que serve

A cefalexina é indicada para tratamento de infecções das vias respiratórias como faringite, otite média, sinusite, bronquite ou pneumonia, ou infecções genitourinárias como uretrite, cistite, pielite, anexite ou prostatite.

Esse remédio também pode ser indicado para o tratamento de infecções da pele, tecidos moles, ossos ou articulações como furúnculos, abcessos, cicatriz cirúrgica ou machucados infectados, além de profilaxia de infecções antes de tratamentos dentários.

Como tomar

A dose recomendada depende da infecção a tratar e da idade da pessoa:

1. Cafalexina comprimidos de 500 mg ou 1 g

Para tratar faringites estreptocócicas, infecções da pele e cistites não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg ou 1 g pode ser administrada a cada 12 horas, durante cerca de 7 a 14 dias.

Para infecções do trato respiratório, causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes, é necessário usar uma dose de 500 mg a cada 6 horas.

Infecções mais graves ou causadas por microrganismos menos suscetíveis requerem doses mais elevadas. Se houver necessidade de doses diárias de cefalexina acima de 4 g, o médico deve considerar o uso de uma cefalosporina injetável, em doses adequadas.

2. Cefalexina suspensão oral 250 mg/5 mL e 500 mg/5 mL

A dose diária recomendada para crianças é de 25 a 50 mg por kg de peso corporal em doses divididas.

Para faringites em crianças com mais de um ano de idade, infecções dos rins e infecções da pele, a dose diária total pode ser dividida e administrada a cada 12 horas.

Os antibióticos apenas devem ser tomados sob indicação médica, pois quando usados incorretamente podem acabar por prejudicar o organismo. Saiba mais em o que são e como tomar os antibióticos.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de cefalexina são náusea, vômitos, diarreia, dor abdominal, urticária, e, em alguns casos pode causar coceira anal ou genital.

Quem não deve usar

Este medicamento não deve ser usado por pessoas alérgicas às cefalosporinas ou a qualquer componente presente na fórmula.

Além disso, o tratamento com cefalosporina também não é recomendado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em outubro de 2022. Revisão clínica por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Cephalexin Dosage. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/dosage/cephalexin.html>. Acesso em 08 jun 2021
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.