Endometriose no ovário: o que é, sintomas, causas e tratamento

Endometriose no ovário é a formação de um cisto no ovário com sangue no seu interior, chamado cisto de chocolate, devido a focos de endometriose dentro do ovário, causando sintomas como dor pélvica, menstruação abundante ou cólicas intensas.

A endometriose no ovário, também chamada de endometrioma, é causada pela implantação do tecido do endométrio no ovário, sendo a manifestação mais comum da endometriose, que também pode afetar as trompas de Falópio, bexiga ou intestinos, por exemplo. Entenda melhor o que é endometriose.

O tratamento para endometriose no ovário é feito pelo ginecologista e pode variar de acordo com a idade da mulher e extensão da endometriose, podendo ser indicado o uso de remédios para aliviar os sintomas ou realização de cirurgia para remoção do ovário.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de endometriose no ovário

Os principais sintomas de endometriose no ovário são:

  • Dor pélvica crônica;
  • Dor na região do ovário afetado, que pode ser intensa;
  • Cólica muito forte durante a menstruação;
  • Menstruação abundante;
  • Dor durante o contato íntimo;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Dor ao urinar ou defecar;
  • Dor nas costas;
  • Inchaço na barriga.

Além disso, mulheres com endometriose no ovário também têm tendência para apresentar dificuldade para engravidar, mesmo após 6 meses a 1 ano de tentativas. 

Leia também: Sintomas de endometriose (no intestino, bexiga e ovários) tuasaude.com/sintomas-de-endometriose

Veja mais detalhes sobre como identificar a endometriose no vídeo a seguir com o Dr Maurício Abrão:

Teste online de endometriose

Se acha que pode estar com endometriose, selecione os seus sintomas para saber quais as chances:

  1. 1. Dor intensa na região pélvica e que piora durante a menstruação
  2. 2. Menstruação abundante
  3. 3. Cãibras durante a relação sexual
  4. 4. Dor ao urinar ou defecar
  5. 5. Diarreia ou prisão de ventre
  6. 6. Fadiga e cansaço excessivo
  7. 7. Dificuldade para engravidar

O teste de sintomas de endometriose é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com ginecologista.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do endometrioma é feito pelo ginecologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame ginecológico e pélvico.

Marque uma consulta com o ginecologista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar exames de imagem como ultrassom transvaginal ou pélvico, ou ressonância magnética. Veja os principais exames que detectam a endometriose.

Quando o endometrioma é grave?

O endometrioma é grave quando se rompe espalhando no abdômen o fluido endometrial espesso, causando inflamação no abdômen e dor intensa.

Nesses casos, deve-se procurar o pronto-socorro mais próximo, pois geralmente o tratamento é cirúrgico.

Possíveis causas

A causa exata da endometriose no ovário não é completamente conhecida, mas sabe-se que ocorre pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero.

O foco mais comum da endometriose são os ovários ou as trompas de Falópio, mas também podem afetar a superfície da bexiga ou os intestinos, por exemplo.

Leia também: Endometriose profunda: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/endometriose-profunda

A endometriose no ovário pode atrapalhar a gravidez?

A endometriose no ovário pode fazer com que a fertilidade da mulher seja prejudicada e as chances de gravidez podem diminuir a cada mês de acordo com a evolução da doença.

Isto porque a endometriose no ovário geralmente se forma no córtex do ovário, local em que existe a reserva de folículos ovarianos, que são liberados durante a ovulação.

Leia também: Quem tem endometriose pode engravidar? tuasaude.com/quem-tem-endometriose-pode-engravidar

No entanto, a cirurgia conservadora para o endometrioma no ovário tem demonstrado melhorar as taxas de gravidez natural.

Por outro lado, a cirurgia pode remover parte do córtex ovariano, prejudicando a fertilidade da mulher e, por isso, mulheres com infertilidade podem ser recomendadas a congelar óvulos e tentar a reprodução assistida. Veja as principais técnicas de reprodução assistida.

Como é feito o tratamento

O tratamento da endometriose no ovário deve ser feito com orientação do ginecologista e varia de acordo com os sintomas e extensão da doença.

Os principais tratamentos para endometriose no ovário são:

1. Terapia hormonal

A terapia hormonal pode ser indicada pelo médico nos casos mais leves de endometriose no ovário, sendo normalmente feito com o uso de pílulas anticoncepcionais contendo progesterona ou DIU hormonal.

Além disso, outros tratamentos para a endometriose no ovário são os agonistas do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH), como a leuprolida ou andrógenos, como o danazol.

Leia também: DIU para endometriose: 6 dúvidas mais comuns tuasaude.com/diu-trata-a-endometriose

2. Cirurgia

A cirurgia para a endometriose no ovário pode ser feita de forma conservadora, para drenar o endometrioma, remover sua cápsula e cauterizar os focos de lesões endometriais, através da laparoscopia.

Nos casos em que a mulher não deseja preservar a fertilidade e apresenta sintomas intensos, a cirurgia pode ser feita com a remoção completa do útero e dos ovários, chamada histerectomia total com salpingo-ooforectomia bilateral. Saiba mais sobre a cirurgia para endometriose.

Leia também: 7 dicas para viver melhor com endometriose tuasaude.com/dicas-para-viver-melhor-com-a-endometriose

Vídeos relacionados