Os remédios para cólicas menstruais contribuem para aliviar o desconforto abdominal provocados pela descamação do endométrio e contração do útero e para prevenir a ocorrência de cólicas fortes no período menstrual.
Normalmente são aconselhados, pelos ginecologistas, medicamentos com ação analgésica e anti-inflamatória, que aliviam a dor, e remédios antiespasmódicos, que ajudam a reduzir as contrações do útero, reduzindo o desconforto.
Além disso, podem ainda ser adotadas algumas medidas naturais, como a realização de uma alimentação adequada ou a aplicação de calor na região abdominal, que são ótimas opções para complementar o tratamento farmacológico. Veja 6 truques naturais para acabar com a cólica menstrual rápido.

1. Anti-inflamatórios
Os anti-inflamatórios não esteroides são uma ótima opção para o alívio das cólicas menstruais. Aqueles que geralmente são mais prescritos pelo médico são:
- Ibuprofeno (Alivium, Atrofem, Advil);
- Ácido mefenâmico (Ponstan);
- Cetoprofeno (Profenid, Algie);
- Piroxicam (Feldene, Cicladol);
- Naproxeno (Flanax, Naxotec);
- Ácido acetilsalicílico (Aspirina).
Embora possam aliviar a dor e o desconforto provocado pelas cólicas menstruais, estes medicamentos devem ser utilizados durante um período de tempo o mais curto possível, devido aos efeitos colaterais que apresentam. Só devem ser usados sob orientação do médico, nas doses por ele recomendadas
2. Analgésicos
Em alternativa aos anti-inflamatórios mencionados anteriormente, a mulher pode tomar um analgésico, como o paracetamol (Tylenol), a cada 8 horas, durante o período de tempo em que sentir dor.
3. Antiespasmódicos
Os antiespasmódicos, como a escopolamina (Buscopan) agem sobre as contrações dolorosas, aliviando de forma rápida e prolongada, as cólicas. A escopolamina também está disponível associada ao paracetamol, com o nome de Buscopan Composto, sendo mais eficaz no alívio da dor. A dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos de 10mg/250 mg, 3 a 4 vezes ao dia.
4. Anticoncepcionais
Os anticoncepcionais hormonais, como inibem a ovulação, levam também à diminuição de prostaglandinas no útero, reduzindo o fluxo menstrual e aliviando a dor. Antes de iniciar a toma do anticoncepcional, o ideal é falar com o ginecologista, para que ele recomende o mais adequado para a pessoa em questão.
A toma de anticoncepcionais pode reduzir em cerca de 90% as cólicas menstruais. Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo de anticoncepcional.
Remédios naturais
Além dos medicamentos referidos anteriormente, estudos comprovam que realizar uma suplementação com magnésio, vitaminas B6 e B1, ácidos graxos e ômega 3, também contribui para a redução das dores menstruais.
Além disso, a prática regular e moderada de exercício físico, fazer um banho morno e relaxante e/ou aplicar botijas de água quente na região abdominal, também são medidas que contribuem para a redução das cólicas menstruais, porque o calor promove a vasodilatação, contribuindo para o alívio da dor.
Confira alguns chás que podem ser usados para aliviar a cólica menstrual.
Assista ainda o vídeo seguinte e veja algumas dicas que podem ajudar a aliviar a cólica menstrual: