Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ciprofloxacino (Cipro)

O ciprofloxacino é um antibiótico de amplo espectro que ajuda a eliminar vários tipos de infecções, como bronquite, sinusite, prostatite ou gonorreia, por exemplo. Embora tenha uma ação muito ampla, este antibiótico geralmente é receitado quando outros antibióticos, como a Amoxicilina, não apresentaram efeito contra a infecção a tratar.

Um dos nomes comerciais mais utilizados de ciprofloxacino é o Cipro, que pode ser encontrado na forma de comprimidos ou solução injetável. No entanto, outros nomes incluem Quinoflox, Ciprocilin, Proflox ou Ciflox, por exemplo. Como qualquer outro antibiótico, o ciprofloxacino só deve ser utilizado com orientação de um médico.

Ciprofloxacino (Cipro)

Preço 

O preço do ciprofloxacino pode variar entre os 50 e os 200 reais, de acordo com o nome comercial, forma de apresentação e quantidade do medicamento, por exemplo.

Este medicamento pode ser comprado nas farmácias convencionais, apenas com apresentação de receita médica.

Para que serve

Este antibiótico está indicado para o tratamento de vários tipos de inecções causadas por microorganismo sensíveis ao ciprofloxacino, como:

  • Otite média;
  • Sinusite;
  • Infecção urinária;
  • Infecções dos olhos;
  • Inflamação dos ovários;
  • Infecção da próstata;
  • Gonorreia;
  • Infecções da pele;
  • Infecção generalizada.

Já nas crianças, este medicamento só deve ser utilizado para tratar uma infecção aguda na fibrose cístic causada por Pseudomonas aeruginosa.

Como tomar

No adulto, a dose recomendada varia de acordo com o problema a tratar:

Problema a tratar:Dose recomendada por dia:
Infecções do trato respiratório2 doses de 250 a 500 mg

Infecções do trato urinário:

 - aguda, não complicada

 - cistite em mulheres

 - complicada

.

1 a 2 doses de 250 mg

dose única de 250 mg

2 doses de 250 a 500 mg

GonorreiaDose única de 250 mg
Diarreia1 a 2 doses de 500 mg
Outras infecções2 doses de 500 mg

Já no tratamento de crianças com infecção aguda de Pseudomonas aeruginosa, a dose deve ser de 20 mg/kg, 2 vezes por dia, até um máximo de 1500 mg por dia.

Os comprimidos de ciprofloxacino não precisam ser tomados durante a refeição, sendo que o estômago vazia facilita a sua absorção. No entanto, não deve ser ingerido com leite ou suco de laranja.

O Cipro em forma de solução injetável só deve ser administrado por um médico ou enfermeiro.

Principais efeitos colaterais

O uso de ciprofloxacino pode causar o surgimento de alguns efeitos secundários como candidíase, urticária na pele, falta de apetite, agitação, dor de cabeça, tonturas, distúrbios do sono, alteração do paladar, alterações da visão, zumbido, aumento do batimento cardíaco, enjoos, diarreia ou dores articulares.

Quem não deve usar

Este antibiótico não deve ser usado na gravidez ou amamentação sem orientação de um médico. Além disso, também não pode ser tomado por quem tem alergia ao ciprofloxacino ou está fazendo tratamento com tizanidina.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...