A cefalexina é um antibiótico que pode ser usado em caso de infecção por bactérias sensíveis a esta substância ativa. Geralmente é usado em sinusites, infecções do trato respiratório, otite média, infecções da pele e tecidos moles, infecções ósseas, do trato geniturinário e infecções dentárias.
A Cefalexina também pode ser conhecida pelos seus nomes comerciais Keflex, Cefacimed, Ceflexin ou Cefaxon e pode ser comprada em farmácias, por um preço de cerca de 7 a 30 reais, mediante a apresentação de receita médica.

Para que serve
A cefalexina apresenta ação bactericida, destruindo as bactérias que causam a infecção, podendo ser indicada para tratar sinusites, infecções do trato respiratório, otite média, infecções da pele e tecidos moles, infecções ósseas, do trato geniturinário e infecções dentárias.
Como tomar
A dose recomendada depende da infecção a tratar e da idade da pessoa:
1. Cafalexina comprimidos de 500 mg ou 1 g
As doses diárias para adultos variam de 1 a 4 g, em doses divididas, sendo a dose usual para adultos de 250 mg a cada 6 horas.
Para tratar faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg ou 1 g pode ser administrada a cada 12 horas, durante cerca de 7 a 14 dias.
Para infecções do trato respiratório, causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes, é necessário usar uma dose de 500 mg a cada 6 horas.
Infecções mais graves ou causadas por microrganismos menos suscetíveis requerem doses mais elevadas. Se houver necessidade de doses diárias de cefalexina acima de 4 g, o médico deve considerar o uso de uma cefalosporina injetável, em doses adequadas.
2. Cefalexina suspensão oral 250 mg/5 mL e 500 mg/5 mL
A dose diária recomendada para crianças é de 25 a 50 mg por kg de peso em doses divididas.
Para faringites em crianças com mais de um ano de idade, infecções dos rins e infecções da pele e estruturas da pele, a dose diária total pode ser dividida e administrada a cada 12 horas.
Os antibióticos apenas deve ser tomado sob indicação médica, pois quando usados incorretamente podem acabar por prejudicar o organismo. Saiba mais em O que são e como tomar os Antibióticos.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de Cefalexina são diarreia, vermelhidão da pele, urticária, má digestão, dor abdominal e gastrite.
Quem não deve usar
Este medicamento não deve ser usado por pessoas alérgicas às cefalosporinas ou a qualquer componente presente na fórmula.
Além disso, o tratamento com cefalosporina também não é recomendado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, a não ser que seja recomendado pelo médico.