Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Endometriose tem cura?

Em muitos casos a endometriose tem cura, porque a mulher pode, através do uso de medicamentos supressores da menstruação ou da cirurgia, reduzir completamente os sintomas e até engravidar. No entanto, ainda não é possível evitar completamente que o tecido endometrial volte a crescer fora do útero e, por isso, a doença pode voltar a surgir pouco tempo depois.

Para escolher o melhor tipo de tratamento, o médico avalia vários fatores como:

  • Idade da mulher;
  • Intensidade dos sintomas;
  • Vontade para ter filhos.

Por vezes, o médico pode iniciar um tratamento e depois mudar para outro, de acordo com a resposta do corpo da mulher. Por essa razão, é muito importante fazer consultar regulares para garantir os melhores resultados. Saiba mais sobre todas as opções de tratamento para endometriose.

Geralmente, na menopausa, a progressão da endometriose diminui, ja que há diminuição dos hormônios femininos e consequente escassez da menstruação. Este fator associado a uma correta abordagem da doença pode representar a cura da endometriose para muitas mulheres.

Endometriose tem cura?

Opções de tratamento para endometriose

As opções de tratamento normalmente variam mais de acordo com a vontade de ter filhos, podendo ser divididas em 2 tipos principais:

1. Mulheres jovens que desejam ter filhos

Nestes casos, o tratamento normalmente inclui o uso de:

  • Anticoncepcionais orais;
  • Medicamentos hormonais como o Zoladex;
  • DIU Mirena;
  • Cirurgia de retirada dos focos de endometriose.

A cirurgia de endometriose é feita por videolaparoscopia que consegue remover o tecido sem a necessidade da retirada dos órgãos envolvidos e/ou da cauterização dos pequenos focos de endometriose.

Quanto aos medicamentos hormonais, quando a mulher desejar engravidar, pode deixar de os tomar, e então, iniciar as tentativas. Apesar destas mulheres terem um risco maior de aborto, suas chances de engravidar tornam-se semelhantes a de uma mulher saudável. Veja como se pode engravidar com endometriose.

2. Mulheres que não desejam ter filhos

No caso de mulheres que não pretendem engravidar o tratamento de escolha geralmente é a cirurgia para remoção de todo o tecido endometrial e dos órgãos afetados. Em alguns casos após a remissão da doença, com o passar dos anos a endometriose pode retornar e atingir outros órgãos, sendo necessário reiniciar o tratamento. Veja como é feita a cirurgia para endometriose.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...