Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Endometriose

​O tratamento para endometriose pode ser feito com o uso de analgésicos, hormônios ou cirurgia, dependendo da gravidade da doença e se a mulher pretende engravidar ou não.

No entanto, os tratamentos para endometriose não garantem o aumento das chances da mulher engravidar e, por isso, é importante que as pacientes em idade reprodutiva consultem o seu ginecologista para iniciar os tratamentos de fertilidade.

Os diferentes tipos de tratamento para endometriose incluem:

Tratamento medicamentoso para endometriose

O tratamento medicamentoso para endometriose consiste em utilizar analgésicos, como Ibuprofeno ou Naproxeno, para reduzir os sintomas provocados pela doença durante a menstruação, por exemplo. Este tipo de tratamento não afeta a ovulação e, por isso, pode ser usado por mulheres que pretendem engravidar.

Tratamento hormonal para endometriose

O tratamento hormonal é mais frequente quando os analgésicos não são capazes de aliviar os sintomas de endometriose, podendo ser feito com:

  • Anticoncepcional oral ou DIU Mirena: ajudam a regular e reduzir o fluxo menstrual, prevenindo o crescimento de tecido endometrial dentro e fora do útero;
  • Remédios anti-hormonais: como o Zoladex ou o Danazol, que reduzem a produção de estrogênio pelos ovários, evitando o ciclo menstrual e impedindo o desenvolvimento da endometriose.

Este tipo de tratamento impede a gravidez e, por isso, deve ser interrompido caso a mulher decida engravidar.

Cirurgia para endometriose

A cirurgia para endometriose é a primeira escolha de tratamento nos casos de endometriose grave que provoca o crescimento exagerado de tecido endometrial fora do útero, dores muito intensas ou problemas de fertilidade.

A cirurgia para tratar a endometriose serve para remover o tecido endometrial que se implantou fora do útero, reduzindo os sintomas e possibilitando a gravidez. Porém, o tratamento definitivo para endometriose é a cirurgia de remoção completa do útero e dos ovários, que é chamada de histerectomia, e que é feita, normalmente, em mulheres mais velhas ou que não pretendam engravidar.

A cirurgia para endometriose pode ser feita por laparoscopia, nos casos leves da doença, em que existe pouco tecido endometrial fora do útero e não é necessário remover órgãos, reduzindo o tempo de recuperação.

Veja outro problema no útero que pode prejudicar a gravidez: Entenda porquê o útero septado pode dificultar a gravidez.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...