Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Endometriose tem cura?

A endometriose é uma doença crônica do sistema reprodutor feminino que não tem cura, mas que pode ser controlada através de um tratamento adequado e bem orientado por um ginecologista. Assim, desde que se faça consultas regulares no médico e se siga todas as orientações, na maioria dos casos, é possível melhorar bastante a qualidade de vida e aliviar todos os desconfortos.

Os tipos de tratamentos mais utilizados são o uso de remédios e a realização de cirurgia, mas o regime terapêutico pode variar de acordo com a mulher, sendo que geralmente o médico escolhe o tratamento após avaliar alguns fatores, como:

  • Idade da mulher;
  • Intensidade dos sintomas;
  • Vontade para ter filhos.

Por vezes, o médico pode iniciar um tratamento e depois mudar para outro, de acordo com a resposta do corpo da mulher. Por essa razão, é muito importante fazer consultar regulares para garantir os melhores resultados. Saiba mais sobre todas as opções de tratamento para endometriose.

Geralmente, na menopausa, a progressão da endometriose diminui, já que há diminuição dos hormônios femininos e consequente escassez da menstruação. Este fator associado a uma correta abordagem da doença pode representar uma "quase cura" da endometriose para muitas mulheres.

Endometriose tem cura?

Opções de tratamento para endometriose

As opções de tratamento normalmente variam mais de acordo com a vontade de ter filhos, podendo ser divididas em 2 tipos principais:

1. Mulheres jovens que desejam ter filhos

Nestes casos, o tratamento normalmente inclui o uso de:

  • Anticoncepcionais orais;
  • Medicamentos hormonais como o Zoladex;
  • DIU Mirena;
  • Cirurgia de retirada dos focos de endometriose.

A cirurgia de endometriose é feita por videolaparoscopia que consegue remover o tecido sem a necessidade da retirada dos órgãos envolvidos e/ou da cauterização dos pequenos focos de endometriose.

Quanto aos medicamentos hormonais, quando a mulher desejar engravidar, pode deixar de os tomar, e então, iniciar as tentativas. Apesar destas mulheres terem um risco maior de aborto, suas chances de engravidar tornam-se semelhantes a de uma mulher saudável. Veja como se pode engravidar com endometriose.

2. Mulheres que não desejam ter filhos

No caso de mulheres que não pretendem engravidar o tratamento de escolha geralmente é a cirurgia para remoção de todo o tecido endometrial e dos órgãos afetados. Em alguns casos após a remissão da doença, com o passar dos anos a endometriose pode retornar e atingir outros órgãos, sendo necessário reiniciar o tratamento. Veja como é feita a cirurgia para endometriose.

Bibliografia >

  • NHS. Endometriosis: Treatment. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/endometriosis/treatment/>. Acesso em 07 Out 2019
  • ESHRE. Information for women with endometriosis - Patient version of the ESHRE Guideline on management of women with endometriosis. 2014. Disponível em: <https://www.eshre.eu/-/media/sitecore-files/Guidelines/Endometriosis/ESHRE-ENDOMETRIOSIS-GUIDELINE_Patient-version_FINAL.pdf?la=en&hash=52A8A838A070CAF508B43C65DE5D0BEEF1B8438F>. Acesso em 07 Out 2019
  • ENDOMETRIOSIS UK. Endometriosis - Treatment options. 2010. Disponível em: <https://www.endometriosis-uk.org/sites/default/files/files/Information/Treatment-information-pack.pdf>. Acesso em 07 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem