Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Varizes: como é feito o tratamento, principais sintomas e possíveis complicações

As varizes são veias dilatadas que podem ser facilmente observadas por baixo da pele, que surgem especialmente nas pernas, causando dor e desconforto. Elas podem ser causadas pela má circulação, especialmente durante a gravidez e a menopausa, mas atinge especialmente os idosos.

As varizes acontecem com mais frequência em mulheres, mas também podem aparecer nos homens, isso por que os fatores que influenciam a ocorrência das varizes são muito diversos, podendo acontecer pelo fato da pessoa ficar sentada ou em pé por muito tempo, por exemplo. O diagnóstico das varizes é normalmente feito pelo angiologista ou cirurgião vascular de acordo com as características das varizes e sintomas associados. 

Varizes: como é feito o tratamento, principais sintomas e possíveis complicações

Como é feito o tratamento

O tratamento das varizes pode ser feito com a melhora da circulação sanguínea, mudando hábitos de vida, tomando remédio para varizes ou fazendo tratamentos como a aplicação de substâncias diretamente na varize ou a cirurgia nos casos mais graves. ​​No caso das varizes que causam muita dor nas pernas o tratamento pode ser feito através da:

  • Escleroterapia, que é um tratamento que consiste na aplicação de substâncias diretamente na varize ou de laser para remover as varizes e aliviar o sintomas;
  • Cirurgia, que é indicada quando as varizes têm grande calibre e causam sintomas como dor, coceira e inchaço nas pernas que pode comprometer o movimento.

A escolha do tratamento é feita pelo angiologista ou cirurgião vascular, em que é analisado local de ocorrência da varize, tamanho e sintomas associados. Saiba mais sobre o tratamento de varizes. 

Além disso, algumas recomendações do médico para serem adotadas após o tratamento ou para prevenir as varizes são:

  • Usar meias de compressão elástica sob orientação médica, pois melhoram o retorno venoso e diminuem as chances das varizes ocorrerem ou voltarem;
  • Usar medicamentos para varizes, como Varicocell e Antistax, de acordo com orientação médica - Veja outros remédios indicados para tratamento das varizes. 
  • Colocar um calço no pé na cama para facilitar o retorno do sangue para o coração;
  • Fazer exercícios físicos regularmente com orientação de um profissional;
  • Fazer drenagem linfática 3 vezes por semana;
  • Consumir alimentos como a castanha-da-índia, que melhora a circulação sanguínea;
  • Sentar e deitar com as pernas para cima;

Além disso, é importante evitar usar salto alto, ficar sentado ou em pé por muito tempo, pois essas situações podem favorecer o aparecimento de varizes.

Tratamento caseiro

O tratamento caseiro para varizes consiste no uso de medicamentos naturais, como a Novarrutina, por exemplo, pois possui em sua composição substâncias capazes de aliviar a dor e o inchaço das pernas. Além disso, podem ser feitas compressas com couve e com o chá de cardo-mariano, pois conseguem diminuir os sintomas e trazer a sensação de bem-estar. Veja 8 remédios caseiros para varizes. 

Possíveis complicações

Quando as varizes não são tratadas corretamente, podem haver complicações como dermatite, eczema, úlceras na perna, tromboflebite, dor e trombose venosa profunda, que é uma situação grave em que há formação de trombos (coágulos) nas veias da perna que podem dificultar ou bloquear a passagem de sangue. Saiba mais sobre a trombose venosa profunda. 

Varizes: como é feito o tratamento, principais sintomas e possíveis complicações

Principais sintomas das varizes

Os principais sintomas que acontecem nas varizes são:

  • Sensação de peso nas pernas;
  • Formigamentos;
  • Sensibilidade na região;
  • Manchas escuras na perna;
  • Coceira.

É importante observar as características das varizes, assim como os sintomas associados para que a orientação do tratamento pelo médico seja a mais correta possível. 

Varizes pélvicas

As varizes pélvicas possuem a mesma causa das varizes nas pernas, no entanto, estão localizadas na região pélvica, ou seja, surgem ao redor do útero, trompas e ovários, causando dor abdominal intensa na mulher. Essa dor pode ser sentida durante após as relações sexuais, sensação de peso na região íntima, aumento do fluxo menstrual e incontinência urinária. Veja como identificar e tratar as varizes pélvicas. 

As varizes pélvicas podem ser identificadas por meio de tomografia do abdome ou da região pélvica, angioressonância ou flebografia, que é uma espécie de raio-X que permite a visualização das veias após a injeção de um contraste. 

Varizes esofágicas

As varizes esofágicas normalmente não apresentam sintomas, porém quando sangram, pode levar a vômitos com sangue, sangue nas fezes, tonturas e perda da consciência. Esse tipo de varize normalmente acontece em função da cirrose hepática, que acaba por obstruir a circulação do sistema porta e aumentar a pressão venosa no esôfago.

O diagnóstico das varizes esofágicas pode ser feito por endoscopia digestiva e exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética. Saiba como tratar as varizes no esôfago. 

Principais causas

As varizes são mais comuns de acontecer em mulheres grávidas ou na menopausa, mas podem acontecer menos frequentemente em homens. Algumas situações que podem influenciar a ocorrência de varizes são:

  • Uso de anticoncepcionais;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Atividade profissional, pois ficar sentado ou em pé por muito tempo podem levar ao aparecimento de varizes.

Além disso, as varizes podem ser resultado de fatores genéticos, sendo considerada uma condição hereditária. 

Varizes na gravidez

O surgimento de varizes na gravidez é normal e se deve ao aumento do peso, crescimento da barriga devido às alterações hormonais e devido ao aumento da dificuldade de circulação do sangue. As varizes na gravidez podem surgir nas pernas e pés, na virilha, no útero e na região anal, que são as hemorroidas.

O que se pode fazer para aliviar o desconforto das varizes na gravidez é usar meia calça terapêutica medicinal, evitar ficar muito tempo de pé ou sentada com os pés no chão, beber bastante água e colocar um calço no pé da cama. O uso de remédios para varizes durante a gravidez é contraindicado.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...