Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 remédios caseiros para cólica menstrual

Julho 2020

Os chás com ação analgésica e anti-espasmódicas sãos os mais indicados para combater a cólica menstrual e, por isso, boas opções são os chás de lavanda, gengibre, calêndula e orégano.

Além de tomar um destes chás, a mulher pode colocar uma compressa de água morna sobre o abdômen e evitar o excesso de doces e salgados e o consumo de alimentos com cafeína, como café, chocolate e coca-cola, pois podem aumentar as cólicas.

8 remédios caseiros para cólica menstrual

Veja como preparar cada receita:

1. Chá de lavanda

Uma excelente solução caseira para cólicas menstruais é o chá de lavanda, pois esta planta medicinal é estimulante da circulação periférica e ajuda a aliviar a dor.

Ingredientes

  • 50 g de folhas de lavanda;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar as folhas de alfazema na água e deixar ferver. Depois coar, deixar esfriar e beber. Outra opção é o cataplasma de lavanda, em que após esfriar as folhas devem ser retiradas da água e aplicadas sobre o abdômen cerca de 2 a 3 vezes por dia.

2. Chá de folhas de Mangueira

O chá das folhas de mangueira possui propriedades anti-espasmódicas e, por isso, é útil para amenizar as cólicas.

Ingredientes

  • 20 gramas de folhas da mangueira;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por 5 minutos. Tapar e deixar amornar, a seguir, coar e, para adoçar este chá, adicione 1 colher de chá de mel de abelhas, por xícara. Porém, essa adição deve acontecer apenas no momento de beber, e não no litro todo de chá.

Para que a cólica fique menos intensa, de forma natural, este chá deve ser tomado 4 vezes por dia, nos dois dias que antecedem a descida da menstruação e no primeiro dia da menstruação.

8 remédios caseiros para cólica menstrual

3. Chá de Agnocasto

O chá de agnocasto possui propriedades sedativas e antiespasmódicas que ajudam a equilibrar os níveis hormonais, sendo eficaz não só no alívio das cólicas, mas também de outros sintomas relacionados a menstruação, como espinhas, TPM e irregularidades no ciclo menstrual.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de agnocasto;
  • 200 ml de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e deixar repousar durante cerca de 15 minutos. Depois coar e beber 2 a 4 vezes por dia. Deve-se ter cuidado ao administrar as doses do chá, pois altas dosagens podem provocar problemas intestinais.

4. Chá de Alfavaca

O chá de alfavaca para cólicas menstruais possui propriedades relaxantes e anti-espasmódicas que aliviam as dores causadas pelas cólicas.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de alfavaca;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver durante alguns minutos. Deixar esfriar e beber a seguir. Deve-se beber este chá de 6 em 6 horas, sem açúcar, porque o açúcar pode piorar as cólicas menstruais.

8 remédios caseiros para cólica menstrual

5. Chá de artemísia

Um ótimo remédio caseiro para acabar com as cólicas é o chá de artemísia, porque tem ação antiespasmódica que diminui a dor e o desconforto abdominal, causado pelas cólicas intestinais ou menstruais.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas de artemísia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e deixar repousar durante cerca de 5 minutos. Depois tapar, deixar esfriar e beber 2 a 3 xícaras por dia. Para aumentar o efeito deste chá, a mulher pode colocar um saco de água morna sobre a barriga e deitar-se de lado.

6. Chá de gengibre

Uma ótima solução natural para as cólicas menstruais é o chá de gengibre com camomila. Esse chá é uma mistura eficaz, pois enquanto o gengibre age como anti-inflamatório diminuindo as dores, a camomila age como calmante proporcionando o relaxamento necessário durante este período do mês.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de gengibre picado;
  • 1 colher (chá) de camomila seca;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

A raiz de gengibre deve ser fervida em um recipiente tampado por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, deve-se retirar do fogo e acrescentar a camomila. O recipiente deve ser tampado novamente e permanecer em infusão por 10 minutos. Após ser coado e adoçado com mel, o chá está pronto para ser bebido. Tomar 3 xícaras por dia são o suficiente para a diminuição das cólicas menstruais.

8 remédios caseiros para cólica menstrual

7. Chá de calêndula 

O chá de calêndula com erva-doce e noz moscada, devido as suas propriedades anti-espasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e calmantes também podem ajudar a regular o ciclo menstrual e a diminuir a dor da cólica que pode acontecer durante esse período.

Ingredientes

  • 1 punhado de flores de calêndula;
  • 1 colher (de chá) de noz moscada;
  • 1 colher (de chá) de erva-doce;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por 10 minutos. Depois apagar o fogo, tapar a panela e deixar esfriar. A seguir, adoçar a gosto, coar e beber duas vezes ao dia.

8. Chá de orégano

O orégano é uma erva aromática que possui propriedade anti-inflamatória e, por isso, o chá feito com essa erva pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto da cólica menstrual. Além disso, as folhas de orégano também são eficazes na regulação do ciclo menstrual. Conheça mais sobre o orégano e suas propriedades e benefícios.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folha de orégano seca;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Para preparar o chá de orégano basta acrescentar as folhas de orégano à água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, deixar esfriar um pouco e beber em seguida.

Em casos mais graves, o tratamento da cólica menstrual é indicado pelo ginecologista através de remédios antidepressivos ou o uso de uma pílula de uso contínuo. Outras maneiras de combater as cólicas menstruais são evitar ingerir alimentos com cafeína, como café, chocolate ou beber coca-cola, beber cerca de 2 litros de água por dia ou fazer exercícios físicos leves como Yoga ou Pilates regularmente.

Confira outras dicas para aliviar a cólica menstrual no vídeo a seguir:

Bibliografia >

  • BUSSMANN, Rainer W.; GLENN, Ashley. Medicinal plants used in Northern Peru for reproductive problems and female health. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine. Vol 30. 6 ed; 2010
  • BENAVIDES, Victor; D'ARRIGO, Guadalupe; PINO, José. Effects of aqueous extract of Origanum vulgare L. (Lamiaceae) on the preimplantational mouse embryos. Rev. peru. biol. Vol 17. 3 ed; 381-384, 2010
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem