Angiologista: o que é, o que cuida e quando consultar

julho 2022
  1. Que doenças trata
  2. Marcar consulta
  3. Exames de angiologia

O angiologista é o médico especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças ou alterações relacionadas ao sistema circulatório, o que inclui veias, artérias, capilares sanguíneos e vasos linfáticos.

As doenças mais comuns tratadas pelo angiologista, também conhecido como médico vascular, são aterosclerose, trombose venosa profunda (TVP), embolia pulmonar, varizes ou pé diabético, por exemplo.

Na presença de sintomas, como dor ou inchaço nas pernas, sensação de formigamento, ou surgimento de feridas ou úlceras nas pernas, é importante consultar um angiologista, pois pode estar indicando alguma alteração nos vasos sanguíneos. Assim, o angiologista pode fazer um diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado.

Que doenças trata o angiologista

O angiologista é o médico responsável por avaliar, diagnosticar e tratar doenças ou distúrbios que afetam veias, artérias, capilares sanguíneos e vasos linfáticos, como:

Além disso, o angiologista também pode se especializar em cirurgias, sendo chamado de cirurgião vascular, e realizar cirurgias em vasos sanguíneos localizados nas pernas, braços, abdômen e pescoço. No entanto, o cirurgião vascular não realiza cirurgias em vasos sanguíneos do cérebro ou coração., sendo nestes, casos feita pelo neurocirurgião e o cirurgião cardíaco. 

Quando marcar consulta

É indicado consultar o angiologista nas seguintes situações:

  • Dor intensa nas pernas;
  • Dor repentina em uma das pernas que fica mais intensa ao longo do tempo;
  • Dor ao tocar na perna;
  • Inchaço nos tornozelos, pés, braços ou mãos;
  • Sensação de ardor, cãibra ou formigamento nas pernas;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Veias mais visíveis na pele devido à maior dilatação;
  • Presença de veias azuladas ou arroxeadas;
  • Mudança na coloração da pele;
  • Cansaço excessivo;
  • Vermelhidão na perna;
  • Sensação de calor ao tocar na perna inchada;
  • Pele da região afetada mais dura que o normal.

Na presença desses ou de outros sinais e sintomas, é importante marcar uma consulta com o angiologista, para que seja feita uma avaliação do estado geral de saúde e sejam indicados os exames e os tratamentos mais adequados.

Além disso, na presença de sintomas de aneurisma, trombose venosa profunda (TVP) ou embolia pulmonar, deve-se procurar o pronto-socorro mais próximo, o mais rápido possível, pois são situações graves que necessitam de tratamento médico imediato.

Principais exames

Os principais exames que o angiologista pode fazer ou solicitar são angiografiaangiotomografia, angiorressonância magnética, arteriografia, flebografia, eco doppler vascular, linfocintilografia, ou fotopletismografia de membros inferiores, pois permitem avaliar os vasos sanguíneos de forma detalhada.

Além disso, o angiologista pode solicitar exames complementares para diagnóstico de doenças vasculares, como exames de sangue, radiografias ou cintilografia, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2022. Revisão médica por Dr. Gonzalo Ramirez - Clínico Geral e Psicólogo, em julho de 2022.
Revisão médica:
Dr. Gonzalo Ramirez
Clínico Geral e Psicólogo
Clínico geral pela UPAEP com cédula profissional nº 12420918 e licenciado em Psicologia Clínica pela UDLAP nº 10101998.