Endometriose intestinal: o que é, sintoma, causas e tratamento

Endometriose intestinal é a implantação do tecido do endométrio, que reveste a parte interna do útero, no intestino, causando sintomas como alteração dos hábitos intestinais e dor abdominal intensa, especialmente durante a menstruação.

O tecido do endométrio pode afetar qualquer parte do intestino, sendo mais comum na parte inferior do intestino, acima do reto. Além disso, também é comum afetar outros órgãos pélvicos, como ovários, tubas uterinas ou bexiga, por exemplo. Saiba mais sobre a endometriose.

O tratamento para endometriose intestinal é feito pelo ginecologista e pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e extensão da endometriose, podendo ser indicada a realização de cirurgia para remoção dos focos de endometriose no intestino e o uso de remédios para aliviar os sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de endometriose intestinal

Os principais sintomas da endometriose intestinal são:

  • Dor ou dificuldade para evacuar;
  • Cólicas na parte inferior do abdome;
  • Inchaço na barriga;
  • Dor no abdome durante o contato íntimo;
  • Diarreia persistente ou prisão de ventre;
  • Dor persistente durante a menstruação;
  • Presença de sangue nas fezes.

Estes sintomas tendem a piorar durante a menstruação, mas também podem surgir fora do período menstrual, sendo confundidos com outros problemas intestinais, como a síndrome do intestino irritável. Saiba identificar todos os sintomas da endometriose no intestino.

É ainda comum que a endometriose intestinal não cause sintomas, sendo identificada em exames de rotina, como a colonoscopia, por exemplo.

Endometriose intestinal causa gases?

A endometriose intestinal pode causar gases, uma vez que afeta os movimentos intestinais.

Teste online de endometriose

Se acha que pode ter endometriose, selecione os seus sintomas para descobrir quais as chances:

  1. 1. Dor intensa na região pélvica e que piora durante a menstruação
  2. 2. Menstruação abundante
  3. 3. Cãibras durante a relação sexual
  4. 4. Dor ao urinar ou defecar
  5. 5. Diarreia ou prisão de ventre
  6. 6. Fadiga e cansaço excessivo
  7. 7. Dificuldade para engravidar

O teste de sintomas de endometriose é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o ginecologista.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da endometriose intestinal é feito pelo ginecologista, através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, exame ginecológico e retal e exames de imagem.

Marque uma consulta com o ginecologista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Exames para endometriose intestinal

Os principais exames para endometriose intestinal são:

  • Ultrassom transvaginal, pélvica ou retal;
  • Raio X com enema opaco;
  • Ressonância magnética;
  • Colonoscopia;
  • Videolaparoscopia.

Esses exames ajudam a confirmar o diagnóstico da endometriose intestinal e a descartar condições com sintomas semelhantes, como síndrome do intestino irritável, apendicite e doença de Crohn, por exemplo. Veja como estes exames são feitos para diagnosticar a endometriose intestinal.

Possíveis causas

A causa exata da endometriose intestinal não é completamente conhecida, mas sabe-se que ocorre devido a implantação do tecido do endométrio, que é a parte mais interna do útero, no intestino.

No entanto, existem algumas teorias da causa da endometriose, como a da menstruação retrógrada, em que as células do endométrio que deveriam ser eliminadas durante a menstruação retornam no sentido contrário e atingem a parede do intestino, além de poder também afetar os ovários. Veja as principais causas da endometriose.

Além disso, mulheres que têm familiares próximos, como mãe ou irmã, com endometriose intestinal, podem ter mais risco de desenvolver a mesma doença.

Leia também: Endometriose no ovário: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/endometriose-no-ovario

Tipos de endometriose intestinal

Os principais tipos de endometriose intestinal são:

  • Endometriose intestinal superficial: quando as células do endométrio são encontradas apenas na parte externa do intestino;
  • Endometriose intestinal profunda: quando as células do endométrio penetram na parede interna do intestino.

O tipo de endometriose intestinal é identificado pelo médico através dos exames de imagem.

Leia também: Endometriose profunda: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/endometriose-profunda

Como é feito o tratamento

O tratamento para endometriose intestinal deve ser feito com orientação do ginecologista de acordo com os sintomas apresentados e gravidade da doença.

Os principais tratamentos para endometriose intestinal são:

1. Cirurgia para endometriose

A cirurgia para endometriose intestinal é uma das principais formas de tratamento para esse tipo de endometriose, sendo feito pelo ginecologista, gastroenterologista e/ou proctologista, para retirar o tecido endometrial localizado no intestino, o que ajuda a aliviar os sintomas.

A maioria das cirurgias são realizadas sem grandes cortes, apenas por videolaparoscopia com a introdução dos instrumentos cirúrgicos através de pequenos cortes na barriga.

Mas em algumas situações pode ser necessário a cirurgia tradicional em que é feito uma incisão maior no abdômen, mas esta escolha só é feita após a análise das áreas do intestino que estão afetadas pela endometriose. Confira mais sobre a cirurgia para endometriose.

2. Remédios para endometriose intestinal

Após o tratamento inicial com cirurgia, pode ser necessário que o tratamento continue por meio de remédios para endometriose indicados pelo ginecologista.

Alguns remédios são os anti-inflamatórias, pílulas anticoncepcionais combinadas ou só com progesterona, adesivos contraceptivos, injeções anticoncepcionais ou uso do DIU hormonal, por exemplo.

Leia também: 7 tratamentos para endometriose (remédios, cirurgia e opções naturais) tuasaude.com/tratamento-para-endometriose

Além disso, é necessário seguir o acompanhamento com ginecologista e fazer exames regularmente para monitorar a recuperação e observar de o tecido endometrial não volta a crescer no intestino.

Vídeos relacionados