Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais sintomas da endometriose intestinal e como é feito o tratamento

A endometriose intestinal é uma doença na qual o endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero, cresce na parede do abdome e atinge partes do intestino e do reto, dificultando o seu funcionamento e causando sintomas como alteração dos hábitos intestinais, além de dor abdominal intensa, especialmente durante a menstruação.

Quando as células do endométrio são encontradas apenas na parte externa do intestino a endometriose intestinal é chamada de superficial, mas quando essas células penetram na parede do intestino e atingem a parte interna a endometriose intestinal é classificada como profunda.

Normalmente, precisa ser tratada com cirurgia, para reduzir a quantidade de tecido do endométrio no intestino. No entanto, também existem casos em que o tecido endometrial não se espalhou muito e a doença não produz qualquer sintoma. Nestes casos, o tratamento é mais fácil e nem sempre a cirurgia é necessária, podendo apenas ser orientado pelo médico o uso de remédios hormonais.

Principais sintomas da endometriose intestinal e como é feito o tratamento

Principais sintomas

Algumas mulheres não apresentam sintomas, ou podem ter somente alguns deles, como: 

  • Dificuldade para evacuar;
  • Dor na barriga durante a relação sexual;
  • Dor na parte debaixo do abdome;
  • Diarreia persistente;
  • Presença de sangue nas fezes.

Algumas vezes, o endométrio cresce de forma exagerada e pode causar obstrução do intestino, causando prisão de ventre.

Os sintomas da endometriose intestinal muitas vezes pioram durante a menstruação, mas em alguns casos os sintomas surgem fora do período menstrual e por isso podem ser confundidos com outros problemas intestinais. Confira outros sintomas de endometriose.

Possíveis causas

A causa da endometriose intestinal não é totalmente conhecida, mas durante a menstruação o sangue com células do útero pode retornar para as trompas e se espalhar nos outros órgãos do abdome, atingindo a parede do intestino provavelmente por ser um órgão muito próximo ao útero. Outras causas podem estar associadas ao desequilíbrio hormonal, principalmente do hormônio estrogênio.

Alguns médicos associam ainda a ocorrência da endometriose intestinal com cirurgia anterior no útero, que pode espalhar células do endométrio na parede do abdome atingindo o intestino. 

Entretanto, pessoas que têm familiar próximo, como mãe ou irmã com endometriose intestinal, podem ter mais risco de desenvolver a mesma doença.

Principais sintomas da endometriose intestinal e como é feito o tratamento

Como confirmar o diagnóstico

Em alguns casos, a endometriose pode ser confundida com doenças intestinais como síndrome do intestino irritável, apendicite e doença de Crohn, por isso para confirmar o diagnóstico é preciso identificar a localização e extensão da endometriose no intestino sendo necessário a realização de alguns exames, como:

  • Exame vaginal: realizado por um médico ginecologista para avaliar o aspecto do colo do útero;
  • Ultrassom transvaginal: serve para identificar os órgãos acometidos pela endometriose;
  • Tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética: para avaliar precisamente os locais afetados do intestino;
  • Laparoscopia ou videolaparoscopia: cirurgias para examinar o intestino e saber a localização exata da endometriose;
  • Enema opaco: também serve para investigar a extensão da endometriose no intestino. 

A realização da colonoscopia nem sempre é indicada pelo ginecologista, pois é um exame que avalia a parte interna do intestino e na maioria das vezes a endometriose intestinal acontece nas paredes externas do intestino, no entanto, pode ser solicitada caso o médico suspeite de endometriose intestinal profunda ou para despistar outras doenças intestinais. Veja sobre os exames para diagnóstico da endometriose

Como é feito o tratamento

O principal tipo de tratamento usado para tratar a endometriose intestinal é a cirurgia, cujo tecido do endométrio é retirado da parede do intestino, aliviando os sintomas e melhorando a fertilidade da mulher. 

A maioria das cirurgias são realizadas por vídeo, mas em algumas situações é necessária cirurgia tradicional, dependendo da gravidade e das áreas do intestino afetadas pela endometriose. Confira mais sobre a cirurgia para endometriose

O ginecologista em conjunto com cirurgião do aparelho digestivo farão uma avaliação antes da cirurgia, pois é assim que farão o planejamento da cirurgia e a definição do seguimento do tratamento após a cirurgia.

Outros tipos de tratamento podem ser indicados pelo ginecologista, principalmente medicamentos para regular os hormônios e aliviar os sintomas, como pílulas, adesivos e injeções anticoncepcionais e medicações anti-inflamatórias. 

Opções de tratamento natural 

Além do uso de medicamentos, pode ser indicado outros tipos de tratamentos mais naturais, como a acupuntura, que estimula os nervos e a produção de certas substâncias do corpo para aliviar a dor.

A ingestão de alimentos que contém ômega-3, como peixes, nozes e azeite extra-virgem reduzem a inflamação e estimulam as defesas do corpo e, desta forma, ajudam a aliviar os sintomas da endometriose intestinal.

Existem extratos naturais, como a cúrcuma e o chá-verde que também têm efeito anti-inflamatório no corpo e podem melhorar os sintomas da endometriose intestinal, no entanto o tratamento com extratos deve ser realizado com orientação de um fitoterapeuta e com supervisão do ginecologista. 

Além disso, o estresse emocional libera substâncias no corpo que provoca inflamação e por isso fazer atividades que reduzem o estresse ajudam no tratamento para a endometriose intestinal. Saiba como combater o estresse.

Possíveis complicações

Mesmo após a cirurgia de retirada de tecido do endométrio do intestino, a doença pode voltar, por isso é necessário seguir acompanhamento com ginecologista e fazer exames regularmente. 

Em alguns casos, mulheres com endometriose intestinal podem também apresentam endometriose na parede externa no útero e isso dificulta a mulher a engravidar. Saiba mais sobre como engravidar em casos de endometriose.

Bibliografia >

  • EVERY DAY HEALTH. What Is Bowel Endometriosis?. Disponível em: <https://www.everydayhealth.com/endometriosis/bowel-endometriosis/>. Acesso em 08 Out 2019
  • MEDICAL NEWS TODAY. Bowel endometriosis: What to know. Disponível em: <https://www.medicalnewstoday.com/articles/323962.php>. Acesso em 08 Out 2019
  • GALAZIS, Nicolas et al . Bowel endometriosis. BMJ Case Rep. 10. 1-4, 2014
  • EVERY DAY HEALTH. Endometriosis Treatments and Therapies. Disponível em: <https://www.everydayhealth.com/endometriosis/guide/treatment/>. Acesso em 08 Out 2019
  • ENDOMETRIOSIS UK. Endometriosis and Bowel. Disponível em: <https://www.endometriosis-uk.org/endometriosis-and-bowel>. Acesso em 08 Out 2019
  • WOLTHUIS, Albert M et al . Bowel endometriosis: Colorectal surgeon’s perspective in a multidisciplinary surgical team. World J Gastroenterol. 42. 15616–15623, 2014
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem