Sulfametoxazol + trimetoprima: para que serve e como tomar

junho 2022

O sulfametoxazol + trimetoprima é um antibiótico que age impedindo a multiplicação e causando a morte de bactérias que causam infecções de ouvido, infecção urinária, bronquite, diarréia do viajante ou pneumonia, por exemplo.

Esse antibiótico utiliza duas substâncias antibacterianas, o sulfametoxazol e a trimetoprima, que quando combinadas potencializam a ação uma da outra, melhorando seu efeito no combate às bactérias.

O sulfametoxazol trimetoprima está disponível em farmácias, encontrado na forma de comprimidos ou suspensão com o nome comercial Bactrim ou Bactrim F ou na forma de genérico com o nome sulfametoxazol + trimetoprima ou com os nomes similares Subtrax, Benectrin ou Bacteracin, por exemplo, e é vendido somente com prescrição médica.

Para que serve

O sulfametoxazol trimetoprima pode ser usado para o tratamento de doenças bacterianas como pneumonia, infecção urinária, cistite, pielonefrite, bronquite, shigelose, diarréia do viajante, granuloma inguinal, meningite, toxoplasmose ou infecção no ouvido.

Como tomar

A forma de uso do sulfametoxazol trimetoprima depende da dosagem do comprimido que pode ser de sulfametoxazol 400mg + trimetoprima 80mg (Bactrim) ou de sulfametoxazol 800mg + trimetoprima 160mg (Bactrim F) que devem ser tomados inteiros e sem partir. Além disso, a forma de uso varia de acordo com a idade e inclui:

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: 2 comprimidos de Bactrim ou 1 comprimido de Bactrim F, ou 20mL da suspensão pediátrica ou 10mL da suspensão para adultos de 12 em 12 horas;
  • Crianças com idade entre 6 e 12 anos: 10mL da suspensão pediátrica, de 12 em 12 horas;
  • Crianças com idade entre 6 meses e 5 anos: 5mL da suspensão pediátrica, de 12 em 12 horas;
  • Bebês com 6 semanas a 5 meses: 2,5mL da suspensão pediátrica, de 12 em 12 horas.

O tempo de tratamento com o sulfametoxazol trimetoprima depende do tipo de infecção, devendo sempre ser orientado pelo médico.

O uso pode ser feito também utilizando a suspensão suspensão oral pediátrica que é de sulfametoxazol 200mg + trimetoprima 40mg ou da suspensão oral para adultos que é de sulfametoxazol 400mg + trimetoprima 80mg. Essas suspensões devem ser agitadas vigorosamente antes de usar para misturar seus componentes e ter o efeito esperado do tratamento, sendo também importante utilizar o dosador fornecido para dar a dose correta.

O sulfametoxazol + trimetoprima deve ser tomado por via oral com um copo de água, após a refeição, e no período de tempo estabelecido pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem rapidamente. É importante tomar as doses nos horários certos, para evitar o risco de infecção resistente ao sulfametoxazol + trimetoprima.

No entanto, se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar a próxima dose. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com sulfametoxazol trimetoprima são náusea, vômito, diarreia, perda do apetite, dermatite, coceira ou formação de pequenas bolhas na pele.

É aconselhado interromper o uso e procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas de alergia ao sulfametoxazol trimetoprima como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, urticária, febre, dor de garganta, sensação de queimação nos olhos, dor ou formação de bolhas na pele ou descamação. Saiba mais sobre sintomas de reação alérgica.

Deve-se procurar atendimento médico imediato também caso se tome o sulfametoxazol trimetoprima em doses maiores do que as recomendadas e surgirem sintomas de overdose como perda do apetite, vômitos, febre, sangue na urina, pele ou olhos amarelados, confusão ou perda de consciência.

Além disso, deve-se comunicar ao médico caso a pessoa apresente inchaço nas glândulas, também chamado de ínguas, dor nas articulações ou musculares, fraqueza intensa, pele pálida, aparecimento de hematomas ou manchas roxas na pele, ou pele e olhos amarelados.

Quem não deve usar

O sulfametoxazol + trimetoprima não deve ser usado por recém nascidos com menos de 6 semanas, mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com doenças no fígado ou rins, anemia ou em tratamento com varfarina ou dofetilida.

Além disso, o sulfametoxazol trimetoprima também não deve ser utilizado por pessoas alérgicas à sulfonamida ou à trimetoprima.

O uso da suspensão de sulfametoxazol + trimetoprima deve ser evitado por pessoas com diabetes, pois possui açúcar na sua composição.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em junho de 2022. Revisão médica por Dr. Gonzalo Ramirez - Clínico Geral e Psicólogo, em junho de 2022.

Bibliografia

  • DRUGS.COM. Bactrim Information from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/pro/bactrim.html>. Acesso em 05 abr 2021
  • PRODUTOS ROCHE QUÍMICOS E FARMACÊUTICOS S.A.. Bactrim® / Bactrim® F (sulfametoxazol + trimetoprima). Disponível em: <https://www.dialogoroche.com/content/dam/brasil/bulas/b/bactrim/Bula-Bactrim-Paciente.pdf>. Acesso em 05 abr 2021
Revisão médica:
Dr. Gonzalo Ramirez
Clínico Geral e Psicólogo
Clínico geral pela UPAEP com cédula profissional nº 12420918 e licenciado em Psicologia Clínica pela UDLAP nº 10101998.