Fosfomicina: o que é, para que serve e como tomar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
novembro 2021

A fosfomicina, ou fosfomicina trometamol, é um remédio antibiótico indicado para infecções das vias urinárias, como cistite aguda ou recorrente uretrite, presença de bactérias na urina na gravidez mesmo sem sintomas de infecção ou tratar ou prevenir infecções urinárias que surgem após cirurgias, pois age eliminando as bactérias das vias urinárias, como estafilococos, estreptococos, E.coli, Proteus sp., Klebsiella sp., Enterobacter sp. ou Citrobacter sp.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de sachê contendo 3 g de fosfomicina, com o nome de referência Monuril ou com o nome similar Traturil, vendidos somente com prescrição médica.

Para que serve

A fosfomicina é indicada para o tratamento de infecções bacterianas das vias urinárias, como:

  • Cistite aguda ou recorrente;
  • Síndrome uretrovesical bacteriana aguda;
  • Uretrite;
  • Presença de bactérias na urina na gravidez, sem sintomas de infecção;
  • Infecção urinária pós-cirúrgica.

Além disso, a fosfomicina pode ser indicada pelo médico para prevenção de infecção urinária após cirurgias ou qualquer procedimento do trato urinário, como colocação de sonda vesical, por exemplo.

Como usar

O conteúdo do envelope de fosfomicina deve ser dissolvido num copo de água, e a solução deve ser ingerida com o estômago vazio, imediatamente após o preparo, de preferência, à noite, antes de deitar e depois de urinar. Após o início do tratamento, os sintomas devem desaparecer em 2 a 3 dias.

A dose normalmente recomendada consiste em uma dose única de 1 envelope, no entanto, pode variar de acordo com a gravidade da doença e conforme orientação médica. 

Para infecções causadas por Pseudomonas, Proteus e Enterobacter, recomenda-se a administração de 2 envelopes, administrados em intervalos de 24 horas, da mesma forma que descrito anteriormente.

Para prevenir infecções urinárias, antes de intervenções cirúrgicas ou manobras instrumentais, recomenda-se que a primeira dose seja administrada 3 horas antes do procedimento e a segunda dose, 24 horas depois.

Possíveis efeitos colaterais 

Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com fosfomicina são  dor de cabeça, tonturas, infecções vaginais, náuseas, dor no estômago, diarreia ou reações na pele que incluem coceira e vermelhidão. Veja como combater a diarreia causada por este antibiótico. 

Quem não deve usar

A fosfomicina não deve ser usada por pessoas que têm alergia à fosfomicina ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Além disso, também não deve ser usada pessoas com insuficiência renal grave ou que estejam a fazer hemodiálise, e não deve ser usada por crianças.

A fosfomicina durante a gravidez ou amamentação, só deve ser usada com indicação e orientação médica. 

Assista também o vídeo seguinte e saiba o que comer para ajudar a tratar a infecção urinária e a prevenir recorrências:

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2021.

Bibliografia

  • ZAMBON LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS LTDA. Monuril. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/monuril.pdf>. Acesso em 26 nov 2021
  • DRUGS.COM. Fosfomycin. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/fosfomycin.html>. Acesso em 26 nov 2021
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Como identificar os sintomas e curar a INFECÇÃO URINÁRIA rapidamente

    07:47 | 381207 visualizações
  • INFECÇÃO URINÁRIA NA GRAVIDEZ: O que comer para Curar e Evitar

    04:39 | 297277 visualizações
  • Infecção Urinária e Cistite | O que comer para Curar e Evitar

    04:49 | 3726240 visualizações