Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 Dicas para viver melhor com Endometriose

Outubro 2019

A endometriose causa dor abdominal, cólicas intensas, dor e desconforto durante ou após o contato íntimo. Estes sintomas podem ser atenuados através da prática de exercício físico, do aumento do consumo de alimentos ricos em ômega-3 ou através da utilização de remédios analgésicos, que devem ser prescritos pelo médico.

Além disso, acompanhar o ciclo menstrual, usando um calendário, pode ajudar a perceber em que fase os sintomas da endometriose pioram ou melhoram, e relacionar os hábitos que favorecem este aumento.

7 Dicas para viver melhor com Endometriose

Alguns truques e dicas que podem ajudar a lidar melhor com a endometriose e ajudar a diminuir os sintomas de dor e desconforto e a viver melhor, são:

1. Praticar exercício

A prática de exercício físico leve, como caminhada, por exemplo, pode ajudar a diminuir o desenvolvimento da endometriose, pois o exercício físico reduz os níveis de estrogênio no organismo, o principal hormônio que controla o ciclo menstrual da mulher.

Além disso, algumas técnicas de relaxamento, como ioga e Pilates, também podem ajudar a reduzir a dor.

2. Tomar remédios para a dor e cólica

Os remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o naproxeno, por exemplo, ajudam a aliviar a dor e o desconforto causados pela endometriose, ajudando a ultrapassar os períodos em que os sintomas são mais evidentes.

3. Fazer uma alimentação rica em ômega-3

Fazer uma alimentação abundante em alimentos ricos em omega-3 como salmão, sardinha ou atum, sementes de linhaça ou chia, e frutos oleaginosos como castanhas e amendoim, ajuda a reduzir naturalmente a produção de prostaglandinas, o que contribui para a redução da inflamação.

Além disso, o consumo de café ou de bebidas contendo cafeína, como alguns chás ou refrigerantes, deve ser evitado pois em alguns casos a cafeína pode piorar a dor.

4. Usar anticoncepcional

O uso de anticoncepcional ajuda a regular e a reduzir o fluxo menstrual, prevenindo o crescimento do tecido endometrial dentro e fora do útero, e consequentemente reduzir os episódios e intensidade da dor.

Veja outros remédios que são usados no tratamento da endometriose.

5. Aplicar compressas quentes

Usar compressas quentes, uma toalha molhada aquecida, ou uma bolsa de água quente na região abdominal, é um truque que ajuda a diminuir a cólica menstrual, a dor lombar e o desconforto causado pela endometriose. Em alternativa, também se pode tomar um banho quente, que também vai ajudar a relaxar os músculos da região pélvica, aliviando a dor.

6. Fazer acupressão

A acupressão é uma terapia alternativa que ajuda a aliviar algumas dores, através da compressão de diferentes pontos do corpo. Assim, para o alivio da dor, pode ser pressionado um ponto que se localiza no interior da perna, cerca de 5 cm acima do tornozelo, durante cerca de 1 minuto, com força suficiente para deixar a ponta da unha do polegar branca.

Outro ponto de acupressão que pode ser pressionado para o alivio da dor localiza-se nas mãos, no ponto central entre o polegar e o indicador. Saiba mais sobre a acupressão.

7. Usar um lubrificante íntimo

Algumas mulheres com endometriose, podem ter dor e dificuldade durante o contato íntimo, sendo por isso recomendado experimentar posições em que a mulher sinta menos dor e desconforto.

Além disso, o uso de lubrificante também pode ajudar a diminuir a dor e o desconforto durante o contato íntimo. Caso a mulher pretenda engravidar, pode também usar lubrificante específico para esse efeito, como é o caso do Conceive Plus.

Bibliografia >

  • MAYO CLINIC. Endometriosis. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/endometriosis/diagnosis-treatment/drc-20354661>. Acesso em 09 Out 2019
  • DONATTI, Lilian et. al.. Pacientes com endometriose que utilizam estratégias positivas de enfrentamento apresentam menos depressão, estresse e dor pélvica. Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. 15. 1; 2017
  • AMERICAN SOCIETY OF REPRODUCTIVE MEDICINE. Endometriosis - A Guide for Patients. Disponível em: <https://www.reproductivefacts.org/globalassets/rf/news-and-publications/bookletsfact-sheets/english-fact-sheets-and-info-booklets/booklet_endometriosis.pdf>. Acesso em 09 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem