Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é endometriose profunda, sintomas e tratamento

A endometriose profunda é uma doença grave pois é a forma mais agressiva da doença, em que o tecido endometrial se espalha para uma área maior, sendo mais espesso que o normal e fazendo com que os sintomas clássicos da endometriose sejam exacerbados.

Na endometriose profunda, o crescimento de tecido endometrial ocorre em grande quantidade para fora do útero, em locais como os intestinos, ovários, trompas de falópio ou bexiga, provocando dores pélvicas progressivas durante as menstruações.

O que é endometriose profunda, sintomas e tratamento

Sintomas da endometriose profunda

Além das dores pélvicas, mulheres com endometriose profunda podem também ter os seguintes sintomas:

  • Intensa cólica menstrual;
  • Menstruação abundante;
  • Dor durante ou após a relação sexual;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dor no fundo das costas;
  • Sangramento anal na época da menstruação.

Além destes sintomas, a endometriose profunda pode também dificultar a gravidez. Veja quais as implicações da endometriose na gravidez.

Diagnóstico de endometriose profunda

O diagnóstico da endometriose profunda é baseado nos sintomas da doença e na realização de exames de diagnóstico, como videolaparoscopia, enema opaco, colonoscopia, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ressonância magnética. Todos os médicos de diagnóstico são eficazes na identificação de alterações relacionadas ao sistema reprodutivo feminino, no entanto a videolaparoscopia e a ultrassonografia são os métodos mais utilizados devido à maior sensibilidade e eficiência.

A laparoscopia e a ultrassonografia transvaginal são os exames que mais facilmente conseguem detectar a endometriose profunda, mas nem mesmo esses conseguem observar as alterações do tecido rapidamente, podendo ser necessária a realização de outros exames como a ressonância magnética pélvica.

Conheça mais sobre os exames para diagnóstico da endometriose.

Como é feito o tratamento

O tratamento para endometriose profunda deve ser estabelecido pelo ginecologista e tem como objetivo aliviar os sintomas, evitar a recorrência e melhorar a qualidade de vida da mulher. O tratamento deve levar em consideração a idade da mulher, desejo reprodutivo, sintomas apresentados e gravidade da endometriose.

Na maioria das vezes o tratamento da endometriose profunda é feito com o uso de remédios para antecipação da menopausa ou toma de analgésicos e anti-inflamatórios como o ibuprofeno e o naproxeno, para aliviar as dores principalmente durante a menstruação.

No entanto, no caso do tratamento com medicamentos não ser suficiente ou se a endometriose profunda for grave, o médico pode recomendar a realização de cirurgia, uma vez que é a única forma de tratamento realmente eficaz para a retirada do tecido endometrial. Entenda como é feita a cirurgia para endometriose.


Bibliografia

  • FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. Endometriose Profunda e Infertilidade. Link: <www.febrasgo.org.br>. Acesso em 10 Out 2019
  • PELOGGIA, Alessandra; PETTA, Carlos Alberto. Endometriose profunda: como abordar?. FEMINA. Vol 39. 9 ed; 451-457, 2011
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem