Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Fosfomicina: o que é, para que serve e como usar

A fosfomicina é um antibiótico que serve para o tratamento de infecções nas vias urinárias, como cistite aguda ou recidivante, síndrome da bexiga dolorosa, uretrite, bacteriúria durante assintomática na gravidez e tratar ou prevenir infecções urinárias que surgem após cirurgias ou intervenções médicas.  

A fosfomicina está disponível em genérico ou com o nome comercial Monuril, que podem ser adquiridos em farmácias, mediante a apresentação de uma receita médica.

Fosfomicina: o que é, para que serve e como usar

Como usar

O conteúdo do envelope de fosfomicina deve ser dissolvido num copo de água, e a solução deve ser ingerida com o estômago vazio, imediatamente após o preparo e, de preferência, à noite, antes de deitar e depois de urinar. Após o início do tratamento, os sintomas devem desaparecer em 2 a 3 dias.

A posologia usual consiste em uma dose única de 1 envelope, podendo variar de acordo com a gravidade da doença e a critério médico. Para infecções causadas por Pseudomonas, Proteus e Enterobacter, recomenda-se a administração de 2 envelopes, administrados em intervalos de 24 horas, da mesma forma que descrito anteriormente.

Para prevenir infecções urinárias, antes de intervenções cirúrgicas ou manobras instrumentais, recomenda-se que a primeira dose seja administrada 3 horas antes do procedimento e a segunda dose, 24 horas depois.

Possíveis efeitos colaterais 

Alguns dos efeitos colaterais da fosfomicina podem incluir dor de cabeça, tonturas, infecções vaginais, náuseas, enjoo, dor no estômago, diarreia ou reações na pele que incluem coceira e vermelhidão. Veja como combater a diarreia causada por este antibiótico.

Quem não deve usar

A fosfomicina é contra-indicada para pessoas com hipersensibilidade à fosfomicina ou a qualquer um dos componentes da formula.

Além disso, também não é recomendada para pessoas com insuficiência renal grave ou que estejam a fazer hemodiálise, e não deve ser usada por crianças e mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.

Assista também o vídeo seguinte e saiba o que comer para ajudar a tratar a infecção urinária e a prevenir recidivas:

Infecção Urinária | O que comer para Curar e Evitar

1.7 milhões visualizações

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem