A nitrofurantoína é a substância ativa de um medicamento conhecido comercialmente como Macrodantina. Este medicamento é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções urinárias agudas e crônicas, como cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites, causadas por bactérias sensíveis à nitrofurantoína.
A Macrodantina pode ser comprada em farmácias por um preço de cerca de 10 reais, mediante apresentação de uma receita médica.

Para que serve
A Macrodantina tem nitrofurantoína na sua composição, que está indicada para o tratamento de infecções urinárias agudas ou crônicas, causadas por bactérias sensíveis ao medicamento, como:
- Cistites;
- Pielites;
- Pielocistites;
- Pielonefrites.
Saiba se existe a possibilidade de ter uma infecção urinária, fazendo o teste online.
Como usar
As cápsulas de nitrofurantoína devem ser ingeridas acompanhada de alimentos, de forma a reduzir efeitos adversos gastrointestinais.
A dose recomendada é de 1 cápsula de 100 mg a cada 6 horas, durante 7 a 10 dias. Caso seja necessário utilizar o medicamento a longo prazo, a posologia pode ser reduzida para 1 cápsula por dia, antes de deitar.
Quem não deve usar
Este medicamento é contraindicado em pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, pessoas com anúria, oligúria e em alguns casos de insuficiência renal.
Além disso, também não deve ser usado em crianças com menos de um mês de idade, mulheres que estejam a amamentar e em grávidas, principalmente durante as últimas semanas de gestação.
Veja outros remédios usados no tratamento da infecção urinária.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com nitrofurantoína são dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, dor epigástrica, anorexia e pneumonia intersticial.
Embora seja mais raro, pode ainda ocorrer polineuropatia induzida por drogas, anemia megaloblástica, leucopenia e excesso de gases intestinais.