Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Nitrofurantoína: para que serve e posologia

A nitrofurantoína é a substância ativa de um medicamento conhecido comercialmente como Macrodantina. Este medicamento é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções urinárias agudas e crônicas, como cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites, causadas por bactérias sensíveis à nitrofurantoína.

A Macrodantina pode ser comprada em farmácias por um preço de cerca de 10 reais, mediante apresentação de uma receita médica.

Nitrofurantoína: para que serve e posologia

Para que serve

A Macrodantina tem nitrofurantoína na sua composição, que está indicada para o tratamento de infecções urinárias agudas ou crônicas, causadas por bactérias sensíveis ao medicamento, como:

  • Cistites;
  • Pielites;
  • Pielocistites;
  • Pielonefrites.

Saiba se existe a possibilidade de ter uma infecção urinária, fazendo o teste online.

Como usar

As cápsulas de nitrofurantoína devem ser ingeridas acompanhada de alimentos, de forma a reduzir efeitos adversos gastrointestinais.

A dose recomendada é de 1 cápsula de 100 mg a cada 6 horas, durante 7 a 10 dias. Caso seja necessário utilizar o medicamento a longo prazo, a posologia pode ser reduzida para 1 cápsula por dia, antes de deitar.

Quem não deve usar

Este medicamento é contraindicado em pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, pessoas com anúria, oligúria e em alguns casos de insuficiência renal.

Além disso, também não deve ser usado em crianças com menos de um mês de idade, mulheres que estejam a amamentar e em grávidas, principalmente durante as últimas semanas de gestação.

Veja outros remédios usados no tratamento da infecção urinária.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com nitrofurantoína são dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, dor epigástrica, anorexia e pneumonia intersticial.

Embora seja mais raro, pode ainda ocorrer polineuropatia induzida por drogas, anemia megaloblástica, leucopenia e excesso de gases intestinais.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem