Como tomar o Antibiótico Cefalexina

Bula de Como tomar o Antibiótico Cefalexina

Cefalexina é um antibiótico indicado para o tratamento da sinusite bacteriana, otite média e infecções do trato respiratório e geniturinário, pele, tecidos moles, ósseas e dentárias. 

Este é um antibiótico de amplo espectro que apresenta uma vasta ação bactericida que é capaz de eliminar bactérias sensíveis. A Cefalexina também pode ser conhecida pelos seus nomes comerciais Keflex, Cefacimed, Ceflexin ou Cefaxon. 

Como tomar o Antibiótico Cefalexina

Preço

O preço deste antibiótico varia entre os 7 e os 30 reais, e pode ser comprado em farmácias ou lojas on-line, sendo necessário apresentar receita médica. 

Como tomar 

A dose recomendada de Cefalexina para adultos pode variar entre 1 a 4 g totais por dia, sendo geralmente indicado tomar 250 mg, de 6 em 6 horas. Este remédio pode ser administrado na forma de xarope ou comprimidos, da seguinte forma: 

  • Cefalexina 250 mg xarope: ingerir 5 ml de Cefalexina 250 mg suspensão oral, equivalente a 1 copo-medida, administrados de 6 em 6 horas.
  • Cefalexina 500 mg comprimidos: ingerir meio comprimido de Cefalexina 500 mg, de 6 em 6 horas.

Para crianças, a dose deve ser reduzida pelo médico para 1 ml de xarope de 250 mg por cada 1 kg de peso da criança, administrados de 12 em 12 horas.

Os antibióticos apenas deve ser tomado sob indicação médica, pois quando usados incorretamente podem acabar por prejudicar o organismo. Saiba mais em O que são e como tomar os Antibióticos

Efeitos colaterais 

Alguns dos efeitos colaterais de Cefalexina podem incluir coceira anal e genital, fadiga, tontura, má digestão, náusea, diarreia, confusão, dor de cabeça, dor abdominal, inflamação na vagina, vômito, corrimento vaginal, agitação, urticária na pele ou alucinações. 

Contraindicações

Este antibiótico está contraindicado para pacientes com alergia ao  ácido acetilsalicílico, às cefalosporinas, às penicilinas, a outros antibióticos betalactâmicos ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, se estiver grávida ou amamentando ou se tiver diabetes, deve conversar com o seu médico antes de iniciar o tratamento. 

Mais sobre este assunto: